Nas minhas visitas às Caldas da Rainha, já visitei alguns dos muitos museus que a cidade tem: Museu José Malhoa, Museu Barata Feyo, Atelier-Museu António Duarte, Espaço Concas, arte de Leopoldo de Almeida e o Museu da Cerâmica são alguns dos locais que poderão visitar e, garanto-vos, vão ficar bastante surpreendidos pela sua riqueza artística. Guia / Roteiro para visitar as Caldas da Rainha.
Museu José Malhoa
No Parque D. Carlos I, esta o Museu José Malhoa. Definitivamente foi um dos que mais me surpreendeu pela quantidade e pela importância das obras aqui expostas – o conjunto das 60 esculturas de terracota da “Paixão de Cristo”, são incríveis!
No interior, tem uma sala dedicada ao Grupo de Leão, composto por um vasto número de artistas de diferentes áreas, desde escritores, pintores, etc. Dos seus trabalhos, no final dos séculos XIX e XX, resultou o que é tido como o Naturalismo Português e faz com que o Museu José Malhoa tenha este importante espólio na área da pintura, escultura, gravura, etc. É, por isso, também considerado o Museu do Naturalismo Português.
Também Bordalo Pinheiro fez parte deste grupo, que veio influenciar todo o século XX.
No Centro de Artes de Caldas da Rainha podem visitar: o Atelier – Museu António Duarte, o Atelier– Museu João Fragoso, o Museu Barata Feyo e o Espaço Concas. Todos de entrada gratuita.
Atelier- Museu António Duarte
É dedicado a um dos escultores mais destacados desta região. O objetivo é ser um atelier-museu, onde se veem os trabalhos de escultura e onde vinham outros artistas para participarem em workshops.
António Duarte foi escultor mas também colecionador de arte sacra (e aqui estão expostas muitas das suas peças de coleção), restaurador, investigador, etc.
Atelier– Museu João Fragoso
Um espaço onde está exposta uma parte da obra deste escultor da cidade (João Fragoso) e que também funciona como atelier.
Museu Barata Feyo
As obras escultóricas são de variados artistas, arquitetos, escultores, etc. Leopoldo de Almeida e Salvador Barata Feyo são os nomes de dois espaços museológicos que homenageiam estes artistas.
Leopoldo de Ameida foi um dos escultores mais importantes do Estado Novo. Que fez, por exemplo, a parte escultórica do Padrão dos Descobrimentos.
Espaço Concas
Um espaço dedicado à artista Maria da Conceição Nunes (1946-1991) e à sua obra. Acolhe também exposições temporárias de novos artistas. Esta artista esteve envolvida no surgimento da Escola Superior de Arte e Design, em Caldas da Rainha
Museu da Cerâmica
O Museu da Cerâmica, próximo da antiga fábrica de Bordalo Pinheiro, está instalado na Quinta Visconde de Sacavém, onde se destaca um núcleo de obras da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, mas também peças de Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, entre outras centenas. O Museu tem também uma coleção peças contemporâneas, ilustrativas de design e produção de cerâmica e vidro do século XX.Saiba mais aqui.
Também nas Caldas da Rainha podem encontrar o Museu do Ciclismo, que fica na Rua de Camões, onde se pode ficar a saber tudo sobre bicicletas.
– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui