Girafa no Serengeti - Tanzania © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 23, 2021

Viajar para Tanzânia

África/ Tanzânia

Em África, a Tanzânia (República Unida da Tanzânia) está localizada na costa oriental africana e é composta pelo seu território continental – onde se destaca o Monte Kilimanjaro, o Serengeti, o Lake Manyarae a cratera de Ngorongoro – e pelo arquipélago de Zanzibar, um destino turístico por excelência, localizado na sua costa. Se vai viajar para a Tanzânia fique aqui com algumas dicas importantes – e imagens de safaris. E fique a saber… para ir para a Tanzânia… entre no espírito polepole*!

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

Árvore com leões - Parque Nacional do Lake Manyara - Tanzânia © Viaje Comigo

Árvore com leões – Parque Nacional do Lake Manyara – Tanzânia © Viaje Comigo

*O que é o polepole? É fazer algo devagar, com calma, suavemente. Polepole é Swahili, língua da Tanzânia.

RELIGIÃO

A ter em conta que apesar de a maioria ser cristã, na costa, principalmente junto aos resorts, a maior parte da população é muçulmana, pelo que é conveniente, tanto para os homens como para as mulheres, utilizar roupas compridas, nas ruas, e evitar o consumo de álcool em locais públicos (sem problema, se for dentro dos estabelecimentos turísticos).

Durante o Ramadão, em que a maior parte dos habitantes locais jejua, entre o nascer e o pôr do sol, deve-se evitar comer nas ruas, ao passear por zonas urbanas. O “topless”, nas praias, é proibido. As práticas homossexuais estão criminalizadas na Tanzânia. A posse e/ou consumo de drogas são punidos com severas penas de prisão.

Não fotografe pessoas sem pedir a autorização, aos mesmos. É proibido fotografar ou filmar edifícios públicos considerados “sensíveis”, como quartéis, portos, aeroportos ou instalações governamentais.

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

Capital: Dodoma

Maior cidade: Dar Es Salaam

Área: 947,303 km2

População: + 61 milhões

Língua: Suaíli e Inglês

Moeda: a moeda oficial da Tanzânia é o Xelim Tanzaniano. (TZS); mas usam muito os dólares americanos

Fronteiras: (terrestres) Burundi, Malawi, Moçambique, Quénia, República Democrática do Congo,Ruanda, Uganda e Zâmbia

Sistema Político:  República Federal Presidencialista. Dentro do acordo de união, quando o Presidente da República é originário do continente, o Vice-Presidente é um nativo de Zanzibar. República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões.

Religião: 63,1% Cristã; 34,1% Islão; restantes: ateus e outros

Horário: GMT +3h que Portugal

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

VISTO

Os cidadãos portugueses que desejem viajar para a Tanzânia precisam de um visto de turismo ou de negócios que pode ser pedido online ou à chegada. Se quiser evitar filas, na chegada, pode fazê-lo online.

Vistos com entradas múltiplas ou de maior duração terão de ser obtidos junto de representações diplomáticas da Tanzânia. Note que, dependendo do tipo de bilhete de avião, poderá ter também de pagar uma taxa aeroportuária à saída da Tanzânia ou entre Zanzibar e o continente (cerca de 30 USD e 5 USD, respectivamente, embora os preços possam sofrer alterações). Tenha sempre por isso disponíveis alguns dólares americanos, em notas. Em geral, não são aceites pagamentos com outras moedas ou com cartões de crédito.

PS – No aeroporto de Zanzibar tive de comprar um bilhete, à última hora, e não aceitavam cartões. Por acaso tinha ainda 150 dólares comigo e foi o que me salvou.

Informações em novembro de 2021: para entrar no país, o Governo da Tanzânia exige a apresentação de um teste PCR negativo à Covid-19, realizado nas 72h anteriores, sendo que, adicionalmente, também se requer a realização de um teste rápido à chegada, com um custo de 25 USD por passageiro. Estão apenas isentas desta obrigação as crianças com menos de 5 anos.

Deverá ser preenchido, no máximo até 24h antes da chegada, o formulário disponível online – onde colocará os dados do voo, testes, etc.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM! Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

CLIMA

O clima da Tanzânia é tropical e semiárido. É quente e húmido no litoral, sendo mais fresco e seco nas zonas de maior altitude. Melhor altura para visitar: as chuvas caem entre novembro e maio, e a estação seca é entre junho e outubro. Nas terras altas, no interior, a estação chuvosa é nos meses entre novembro e abril.

A melhor época para visitar a Tanzânia é entre junho e julho, quando as temperaturas são amenas e não chove tanto. As chuvas fortes são predominantemente entre fevereiro e maio – altura em que quer praia deve evitar Zanzibar, também. As temperaturas durante o dia variam entre 24 e 33ºC.  Na cratera de Ngorongoro, a temperatura à noite pode ficar bastante fresca.

Para subir o Monte Kilimanjaro: pode ser feita a subida todo o ano, mas a melhor altura – com temperaturas mais amenas – é entre janeiro-fevereiro e agosto-setembro, podendo prolongar-se o melhor tempo até outubro.

No entanto, é durante as chuvas que poderão ser vistos mais animais a abandonarem este locais, durante as Grandes Migrações, entre junho e início de novembro. Ou seja, entre dezembro e junho eles estarão nos parques nacionais como o Serengeti.

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

SEGURANÇA

Por razões de segurança, são especialmente desaconselhadas as deslocações não essenciais para as regiões fronteiriças com a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, bem como com o Ruanda, o Burundi e a República Democrática do Congo, no noroeste do país, dada a presença de grupos armados e episódios ocasionais de violência nessas regiões. Em Zanzibar, registam-se, por vezes, perturbações da ordem pública, pelo que devem evitar-se ajuntamentos.

As condições de segurança na Tanzânia são razoáveis. No entanto, tal como no resto do mundo, deve evitar andar com bens de valor à vista e, quando viajar de carro, verifique que todas as portas e janelas estão fechadas e não deixa nada à mostra. É obrigatório andar com identificação.

Nota histórica: recorda-se que a Embaixada dos EUA em Dar es Salaam foi atacada em 1998, causando 12 mortos.

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Leões no Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

TRANSPORTES

A rede rodoviária é geralmente deficiente, assim como a iluminação noturna fora dos centros, obrigando a cautela caso deseje conduzir pessoalmente e não recorra a motoristas locais.

A rede ferroviária é razoável. Consulte a sua agência de viagens sobre as condições de segurança particulares para o trajeto que deseja fazer. Tenha em atenção que nem sempre terá onde guardar a sua bagagem com segurança.

Há várias companhias aéreas, em geral fiáveis, incluindo voos “low-cost”. Opte pelo transporte aéreo para deslocações mais longas.

Há ligações de “ferry” entre o continente e as ilhas, para além das ligações aéreas.

Parque Nacional do Serengeti - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia © Viaje Comigo

CUIDADOS DE SAÚDE

A vacinação contra a febre-amarela é obrigatória para quem provem de um país com o risco da mesma. Consulte o link das autoridades da Tanzânia.

A apresentação dos certificados de vacinação é, por vezes, solicitada. A profilaxia da malária é recomendável.

Evite consumir alimentos crus ou mal cozinhados e beber água não engarrafada. Utilize sempre roupa leve mas comprida e repelente de inseto, para evitar picadas de mosquitos ou, nalguns parques, de moscas tsé-tsé (doença do sono).

Não tome banho em rios ou lagos de água de doce, dada a presença de parasitas na água.

Consulte o seu médico para verificar que vacinas deverá tomar ou actualizar antes de viajar para a Tanzânia. Os níveis de infecção pelo HIV atingem cerca de 6% da população adulta, pelo que deverá tomar particulares precauções.

É muito aconselhável a realização de um seguro de saúde completo, válido na Tanzânia, e que inclua a repatriação em caso de necessidade.

Precisas de SEGURO DE VIAGEM! Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

National Park Lake Manyara - Tanzânia © Viaje Comigo

National Park Lake Manyara – Tanzânia © Viaje Comigo

Telefones Úteis da Tanzânia
Código telefónico internacional: +255
Emergência: 112
Bombeiros: 112

Notas importantes:

Não existe representação diplomática portuguesa na Tanzânia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada (maputo@mne.pt) e Consulado Geral de Portugal em Maputo (consulado.maputo@mne.pt), com o apoio do Consulado honorário em Dar es Salam.

Para efeitos de protecção consular local poderá contactar qualquer Embaixada de países da União Europeia, que por sua vez entrará em contacto com a Embaixada de Portugal em Maputo.

Portugal é representado, para efeitos de pedidos de visto Schengen, pela Embaixada da Espanha (Embassy of Spain, Plot 99B, Kinondoni Road, Dar es Salaam; telefones: +255 22 266 6018/019/936).

Antes de viajar, solicitamos que informe o Consulado-Geral de Portugal em Maputo (consulado.maputo@mne.pt) indicando as datas de chegada e partida e os locais de alojamento. No caso de ser vítima de qualquer incidente de segurança, contacte o Consulado-Geral (+ 258 823 166 540; para emergências: + 258 843 987 647).

Funciona em Dar es Salam um Consulado honorário de Portugal, titulado pelo Eng.º Eduardo Rocha, com as seguintes coordenadas para contacto:

Office Plot nº 320: Nelson Mandela Road – Kurasini /P.O. Box 40242 – Dar es Salam

Eduardo Rocha – ptconsul.tz@gmail.com

Informações retiradas dos Conselhos aos Viajantes no Portal das Comunidades.

Parque Nacional do Lake Manyara - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Nacional do Lake Manyara – Tanzânia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo