Fizemos um programa de três dias pela Terra Fria Transmontana com muito para ver, visitar e provar… mas ficávamos por mais tempo por terras transmontanas. É que não há frio que nos tire a ideia que esta é uma das regiões mais bonitas de Portugal.

Terra Fria Transmontana
Terra Fria Transmontana
Aldeia de Montesinho
Aldeia de Montesinho

Primeira advertência: se lhe chamam Rota da Terra FRIA Transmontana é porque, a maior parte do ano, está MESMO muito frio. Aliás, segundo ditado do povo, aqui são “nove meses de inverno e três de inferno”. Muito frio e muito calor. É uma terra de extremos. A Terra Fria reúne os concelhos de Vinhais, Bragança. Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

Comemos castanhas de todas as formas: assdas, cozidas com canela, em sopa, com cozinhados e esta fritas e temperadas com sal e pimenta... excelentes!
Comemos castanhas de todas as formas: assadas, cozidas com canela, em sopa, com cozinhados, pudim e estas fritas e temperadas com sal e pimenta… excelentes!

Quem fizer as reservas nas Escapadinhas da Rota da Terra Fria Transmontana tem direito a uma “Maxi Box” com vários mimos: um chapéu, um cantil, mel e doce de castanha, um mini-sabonete de leite de burra e um canivete feito artesanalmente em Palaçoulo, em Miranda do Douro.

Maxi Box Escapadinha
Maxi Box Escapadinha

Os passeios pela Rota da Terra Fria Transmontana podem ser programados e acompanhados por guias da empresa de “incoming”, a Anda d’i (que significa Anda daí) foi quem nos acompanhou e aconselhámos. São guias que sabem a história local e contam várias curiosidades dos locais que visitámos. Em cada canto há uma história nova para contar, com lendas ancestrais à mistura.

Trânsito na aldeia
Trânsito na aldeia :D

Para quem viaja com autocaravana, o centro de Vinhais tem um espaço especial e apetrechado para estes veículos, junto das piscinas e do estádio. Dizem que são muitos os que usam as estradas, sem portagens, para fazerem a visita, de autocaravana, a um eixo transmontano: Bragança – Vinhais – Chaves.

Pode fazer um tour pelas Aldeias Típicas do Parque Natural de Montesinho. Com a empresa Coordenadas d’ Aventura pode marcar passeios de bicicleta – fizemos um passeio em Moimenta da Raia e aconselhámos que conheça a aldeia dessa forma. É um povoado muito simpático.

De bicicleta em Moimenta da Raia
De bicicleta em Moimenta da Raia
Café em Moimenta da Raia
Café em Moimenta da Raia
Rio de Onor
Rio de Onor

VISITAR RIO DE ONOR E MONTESINHO

Na aldeia de Montesinho a maior parte das casas foram recuperadas. São casas típicas, de telhados de xisto, e paredes de pedra. Das chaminés saem os fumos das lareiras que aquecem o ambiente, de graus negativos, pela noite.

Mas, no Café Montesinho, o fumo que sai pela chaminé não é só de lareira para aquecer. Aproveitam-se as brasas para grelhar alheiras e chouriças caseiras. Impossíveis de parar de comer… até o prato ficar vazio.

Visite ainda Rio de Onor. Colada à fronteira espanhola, esta aldeia raiana continua a ser apontada como aldeia comunitária, onde os habitantes se entreajudam e partilham terrenos agrícolas, rebanhos e fornos comunitários.

Café Montesinho
Café Montesinho
Café Montesinho
Café Montesinho

CASTELO DE BRAGANÇA

Visitámos o castelo e o interior das muralhas, onde está o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, a Igreja de Santa Maria, o Pelourinho e o Domus Municipalis. Leia aqui toda a visita descrita no Viaje Comigo.

Pelourinho do Castelo de Bragança
Pelourinho do Castelo de Bragança
Castelo de Bragança
Castelo de Bragança

ONDE COMER

Paulus
Morada: Complexo das Piscinas Municipais, Vinhais
Telefone: (+351) 937 518 868

O restaurante Paulus – fica ao lado da piscina, do estádio e do parque de autocaravanas de Vinhais. É um espaço amplo que serve a cozinha tradicional transmontana. Por isso, foi aí que experimentámos várias iguarias.

Começámos pelo enchidos (salpicão, chouriça, etc), castanhas e iscas de bacalhau.
Já tínhamos o estômago aconchegado quando veio a sopa. Uma sopa especial porque é feita a partir da água do cozido regional, que é servido de seguida. A travessa vem recheada de carnes típicas com salpicão, chouriça de carne, costela de porco, orelha e butelo, acompanhado por cascas ou casulas, que são pequenos feijões.

Restaurante Paulu's
Restaurante Paulu’s
Cozido no Restaurante Paulu's
Cozido no Restaurante Paulu’s

O Javali
Morada: Quinta do Reconco, Estrada do Portelo
Telefone: (+351) 273 333 898

O restaurante O Javali fica a um par de quilómetros de Bragança. A especialidade – como indica o nome – é o javali, mas também pudemos constatar a qualidade dos enchidos e da bola de azeite e azeitonas.

Restaurante O Javali
Restaurante O Javali
Restaurante O Javali
Restaurante O Javali
Restaurante O Javali
Restaurante O Javali

O Geadas
Morada: Rua do Loreto, s/n, Bragança
Telefone: (+351) 273 324 413

Em Bragança, experimentámos o requintado restaurante O Geadas. A cozinha tradicional levou aqui um ponto de modernidade, por isso, não estranhe que o tradicional pudim de castanhas, à sobremesa, venha acompanhado de um delicioso gelado de vinho do Porto. A experimentar!

Restaurante O Geadas
Restaurante O Geadas
Restaurante O Geadas
Restaurante O Geadas

ONDE DORMIR

Experimentámos dois alojamentos: o Parque Biológico de Vinhais e a Casa do Alpendre, na aldeia de Montesinho.

E há muito mais para visitar. Deixámos para a próxima. Assim, temos sempre um pretexto para voltar à Rota da Terra Fria Transmontana.

Casa do Alpendre
Casa do Alpendre
Aldeia de Montesinho
Aldeia de Montesinho
Casas tradicionais no Café Montesinho
Casas tradicionais no Café Montesinho
Sino da igreja de Montesinho
Sino da igreja de Montesinho
Montesinho
Montesinho