Viajar © Viaje Comigo
Publicado em Abril 22, 2015

Malas de mão – como viajar de forma leve

Preparar a viagem [ Malas ]

Cada vez mais há quem não queira viajar de outra forma senão de forma leve. Para isso, só usam malas de cabine. E as marcas começaram também a apostar e a fazer as malas com materiais que pesam pouco.

A Samsonite, por exemplo, consegue ter malas com 1,6 Kg. Agora, com a B-Lite da Samsonite (2,5 Kg) verifiquei que são mesmo leves e que têm muito espaço no interior. Confesso que, no início, a achei minúscula, mas depois de ver o que lá cabia… fiquei surpreendida. Aliás, basta ver o vídeo mais abaixo para perceber a quantidade de coisas que lá cabe.

A minha B-Lite Samsonite

A minha B-Lite Samsonite

Roupa para 7 dias - Como coube tudo numa mala pequena? Veja o vídeo

Roupa para 7 dias – Como coube tudo numa mala pequena? Veja o vídeo

Aqui abaixo fica o vídeo que comprova que é possível levar tudo para uma viagem de 7 dias, numa mala de mão:

– produtos de higiene no saquinho transparente, para passar no controlo do aeroporto, e levar em frascos pequenos. O que tenho na imagem: dois frascos de champô (para quem lava muito o cabelo é melhor levar 2 para 7 dias), amaciador, creme de cara, creme do corpo, pasta dos dentes, perfume, desodorizante, verniz, creme das mãos e rímel.
– bolsa com medicamentos

– 3 pares de sapatos
– 2 pares de calças
– 3 casacos
– 2 camisolas
– 8 tshirts
– 5 blusas
– 1 pijama
– 2 écharpes/lenços compridos
– roupa interior na bolsa do lado esquerdo

– O que não aparece na imagem e que levava vestido na viagem: um par de sapatos, o terceiro par de calças, uma blusa, um casaco de lã quente, um casacão e uma segunda écharpe (também quentinha) – levei outra mais fresca na mala.

Produtos de Higiene na mala de mão

Produtos de Higiene na mala de mão

Truques para não encher demasiado a mala (pode ver também no vídeo):
– colocar as meias dentro do calçado;
– não encher com muitas sacas e saquinhas;
– colocar as sabrinas numa touca de banho (ocupa menos espaço/volume do que um saco);
– levar vestida a roupa e calçado que ocupa mais espaço. Faça isso nas viagens de ida e volta;
– levar roupa que não precise de passar a ferro.

Recordo que muitas companhias deixam levar a mala de mão até 10 Kg – as medidas podem variar de companhia para companhia – mas existem algumas que só deixam até aos 8Kg. Certifique-se, antes de viajar, junto do site da companhia as regras para malas de cabine.

Outras dicas para viajar de forma leve:
– ao levar mala de cabine terá de levar menos líquidos. Cada pessoa só pode usar um saco plástico (como o da imagem) e os frascos não podem ultrapassar os 100ml, cada um. No total, não poderá levar mais de um litro.

Panayio Samsonite - também muito leve

Panayio Samsonite – também muito leve

Lembre-se que ao ter frascos mais pequenos irá andar menos carregado. Aproveite para levar os líquidos dentro do saco para que não tenha uma surpresa se algum frasco começar a vazar. Apesar de ter muitas “necessaires”, quando viajo com a mala mais pequena utilizo uma que é impermeável (aquela da língua dos Rolling Stones).
De qualquer das formas pode ver este vídeo sobre como proteger os frascos durante a viagem.

Vantagens de levar mala de mão:
– não ter de esperar pela saída das malas do porão;
– não sofrer com o extravio de mala. Assim, a sua estará sempre ao seu lado.

Desvantagens:
– ter de carregar a mala até ao avião;
– no caso de o voo ir cheio, algumas companhias pedem para colocar a mala no porão, porque não têm espaço para todas na cabine. E aí lá se vão as vantagens…

Muitas companhias não permitem uma segunda mala de mão. Por isso, quando passar no controlo terá de meter tudo numa única mala.
No entanto, a Ryanair deixa levar uma segunda carteira, por isso, quando viajo com esta companhia costumo levar uma carteira que tem as medidas exatas permitidas.
Na Ryanair cada passageiro tem direito a transportar uma bagagem de mão até 10 kg, com as dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm, e mais uma mala pequena com as dimensões máximas de 35 x 20 x 20 cm.

Mala tiracolo com eletrónica - Samsonite

Mala tiracolo com eletrónica – Samsonite

Na segunda mala, como disse, costumo levar o material eletrónico, para fazer fotografias e vídeos para o Viaje Comigo.
Como podem ver na foto levo nesta mala de tiracolo (também da Samsonite): o carregador extra de telemóvel, um mini-tripé, um selfie pod, a máquina Lumix da Panasonic, o carregador da bateria (e uma segunda bateria) da máquina fotográfica, uns auscultadores, o carregador de telemóvel e ainda o telemóvel.
A isto junto coisas pessoais imprescindíveis: documentos, porta-moedas, óculos, toalhetes, baton, lenços de papel, papéis de reservas, mapas, guias, almofada de encher para levar no avião, livro…

A Samsonite lançou agora o seu site em PT, com venda online. Mais informações aqui.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo