O Parque da Cidade do Porto é o maior parque urbano do país. Tem 83 hectares que se estendem até à beira-mar. A primeira fase foi inaugurada em 1993. Este projeto da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal foi concluído em 2002 e é o pulmão verde da cidade do Porto.
O parque tem vários lagos, fontes, campos de jogos de futebol, flora e fauna variada, e espaços de restauração, onde os visitantes aproveitam para relaxar. Os seus amplos espaços verdes são convidativos para piqueniques.
No Parque da Cidade do Porto está instalado, perto da entrada da Circunvalação, o Pavilhão da Água – um dos pavilhões da Expo 98.
Na beira-mar está instalado o grande aquário doo Sea Life, junto à Rotunda do Castelo do Queijo.
Junto ao Parque da Cidade está ainda, separado por uma vedação, o Queimódromo, ou seja,
onde se celebra a festa dois estudantes, a Queima das Fitas. É também local de vários eventos como o Circuito da Boavista e palco de espetáculos.
O Parque da Cidade acolhe também concertos e o Festival Primavera Sound.
Escolhido por muitos para a prática de exercício físico é normal ver pessoas a correr ou então em passeios de bicicleta, ou simplesmente em passeio. Tem vários pontos de água fresca espalhados para o parque, para matar a sede.
INFORMAÇÕES
O Parque da Cidade tem várias entradas: pela beira-mar, pela Circunvalação e pela avenida da Boavista. Tem parques de estacionamento nestas duas últimas entradas.
Acesso de autocarro: STCP – 205
Entrada: grátis
Horário: 1 de outubro a 31 março, 8h00-22h00; 1 de abril a 30 setembro, 8h00-00h00