Praia de Carvoeiro
Publicado em Junho 26, 2013

Passar férias em Carvoeiro, Algarve, por Ana Teixeira

Portugal/ Sul [ Algarve/ Carvoeiro/ Praias ]

Se são tantos os locais que pode escolher no Algarve, para passar as suas férias, então porquê ficar em Carvoeiro? Pedimos a alguém que conhece Carvoeiro, como a palma da mão, para nos dar sugestões.  Ana Teixeira deixa aqui as suas dicas e percebemos porque passa, pelo menos uma semana de férias, quase todos os anos, neste destino algarvio.

“Carvoeiro é uma antiga vila piscatória com uma praia pequenina e muito bonita encaixada em enormes arribas. O facto de ser um local pequeno e tranquilo, ao contrário de outras zonas do Algarve, faz com que seja escolhido quer por famílias com crianças pequenas quer por pessoal jovem que quer gozar uns dias de sossego, com animação q.b.”, diz Ana Teixeira.

Praia de Carvoeiro

Praia de Carvoeiro

– Em agosto a praia enche muito, fica difícil encontrar um sitio na areia, não é? 

Em agosto nem sempre é fácil encontrar um sítio espaçoso na areia. O melhor é irem bem cedinho, porque a praia é pequena e concorrida!

– Praias nos arredores que são imperdíveis

Há algumas praias um pouco afastadas da vila (tem de se ir de carro) que merecem a deslocação. São praias pequenas com grutas de grande beleza. Não percam!

Vale de Centeanes – 5 minutos de Carvoeiro / esplanada / estacionamento difícil

Praia da Marinha – 15 minutos de Carvoeiro / esplanada / estacionamento fácil (Ressalva: tem que se descer muitas escadas para chegar ao areal, mas a subir é que custa mesmo! ;D)

Praia de Albandeira – 15 minutos de Carvoeiro / esplanada / estacionamento fácil

 – Restaurantes em Carvoeiro

Há restaurantes para todos os gostos e bolsos. Gosto muito do Bombordo (cerca de 15€ por pessoa) onde destaco a feijoada no tachinho, o entrecosto grelhado, o bife à portuguesa e os “pratinhos” (doses mais pequenas e em conta para quem come pouquinho).

No Cantinho (cerca de 25€ por pessoa) aconselho a espetada de tamboril e o entrecôte.

À sobremesa, desçam ao Largo da Praia e deliciem-se com um gelado ou crepe no Palácio do Cone. Nos meses com mais turistas, as filas comprovam a qualidade quer dos gelados quer dos crepes e dos cones de baunilha.

– Ficar em apartamentos ou hotéis?

Só fiquei instalada num hotel em Carvoeiro uma vez e tinha 3 anos! Prefiro alugar apartamento ou vivenda. Tem-se outra privacidade, poupa-se imenso em refeições e podemos dividir a casa com amigos/familiares. Nesta zona há imensa oferta e, por norma, os apartamentos em Carvoeiro oferecem muito boas condições. No site http://www.carvoeiro.com pode encontrar algumas sugestões.

Praia de Carvoeiro

Praia de Carvoeiro

– Bares, discotecas, cafés, etc em Carvoeiro

Para cafezinho e conversa a seguir ao jantar gosto de ir ao Matabixo que tem um terraço virado para o Largo da Praia.

Para uma noite animada com karaoke ou música ao vivo, o Round Up é uma boa opção. De ano para ano abrem (e fecham) alguns espaços: é sempre engraçado ir à descoberta das novidades!

A única discoteca de Carvoeiro, o Bote, fica num edifício plantado mesmo em cima da areia! Foi das primeiras discotecas do Algarve e, na altura, foi um grande sucesso. Atualmente, com a oferta gigantesca que há noutras zonas do Algarve, já não se faz fila para entrar mas não deixa de ser um sítio a conhecer: com dois pisos e um terraço virado para o mar!

Praia de Carvoeiro

Praia de Carvoeiro

– Onde fazer compras

Em Carvoeiro, não faltam lojinhas de lembranças, apesar da vila ser pequena. A Praça Velha é uma loja ao ar livre que tem entrada pela Rua dos Pescadores e pela Rua do Barranco. Aqui, podem comprar louça em barro, cataplanas, búzios e conchas, postais da região e outros artigos típicos do Algarve.

A não perder:

– 
Passeio de barco (de pesca) às grutas

– Visita ao Algar Seco (formação rochosa natural)

– Passeio no comboio turístico

– FATACIL – feira de artesanato regional, com música ao vivo, em agosto

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo