Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo
Publicado em Março 17, 2017

Casa de Mateus, Vila Real, Portugal

Norte/ Portugal [ Enoturismo/ Vila Real ]

Passar os portões da Casa de Mateus, em Vila Real, é fazer uma viagem ao passado a vários níveis. Este palácio, um solar construído no século XVIII, é um dos maiores representantes do período barroco em Portugal. Em 1911 a casa foi classificada como Monumento Nacional e é um autêntico museu – fica a cerca de 3Km do centro de Vila Real.

Entrada Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Entrada na Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Conseguimos imaginar as carruagens a contornarem o lago em frente da casa, as mesmas que estão “estacionadas” num dos túneis/corredores exteriores, que passam por debaixo do edifício principal.

A construção da Casa de Mateus é associada ao nome de Nicolau Nasoni – que projetou a Torre dos Clérigos no Porto, entre outras obras – mas sabe-se que o meso apenas terá projetado a decoração da fachada e os pináculos no topo, que dão uma maior altura ao edifício principal.

Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

O Palácio é constituído pela casa principal (ainda habitada pelos descendentes da família Sousa Botelho), a capela, a adega e os bonitos jardins. Ainda que a parte da casa que está habitada não seja visitáveis, existe uma outra parte (muito grande!) que está aberta a todos os visitantes.

Carruagens da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Carruagens da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

É aqui que pode descobrir a biblioteca, com livros antigos, restaurados, onde se destaca a edição ilustrada de “Os Lusíadas”, editada em 1816; mas também as salas de refeições, com mobiliários e louças; quartos parados no tempo, com roupas prontas a serem vestidas (incluindo o vestido de baptismo que continua a ser utilizado na família!) a sala de música, o salão de entrada e receção de convidados, etc.

No local da Casa de Mateus existiram outras casas mais pequenas, mas esta (com esta configuração) foi mandada construir, na primeira metade do século XVIII, por António José Botelho Mourão, o 3º Morgado de Mateus.

Espelho de água na Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Espelho de água na Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Quando visitei o Palácio de Mateus, no inverno a estátua de João Cutileiro que costuma estar no lago (espelho de água, de frente para a casa) estava a repousar numa das áreas museológicas. Mas é, sem dúvida, um dos ex-libris desta casa e que faz parte do cenário desde 1981.

Entrada jardins da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Entrada nos jardins da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

A VISITA À CASA DE MATEUS
(segue-se alguma informação, mas sem desvendar muito do que pode aprender durante a visita guiada que é muito interessante)

Tudo o que está na casa pertencem a uma exposição permanente e são peças que revelam a história da família de D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque.

O Salão de Entrada tem um teto de madeira impressionante e os brasões de armas que estão também na fachada da casa.

Salão de Entrada - Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Salão de Entrada – Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Nas antigas Salas de Mateus d’Allém estão os quartos, preparados como se fossem receber hóspedes, mas só para estar exibido. As camas estão feitas, as cómodas decoradas e até roupas estão expostas. Uma delas ainda é usada pelos descendentes da família: um vestido de batismo.

Biblioteca - Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Biblioteca – Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

A Biblioteca é um dos locais mais apaixonantes. Dona de um ambiente muito intimista, tem centenas de livros guardados e um em especial: uma edição ilustrada de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, editada em 1816.

Biblioteca - Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Biblioteca – Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Na Sala do Tijolo sobressaem retratos de D. João V e D. Maria Ana de Áustria e uma série das quatro estações executada por um pintor arcimboldesco do século XVII (de forma alegórica).

A Sala da Loiça Azul foi um antigo escritório, com retratos da família e quadros, onde se destaca um armário com a loiça azul no seu interior. A Sala de Jantar tem também armários com louças e uma mesa comprida.

Sala da Loiça Azul - Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Sala da Loiça Azul – Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Sala de Jantar - Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Sala de Jantar – Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Noutra sala, a chamada Sala Rica estão peças verdadeiramente únicas, feitas à medida para o espaço como os contadores e mesas com madrepérola.

Vai passar ainda pela Sala de Arte Sacra e Sala dos Paramentos, onde funcionou, em tempos, um museu instalado por D. Francisco, 3º Conde de Mangualde, com peças de culto da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, que aqui está ao lado.

Quartos da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Quartos da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Além de várias áreas museológicas, no piso térreo, onde era a Casa das Batatas e a Frasqueira está instalada uma exposição dedicada a D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, Governador e Capitão-General de São Paulo, entre 1765 e 1775, com várias peças da vida vida além-mar.

Museu da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Museu da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Também no local onde funcionou a Garagem está uma outra exposição dedicada a D. Francisco de Sousa Botelho e Albuquerque (1909-1973), 6º conde de Vila Real, 5º de Melo e 3º de Mangualde, instituidor da Fundação da Casa de Mateus.

A CAPELA DA CASA DE MATEUS

A antiga capela era datada de 1641 e foi construída uma nova por indicação de António José Botelho Mourão. No entanto, só foi sido inaugurada pelo filho D. Luís António, em 1759.
A Capela de Nossa Senhora dos Prazeres tem uma vasta coleção de relíquias e conta com linhas de influência nasoniana e autoria de Mestre José Álvares do Rego.

Estão aqui vários Morgados de Mateus sepultados: D. Luís António, D. José Maria, o 3º Conde de Vila Real, D. José Luís, e D. Francisco 6º Conde de Vila Real, 5º Conde de Melo e 3º Conde de Mangualde.

Capela da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Capela da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

OS JARDINS DA CASA DE MATEUS

“Os vestígios mais antigos dos jardins são atribuídos por tradição a Diogo Álvares Mourão, Arcediago de Labruge e irmão do 3º Morgado, que manda erigir a Casa”, assim são apresentados os jardins da Casa de Mateus.

Apesar de ter ido no inverno – e imaginar que são ainda mais bonitos e coloridos na primavera e verão – os jardins da Casa de Mateus são lindos!

Têm lagos, locais ajardinados desenhados geometricamente, um túnel de cedros e recantos com bancos para relaxar.

Jardins da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Jardins da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Jardins da Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Jardins da Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

A ADEGA DA CASA DE MATEUS

As Casas da Adega são do século XVI e foram incluídas na Casa por D. Maria Coelho Mourão e seu marido em 1655. É onde estão as pipas e informação sobre os néctares da Lavradores de Feitoria, Vinhos de Quinta, S. A., a qual a Fundação da Casa de Mateus é acionista. Existem 2 modalidades de provas de vinhos:
– Prova de vinhos do Porto (5€ por pessoa) – 3 vinhos do Porto da Quinta da Costa das Aguaneiras da categoria especial LBV e VINTAGE.
– Prova de vinhos DOP Douro (4€ por pessoa) – prova de 5 vinhos DOP Douro da Lavradores de Feitoria.

Casas da Adega - Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Casas da Adega – Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Morada: Fundação da Casa de Mateus, Casa de Mateus, 5000-291, Vila Real
Contactos: (+351) 259 323 121 / casademateus@casademateus.pt
Site

Existem dois tipos de visita à Casa de Mateus:

1 – Visita guiada ao interior da Casa, Capela e visita livre aos Jardins; Duração média da visita ao interior da Casa e Capela: 50 minutos. Preços

2 – Visita livre aos Jardins. Preços

– Se for numa visita de grupo é recomendável que faça uma reserva prévia.

Horários:
– De abril a outubro: das 9h00 às 19h30.
– No mês de novembro e março: das 9h00 às 17h30.
– De dezembro a fevereiro: das 9h00 às 17h00.
– Encerra ao público no dia 25 de Dezembro.
A bilheteira está junto da entrada.

Casa de Mateus - Vila Real © Viaje Comigo

Casa de Mateus – Vila Real © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo