Em Havana, o Capitólio é um dos monumentos que pode visitar na capital de Cuba. Foi construído em 1929 e foi sede do Governo até à Revolução cubana em 1959. Basta olhar mais atentamente para encontrar as semelhanças arquitetónicas com o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington DC, e a inspiração no Panteão de Paris. É Monumento Nacional desde 2010.
A cúpula do Capitólio, construída nos Estados Unidos, tem quase 92 metros de altura. Sabiam que, na altura, esta foi a terceira maior casa parlamentar do mundo e foi o edifício mais alto de Havana, na década de 50? Atualmente, o ponto mais alto é do Memorial José Martí.
O Capitólio de Havana foi sede do Congresso Cubano mas desde a Revolução, em 1959, passou a ser a casa da Academia Cubana de Ciências e a Biblioteca Nacional de Ciência e Tecnologia.
Quando entrar, repare nas portas todas trabalhadas com momentos da História Cubana. E, depois, vai atentar no chão, por baixo da cúpula, na imitação do diamante russo de 25 quilates, onde está o quilómetro Zero, que marca a distância a partir daqui até qualquer ponto do país.
Além da escadaria de 55 degraus, a entrada do Capitólio conta com esculturas em bronze, com 6,70 metros de altura: uma masculina e outra feminina, obras do italiano Angelo Zanelli, que personificam o Trabalho e a Virtude Tutelar.
Também no interior vai poder visitar e conhecer a Estátua da República, personificada numa mulher em bronze de 14,60 metros de altura e mais de 30 toneladas – simboliza a virtude de proteger o povo e o trabalho.
As salas são todas decoradas de forma diferente, com estilos diversos, e contêm obras de arte e louças de outros tempos.
INFORMAÇÕES
Capitólio, Havana, Cuba
Horário: 9h00 às 20h00
Entrada: 3 CUC