Susana na Praça da Revolução - Havana - Cuba © Viaje Comigo Susana na Praça da Revolução - Havana - Cuba © Viaje Comigo
Publicado em Abril 8, 2014

Guia de viagem em Havana, Cuba

Américas/ Cuba [ Havana ]

Passo para a esquerda e para a direita, passo atrás e à frente… viajar para Havana, em Cuba, é como entrar num musical e temos de estar sempre prontos para dançar, todos os dias e a toda a hora. Havana gruda e não desgruda. E isso é tão bom! É como aquela camisa que ficou encharcada, com a chuvada inesperada, num dia quente, ou depois de um dia de sol nas Caraíbas… gruda na nossa pele, para não mais sair. E isso só acontece porque nós não queremos que saia… e, assim, Havana (e Cuba) fica(m) sempre no nosso coração. Veja o vídeo de Havana:

Fortaleza La Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Vendedor de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Vendedor de Havana – Cuba © Viaje Comigo

Visitei Cuba, pela segunda vez, em maio de 2019, e pude reformular este guia que já tinha publicado em 2014, no Viaje Comigo. Deixei aliás, parte do que escrevi em 2014, no final deste texto. Desta vez, vim mais apaixonada pelo país. Fiquei mais tempo, convivi mais com cubanos, estive com um grupo fantástico e foi uma viagem memorável. Estar em Havana é entrar numa máquina do tempo. Nessa viagem ao passado, onde a cidade é um museu a céu aberto, destacam-se os carros originais, e recuperados pelos cubanos, desde que os norte-americanos saíram da ilha… e nas ruas os vemos: um Cadilac, um Pontiac ou um Buick, etc. Assentos protegidos com plásticos, nestes carros que são agora táxis turísticos e fazem visitas guiadas a Havana.

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Estátua de Jose Marti – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigocentro

Em redor de Havana, mais propriamente no povoado de Bacuranao (Guanabacoa), fomos conhecer uma fazenda (Finca Vista Hermosa) onde têm a produção das frutas tropicais e os animais. Fazem parte do movimento internacional de slow food e os turistas vêm aqui para terem contacto com o que se produz na ilha. A acompanhar-nos na visita, uma banda já nos dá os primeiros acordes, que nos fazem soltar o pé, enquanto bebemos um copo de sumo de cana de açúcar.

Frutas da Finca Vista Hermosa - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Frutas da Finca Vista Hermosa – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Talho em Havana - Cuba © Viaje Comigo

Talho em Havana – Cuba © Viaje Comigo

Ruas de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Ruas de Havana – Cuba © Viaje Comigo

Chegar a Havana, seis anos depois de a ter visitado pela primeira vez é, em 2019, de se ficar de boca aberta com o trabalho que tem sido feito no centro histórico da capital, principalmente com a reconstrução dos edifícios. O turismo é um grande motor da economia e a aposta na revitalização tem sido muito grande.

Havana Vieja - Cuba © Viaje Comigo

Havana Vieja – Cuba © Viaje Comigo

Os clássicos carros passam na rua, mantendo aquele romantismo cubano, mas é na recuperação dos prédios e das casas que vejo as maiores mudanças. Havana não é uma cidade para se conhecer simplesmente fazendo uma visita pelo centro histórico. Ainda que esse possa ser o ponto de partida, La Habana é uma cidade que se sente, com a música e a vontade de dançar por todas as ruas.

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Levei na cabeça a música “Havana”, da Camila Cabello, na cabeça, mas ainda é “Guantanemera” que nos aquece os corações, assim como a “La vida es un Carnaval” de Célia Cruz. No Tropicana, depois do espetáculo de dança, veio o cantor convidar-nos para dançarmos no palco. Já tinha ficado a adorar a cantora Haila Mompié, numa outra noite no Salón Rojo e também foi convidada para este espetáculo. E que espetáculo de mulher e de artista!

Tropicana - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Tropicana – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Salón Rojo - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Haila Mompié no Salón Rojo – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Se o palco do Tropicana vos pode assustar, acreditem que é o melhor local para estar, mesmo em frente à banda, com os cantores a darem-nos toda a sua energia. É impossível ficar parado. Quer dizer… para mim é impossível ficar parada. A única coisa que o vai fazer parar é o calor tremendo que está e a dançar.. é natural que vá transpirar toda a Cuba Libre, que bebeu durante a noite.

Hotel Telegrafo - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Hotel Telegrafo – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Centro histórico de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Centro histórico de Havana – Cuba © Viaje Comigo

Mas, como dizia, Havana entranha-se em todos os sentidos. Aquele calor que não nos larga a pele, e que primeiro… não, não vou dizer que primeiro se estranha e depois de entranha!… Havana sente-se na pele, como o sol que queima. Sente-se na alma com a simpatia e o acolhimento dos cubanos. Sente-se no olhar, com a fusão entre o tradicional e o país a abrir-se (aos poucos) para a modernidade. Sente-se no olfacto, do cheiro a maresia que nos segue pela cidade, mesmo estando nós mais longe do Malecón. E ouve-se, com a música a convidar-nos a dançar em todo o lado. Não se inibam. Dancem e sintam Havana, sintam Cuba!

Catedral de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Catedral de Havana – Cuba © Viaje Comigo

Na praça, em frente à Catedral de Havana, um bar tem música ao vivo… e como não dançar ai no meio? A caminho de La Bodeguita del Médio, onde tantos escritores e artistas encontraram a sua inspiração…

Os espetáculos de Havana são variados e tenho a dizer-vos que são uma boa forma de termos contacto com a cultura cubana. Com danças tradicionais, e representações, trazem cor, alegria, calor e sensualidade… que nos fazem sentir que já pertencemos a Havana, uma capital que não tem qualquer comparação com outras. Havana é simples, descomplicada, pragmática, onde pode não se ter tudo (e sabemos que lhe falta muita coisa), mas há um orgulho muito grande pela sua cultura e história.

Edifício junto da avenida Prado, Havana - Cuba © Viaje Comigo

Edifício junto da avenida Prado, Havana – Cuba © Viaje Comigo

HOTÉIS EM HAVANA

Em Cuba, a capital Havana tem cada vez mais hotéis novos. Se o Hotel Nacional é a recordação de uma Cuba antiga, com glamour de outros tempos, começam a surgir, cada vez mais, outros alojamentos que trazem mudanças neste setor e na própria cidade… dando-lhe um ar mais moderno. Leia mais aqui sobre os hotéis visitados em Havana.

Hotel Nacional

Além de funcionar como hotel guarda muita da história local: no bar estão as imagens de caras muito conhecidas que aqui ficaram, em tempos instalados. Nos jardins pode ver a exposição sobre a Crise dos Mísseis, com canhões e trincheiras, que serviam de quartel. Grátis a visita. Pode ainda ficar a relaxar nos jardins ou na esplanada do café (preços para turista). E já viu o vídeo do Hotel Nacional?

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Hotel Inglaterra – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Gran Teatro La Habana - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Gran Teatro La Habana – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Gran Teatro La Habana - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Gran Teatro La Habana – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Gran Teatro La Habana - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Gran Teatro La Habana – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Hotel Inglaterra - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Hotel Inglaterra – Havana – Cuba © Viaje Comigo

LOCAIS PARA VISITAR EM HAVANA

-Andar por Havana Vieja, pelas suas ruas estreitas e descobrir a história local. Foi classificada pela UNESCO, em 1982, como Património da Humanidade e reúne 144 construções dos séculos XVI e XVII.

Casa do Governo - Havana Vieja - Cuba © Viaje Comigo

Casa do Governo – Havana Vieja – Cuba © Viaje Comigo

Casas Históricas de Havana Vieja - Cuba © Viaje Comigo

Casas Históricas de Havana Vieja – Cuba © Viaje Comigo

– Passear pelo Malecón e ver o pôr-do-sol. Os turistas vão lá e os locais também e, apesar de estar junto da estrada, é um local calmo onde se consegue relaxar enquanto vê o pôr do sol.

Calle Obispo: é uma movimentada rua, histórica porque era usada por Ernest Hemingway,  quando saía do Hotel Ambos Mundos, e ia até ao Restaurante La Floridita (onde está a estátua do escritor ao balcão). Ele ficou nesse hotel até comprar a sua casa na periferia de Havana.

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Vista para Havana – Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

HAVANA POR ÁREAS – o que pode visitar:

– Centro Histórico de Havana Velha:

o restaurante Floridita, La Bodeguita del Medio, Castelo da Real Força, o Castelo do Morro, Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, Igreja e Convento de São Francisco de Assis, Palácio dos Capitães Generais, Casa do Conde de Santovenia, a Praça Velha, Palácio do Segundo Cabo, Teatro Martí, Capitólio, Palácio Presidencial, Museu Nacional de Belas Artes, Grande Teatro de Havana, a Fábrica Partagás e o edifício Bacardi.

Vista para a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Vista para a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Edifício Bacardi - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Edifício Bacardi – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– No Centro de Havana

O Palácio de Aldama, Quinta de los Molinos, Bairro Chinês, Malecón, Callejón de Hammel, Avenida Reina, Igreja de Monserrate, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Parque Maceo, Torreón de San Lázaro, Avenida de Carlos III, Igreja do Carmen e Companhia de Telefones.

Malecón - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Malecón – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– A área do Vedado

Chama-se assim porque era uma zona que estava vedada aos cubanos. Visitar: Hotel Nacional, Hotel Habana Libre, o Malecón, La Rampa, Praça da Revolução, Parque do Quixote, Universidade de Havana, Museu Napoleónico, Monumento do Maine, Avenida dos Presidentes, Fonte da Juventude, Calle Paseo, Vedado Tênis Clube, Forte de La Chorrera e Museu Montané, Museu de Artes Decorativas e  Castelo do Príncipe.

Moderno e clássico no centro histórico de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Moderno e clássico no centro histórico de Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Miramar

Casa del Habano, Maqueta de La Habana, Quinta Avenida, Parque Almendares, Igreja de Santa Rita, Parque de Emiliano Zapata, Aquário Nacional, Monte Barreto, Igreja de Jesus de Miramar, Clube Habana, Jaimanitas, Marina Hemingway e Cabaret Tropicana.

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Malecón – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Avenida Prado - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Avenida Prado – Havana – Cuba © Viaje Comigo

O QUE VISITAR / FAZER EM HAVANA

Capitólio de Havana
Em Havana, o Capitólio é um dos monumentos que pode visitar na capital de Cuba. Foi construído em 1929 e foi sede do Governo até à Revolução cubana em 1959. Basta olhar mais atentamente para encontrar as semelhanças arquitetónicas com o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington DC, e a inspiração no Panteão de Paris. É Monumento Nacional desde 2010. Leia mais.

Capitólio - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Capitólio – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Capitólio - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Entrada do Capitólio – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Museu do Rum
Em Havana, Cuba, o Museu do Rum (Museo del Ron – Havana Club) é um espaço museológico, onde se pode ficar a conhecer melhor a história desta tradicional bebida, mas também um local de provas. O espaço é muito bonito e fica junto à Plaza de San Francisco de Asís, frente ao porto de Havana. Leia mais.

Museu do Rum / Museo del Ron - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Museu do Rum / Museo del Ron – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Museu do Rum / Museo del Ron - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Museu do Rum / Museo del Ron – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Museu da Revolução: é um antigo palácio presidencial que conta a história recente de Cuba. O museu guarda fotografias, peças pessoais e documentos que mostram episódios importantes do fim da governação de Fulgêncio Baptista e a revolução de Fidel Castro, Che Guevara e companhia.

Depois de ter visto o museu, atravessa um pátio (cravado de balas ainda da Revolução) e estará a visitar aviões e outros transportes antigos que também marcaram datas determinantes da história cubana. É lá que está o “Memorial Granma”, local que guarda o barco em que Fidel Castro e os seus companheiros de revolução vieram do México, em 1956.

Museu da Revolução, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Museu da Revolução, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Museu da Revolução, Havana - Cuba © Viaje Comigo

Museu da Revolução, Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Assista ao disparar dos canhões na Fortaleza La Cabaña (todos os dias às 21h00). Chamam-lhe o Cañonazo e usam figurantes com roupas da época colonial para assinalar esta tradição que dava ordem para fechar os portões da cidade

Fortaleza La Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– À volta da Plaza de Armas e do seu jardim está montada uma feira de livros usados. É a mais antiga praça da cidade. Como é muito visitada por turistas é normal pedirem-lhe preços acima do normal, mas poderá tentar negociar para preços justos.

Livros na Plaza de Armas

Livros na Plaza de Armas

Livros na Plaza de Armas

Livros na Plaza de Armas

Centro de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Centro de Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Castillo de La Real Fuerza – Museu Naval. Diz ser a mais antiga fortaleza de Cuba, datada de 1558 e construída pelos espanhóis – a segunda mais antiga da América. Sendo um museu naval tem tudo ligado a navios, incluindo da história dos navegadores. Entrada paga.

– Camara Oscura: não tive tempo de ir lá mas dizem que do terraço se consegue ter uma vista panorâmica sobre a cidade. Paga-se entrada.

Praça da Revolução - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Praça da Revolução – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Praça da Revolução - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Monumento a Jose Martí – Praça da Revolução – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Praça da Revolução: onde decorreram as maiores manifestações de Cuba e continuam a existir, por exemplo, no 1º de Maio.

Em redor estão vários edifícios do Governo e duas imagens que se destacam: a de Che Guevara e a de Camilo Cienfuegos (que muita gente diz que parece Jesus :D).  Não há turista que escape a este sítio. Tem também ali o Monumento a José Marti (entrada paga) com museu e onde pode subir para ter a vista sobre a praça.

Praça da Revolução - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Praça da Revolução – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Palácio de los Capitanes Generales: foi construído no século XVIII  e é uma manifestação do barroco cubano. Foi sede do Governo e prisão, como residência de 65 capitães-generais. Depois disso foi Palácio Residencial, sede da Câmara Municipal, e atualmente alberga o Museo de la Ciudad.

Jardim Botânico Nacional de Cuba
A cerca de 30 minutos do centro de Havana, o Jardim Botânico Nacional de Cuba foi uma incrível descoberta na minha última viagem a Cuba. O Jardim ocupa 550 hectares e alberga mais de quatro mil espécies, que podem ser vistas em diferentes espaços. O espaço verde começou a ser construído em 1968, impulsionado por Fidel Castro, e abriu ao público em 1984. Vale a pena visitar e ficar por lá para um típico almoço com a gastronomia cubana. Leia mais.

Jardim Botânico Nacional de Cuba, Havana © Viaje Comigo

Jardim Botânico Nacional de Cuba, Havana © Viaje Comigo

Jardim Botânico Nacional de Cuba, Havana © Viaje Comigo

Jardim Botânico Nacional de Cuba, Havana © Viaje Comigo

BARES E ESPETÁCULOS EM HAVANA

Habana Café: fiquei no hotel Melia Cohiba que tem, do lado, o animado Habana Café. É um espaço de diversão noturna, com espetáculos ao vivo. O interior está decorado com carros clássicos e até um pequeno avião da Cubana Airlines vai encontrar, mesmo no meio do espaço. Leia mais.

Habana Café, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Habana Café, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Espectáculo no TROPICANA: Se há espetáculo que é sugerido em todos os guias turísticos de Havana, Cuba, é o do Tropicana. Não é de admirar que o mesmo já tenha 80 anos de vida! Leia mais.

Espetáculo no Tropicana - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Espetáculo no Tropicana – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Música no Salón Rojo: em Havana, fui assistir a alguns espetáculos e o do Salón Rojo contava com a apresentação de um novo conjunto de artistas onde estava incluída a fantástica Haila Mompié. Pode jantar neste local ou só assistir ao espectáculo e depois divertir-se ao recordar clássicos da música cubana e, claro, dançar muito! Leia mais.

Salón Rojo - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Salón Rojo – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Ir beber um mojito à Bodeguita del Médio. É um dos bares mais famosos do mundo, onde Ernest Hemingway passava a vida a tomar mojitos. Tirando esse pormenor é um local simples. Pitoresco mas simples e com preços para turistas. Tem música ao vivo.

La Bodeguita del Médio, Havana - Cuba © Viaje Comigo

La Bodeguita del Médio, Havana – Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

La Bodeguita del Medio – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Beber um daiquiri na Floridita e ouvir a música cubana ao vivo – fotografia da praxe ao lado da estátua de Ernest Hemingway 😛 (Tem também restaurante e dizem que se come bem, apesar de ser um pouco caro)

Floridita, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Floridita, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Floridita, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Floridita, Havana, Cuba © Viaje Comigo

– Hotel Ambos Mundos: onde Ernest Hemingway ficou instalado. Tem lá fotografias dele (e outras personalidades) e pode ter a sorte de apanhar alguém a tocar piano. O bar do hotel também é aberto a não hóspedes.

Hotel Ambos Mundos - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Hotel Ambos Mundos – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Hotel Ambos Mundos - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Hotel Ambos Mundos – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Hotel Ambos Mundos - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Hotel Ambos Mundos – Havana – Cuba © Viaje Comigo

Números de Havana:

– 20 anos. Número de anos que Ernest Hemingway viveu em Cuba, em La Finca Vigía, entre 1940 e 1960. Atualmente é um museu.

– 132 Km2 é a extensão de Valle de Viñales, que fica a cerca de duas horas e meia de Havana.

– 15 Km distância entre a capital e as Playas del Este onde vão os locais como Boca Ciega, Guanabo e Mi Cayito.

– 7.400 peças estão no Museu de Napoleão, em Havana, dedicado ao imperador francês.

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Centro histórico de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Centro histórico de Havana – Cuba © Viaje Comigo

Centro histórico de Havana, com edifícios recuperados - Cuba © Viaje Comigo

Centro histórico de Havana, com edifícios recuperados – Cuba © Viaje Comigo

TEXTO DA VIAGEM A CUBA EM 2013:

Era uma viagem que queria fazer há muito tempo, mas os voos muito caros iam adiando o sonho. Até porque queria ficar mais dias do que os que normalmente estão num pacote de agências… mas, um dia, os pacotes de viagens (Havana + Varadero) deram-me um preço que achei barato e não pensei duas vezes. Fui a Cuba, pela primeira vez, em novembro de 2013. A segunda foi em maio de 2019 e muita coisa já tinha mudado.

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Há um misto de emoções quando se está em Havana. Por um lado, sentimos que há muita história, em todos os edifícios, por outro lado esses mesmos edifícios parecem que vão cair de velhos. Parece tudo parado no tempo. É o imaginar o que seria Cuba sem o bloqueio – e sem Fidel como seria? – … que nos faz pensar e muito porque ainda existem sítios como Guantánamo…

Mas, não vou falar de política. Não vou falar das centenas de fios trocados em caixas minúsculas de eletricidade. De portas de madeira roídas pelo tempo. Isso vocês vão ver com os vossos olhos. Mas, vou falar dos cubanos, gente alegre e simpática. Povo muito culto. Vou falar da Cuba que se sente. E da que se ouve. A cada esquina há uma música e vontade de nos pormos a dançar. De imaginarmos como seriam os anos gloriosos de Cuba, com aqueles edifícios majestosos, os carros americanos a reluzir, música, dança, jogo, mafia, americanos, etc

Panorâmica de Havana, Cuba © Viaje Comigo

Panorâmica de Havana, a partir do hotel Habana Libre Cuba © Viaje Comigo

Não vou falar da liberdade ou da falta dela… Numa das visitas guiadas que fiz, no centro de Havana, um dos turistas que ia no grupo decidiu comprar um chapéu do Che Guevara e soltar a frase: “Vamos fazer a revolução”. O guia não quis ser indelicado mas disse-lhe com um ar sério: “Queres fazer a revolução? Está bem! Tens duas casas? Uma é para ti e outra para a revolução. Tens dois carros? Uma para ti e outra para a revolução… E quantas galinhas? 100? Ficas com duas e 98 são para a revolução. Pode ser?”. Deu para perceber…

Dados da economia e sociedade: a habitação, educação e cuidados médicos são garantidos gratuitamente a todos os cubanos. 80 por centro dos trabalhadores do país são funcionários públicos e ganham entre 20 a 50 dólares por mês. Há limitação de bens essenciais por causa do embargo e bloqueio económico. Agora, sempre que vou a Cuba levo inúmeros produtos de higiene para deixar aos meus guias. Da próxima vez, levarei ainda mais, porque percebi que muitas vezes nem é só a falta de dinheiro, os bens não lhes chegam e um desodorizante ou champô esgotam com facilidade… levem bastante para lhes oferecer, mesmo cheios.

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

O que provar em Cuba?

Se não gosta de mojitos, quando estiver em Cuba, é certo que vai passar a gostar. E, se nunca ouviu a música “Guantanamera” (música inspirada nas mulheres de Guantánamo) e “Chan Chan” de Buena Vista Social Club, vai passar a ouvi-las umas 10 vezes ao dia 😀

É normal andar descansado pelas ruas de Havana e aparecerem-lhe – sabe-se lá de onde! – três ou mais músicos a cantar. Cantam e tocam bem e no final pedem, claro, sempre uma gorjeta. Na maior parte das vezes, bem merecida. Em Havana, há músicos em cada esquina… e todos são bons!

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Na cidade, distingue-se facilmente a Havana Velha – com o centro histórico e edifícios antigos – da Havana Moderna – com edifícios arquitetonicamente mais modernos mas que parecem igualmente parados no tempo. E o que de melhor se pode ver em Havana? É a própria cidade, que é um museu aberto.

Vista do hotel Habana Libre

Vista do hotel Habana Libre

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Hotel Habana Libre

Em 2013 fiquei alojada neste hotel e todo ele, como o resto de Havana, tem 1001 histórias. Foi este hotel (que, antes da Revolução, era o Hotel Hilton) que foi ocupado pelos revolucionários em 1959. Fidel e companhia instituíram aqui a sede para o governo durante quase um ano. Na entrada do hotel estão fotografias dos revolucionários dessa altura. Pode entrar à vontade no hotel para visitar.

Também nesse sítio estão as fotografias de cinco cubanos que estão presos nos Estados Unidos, acusados de serem espiões cubanos. Foram condenados a prisão perpétua por espionagem. Cuba luta pela libertação dos cinco. É muito normal ouvir-se falar de “los cinco”. No topo do hotel, está a discoteca que tem uma vista panorâmica sobre toda a cidade. É o mais alto edifício da cidade. Em 2019, conheci vários hotéis em Havana – leia aqui.

Hotel Habana Libre, Cuba

Fotografias dos revolucionários quando tomaram conta do Hotel Habana Libre, Cuba

GASTRONOMIA DE CUBA

A gastronomia cubana usa muito frango (que agora está racionado, e só dão 7 ovos por mês a cada cubano) e carne de porco, servidos como estufado; os mariscos e lagosta também estão presentes nas ementas. No centro histórico existem também pizzarias com preços mais acessíveis. Além dos restaurantes normais, existem os Paladar (restaurates caseiros, espalhados pelas ruas, de janela aberta a servir para a rua) e muitos cubanos recebem turistas em casa.

Se for a um restaurante e não vir preços, pergunte antes quanto é, que é para não ter uma surpresa quando vier a conta. Muitos cubanos aproveitam as suas próprias casas para servirem refeições. Algumas são servidas até pelas grades colocadas nas janelas da casa. Aí podem aceitar as duas moedas cubanas, mas confirme sempre.

Num dos restaurantes onde fui (pertencia Hotel Santa Isabel), mesmo em frente à Praça de Armas… muito bonito!! Num edifício do século XVII, mas em bom estado), tínhamos uma banda por nossa conta. Gostei tanto que acabei por lhes comprar o CD. Eram o Cuarteto Serenata e eram espetaculares.

Cuarteto Serenata, Havana

Cuarteto Serenata, Havana

Cuarteto Serenata, Havana

Cuarteto Serenata, Havana

Outros restaurantes de Cuba:

– Restaurante Bar Floridita
– Salón Rojo Del Capri
– La Bodeguita De Medio

DINHEIRO EM CUBA

Moeda: peso cubano, mas existem duas moedas. A moeda nacional que é o Peso Cubano e o CUC que é o Peso Convertible. É este último que os turistas usam e os sítios turísticos aceitam. O primeiro é apenas usado entre os cubanos e tem um valor muito baixo, os CUC têm um valor aproximado dos dólares, por exemplo.

Para saber mais sobre as moedas cubanas, leia tudo aqui.
As gorjetas dê sempre em pesos. Não dê euros aos cubanos. Eles não os podem cambiar nos bancos.

Mojito time em Havana, Cuba

Mojito time em Havana, Cuba

Fortaleza La Cabaña - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Fortaleza La Cabaña – Havana – Cuba © Viaje Comigo

COMPRAS EM HAVANA

– Feira de Artesanato: junto ao porto de Cruzeiros de Hava está um edifício enorme com artesanato do país inteiro. Digamos que os preços são para turistas (que é o que nós somos, é certo!), mas se vir que tem abertura para isso pode negociar. À partida, eles fazem logo um desconto. Há de tudo um pouco, desde quadros, bijutaria, peças de arte, artesanato, acessórios, instrumentos musicais, etc.

Feira de Artesanato de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Feira de Artesanato de Havana – Cuba © Viaje Comigo

Feira de Artesanato de Havana - Cuba © Viaje Comigo

Feira de Artesanato de Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Charutos e rum. São os produtos mais típicos, por isso, existem limites. Por lei, cada pessoa não pode trazer mais do que duas garrafas de rum e 25 charutos. Para trazer mais do que isso tem de pedir uma nota fiscal.
Se for visitar o Museu do Rum, pode aproveitar para trazer de lá. E fica perto da Feira de Artesanato.

Museu do Rum / Museo del Ron - Havana - Cuba © Viaje Comigo

Museu do Rum / Museo del Ron – Havana – Cuba © Viaje Comigo

– Os quadros, de cores coloridas, são sempre uma boa recordação. Pior é caberem na mala e chegarem intactos ao destino (trouxe uns pequeninos)…  O mesmo se aplica para peças de artesanato.

– Há os típicos ímans para o frigorífico;

– CD de músicos cubanos;

– Tudo e mais alguma coisa relacionado com Che Guevara e com Fidel Castro.

A fazer charutos, em Havana, Cuba

A fazer charutos, em Havana, Cuba

CHARUTOS

Cuba é provavelmente o único país do mundo onde há muitas pontas de charutos espalhadas pelo chão. Os cubanos andam sempre com os charutos, a saltar da boca para os dedos da mão. Mesmo apagados, andam ali o dia inteiro. Claro que não são todos os cubanos, mas grande parte dos que vi, sim!

Muito importante: não compre os charutos na rua. Só nas casas certificadas.

– Há quem sugira ir comprar charutos a uma fábrica em Pinar del Río. Aí pode comprá-los na origem, na fábrica de charutos. Mas já vi algumas críticas ao lugar – dizem que não é nada de especial – e que não ficam mais baratos.

– No Hotel Habana Libre, por exemplo, tem uma loja com preços baratos: com charutos a partir de 1 CUC até outros mais caros. No exterior da loja Habanos costuma estar um senhor a fazer os charutos à mão e a vendê-los. Não precisa de ser hóspede para entrar no Habana Libre.

– Existem várias casas de Habanos no país.

– Comprei uns Guantanamera em Havana e quando regressei, a Portugal, vi à venda ao mesmo preço!

– Há uma loja (banca) de charutos no aeroporto, antes da zona de embarque e depois de pagar a taxa de saída do país.

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana, Cuba © Viaje Comigo

TRANSPORTES

Viajei em camioneta turística (mini-bus), Coco Taxi e de táxi. De táxi, de cada vez que ia para algum lado eram 10 CUC – andasse 2Km ou 5Km. Antes de entrar, diga para onde vai e pergunte qual vai ser o preço. Fiz sempre isso e nunca tive problema – mas também tinha aquele preço já na cabeça. Sei que a volta devia andar pelo 8 CUC, portanto, os 10 CUC ficava como se tivesse dado gorjeta.

Quando andei num dos carros/táxis antigos – são mais caros do que os outros tratados como relíquias – foram 15 CUC e fomos com um condutor fantástico, o Jorge que nos contou muito do que se passa em Cuba, enquanto nos fazia uma visita guiada pela cidade num Cadillac descapotável.

Os carros americanos continuam impecáveis – eles fazem alterações para adaptar ao facto de o combustível ser muito caro – de tão bem preservados e parecem de museu. Este até tinha os estofos plastificados. Os táxis normais são partilhados pelos cubanos e é normal que que veja gente que não se conhece a entrar no mesmo carro.

Jorge o o seu Cadillac

Jorge o o seu Cadillac

E, num dos dias, vi uma coisa fantástica: um moto-bus. É uma camioneta, mas tem a particularidade de levar pessoas e motas. Quem quer atravessar para o outro lado da baía tem de passar num túnel e as motas não podem fazer essa travessia. Então, colocam rampas no passeio para as motas entrarem dentro da camioneta e fazerem essa travessia. É muito engraçado ver uma fila de pessoas, no passeio, com as motas pela mão.

Edificio Bacardi, Havana

Edificio Bacardi, Havana

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES 

– Língua: espanhol

– Diferença horária para Portugal: 5 horas

– O passaporte tem de ter validade mínima de seis meses

– Visto obrigatório (normalmente tratado pelas agências de viagens e incluído no preço)

À saída do país tem de pagar 25CUC relativa a taxas locais. Reserve logo esse dinheiro de lado. É pago no aeroporto, à saída, depois de ter feito o check in e antes de entrar na sala de embarque. Já não existe este pagamento.

– Voltagem elétrica. É de 110 volts. Em Havana tive de usar o transformador. Em Varadero as tomadas estão adaptadas e não precisei de usar nada para carregar telemóvel, etc

– Gorjetas: não estão incluídas nos serviços (bares, restaurantes, táxis, bagageiros no hotel, etc). Pode calcular cerca de 10% da conta para dar como gorjeta.

– Em 2013 quase não havia Internet, agora em 2019 já se consegue ter wifi em grande parte dos hotéis e até em alguns outros espaços, como restaurantes e bares (poucos!). Também pode comprar um cartão que funciona nos locais one tiver ligação à internet.

Dica: as casas de banho podem não ter papel higiénico, mesmo nos sítios de restauração. E é normal alguém estar à espera de gorjeta nas casas de banho de cafés e restaurantes. São eles que limpam os WC’s e pedem uma gorjeta por isso, pode deixar apenas uma ajuda como 0,10 CUC ou mais.

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Havana, Cuba

Hotel Nacional, Havana, Cuba

Hotel Nacional, Havana, Cuba

Malecón, Havana, Cuba

Malecón, Havana, Cuba – vista do Hotel Nacional © Viaje Comigo

Havana, Cuba

Havana, Cuba © Viaje Comigo

Hotel Nacional, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Hotel Nacional, Havana, Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Havana - Cuba © Viaje Comigo

Havana – Cuba © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo