Sortelha - Ciclo 12 em Rede - Aldeias em Festa 2020 © Viaje Comigo Sortelha - Ciclo 12 em Rede - Aldeias em Festa 2020 © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 7, 2020

17 de outubro de 2020: “Lenda do Beijo Eterno” e programa turístico em Sortelha

Notícias/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Sortelha ]

No dia 17 de outubro de 2020, o Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa vai levar a Sortelha – uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal – o evento “Lenda do Beijo Eterno”, com visita guiada, workshop fotográfico, piquenique, concerto e roda de histórias. Devido à Covid-19, os eventos têm um número limitado de lugares, mas toda a gente pode assistir aos mesmos (ou a alguns deles) em streaming, na página de Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. Veja o programa completo mais abaixo, neste texto.

Aproveitem e fiquem mais uns dias para visitar as Aldeias Históricas de Portugal (vejam aqui algumas ideias de programas) e, em especial, a histórica Sortelha

Para aproveitar em pleno esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Sortelha, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado The Travel Corner, propõem um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído e uma refeição, entrada exclusiva na festa do Ciclo “12 em Rede”, um passeio a cavalo na natureza, uma experiência de pesca e almoço, entre outros. O pacote pode ser consultado aqui.
Data de limite de reserva até 13 de outubro de 2020.

Sortelha - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Pelourinho de Sortelha - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Pelourinho de Sortelha – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

> INFORMAÇÕES ÚTEIS do programa turístico
De 16/10/2020 a 2020-10-18

* Programa com alojamento: 3 dias | 2 noites
Alojamento + Pequeno almoço (2 pessoas) + 1 refeição
Entrada exclusiva Programa de Dia 16 de outubro conforme descrito

* Programa sem alojamento: experiências individuais com almoço incluído, veja e complemente a sua participação nos eventos.
* Inscrição nos eventos, obrigatória!

Reservas: booking@thetravelcorner.pt
T: +351 966425244
Data limite de reservas: 13 de outubro

Sortelha - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Beijo Eterno - Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Beijo Eterno – Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

PROGRAMA DO DIA 17 DE OUTUBRO DE 2020: SORTELHA

“Lenda do Beijo Eterno”

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

Partindo da temática do romantismo associada a estes elementos pétreos que marcam a paisagem da encosta do Castelo de Sortelha, serão exploradas e partilhadas diversas abordagens artísticas à Lenda do Beijo Eterno.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

Sortelha - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

SÁBADO (09H00-18H30) – DIA 17 DE OUTUBRO DE 2020
Programa do evento e limite de participantes

10h00 – Visita guiada ao património geológico e geomorfológico da aldeia: “O Que as Pedras nos Contam” – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Guia – Victor Clamote (geógrafo, residente no concelho do Sabugal)

14h30 – Workshop e passeio fotográfico – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Fotógrafo – Rui Gaiola

16h00 – Piquenique: “Estendidos nos barrocos como lagartixos ao sol” – 10 kits (1 kit por cada 4 pessoas)
Nota: Caso se verifique o agravamento das medidas de contingência ou se as condições sanitárias e o fornecimento de produtos não possam ser assegurados, o piquenique não será realizado.

17h30 – Concerto: “Segue-me à capela” e coro formado por elementos da comunidade – 60 pessoas (Residentes: 30; Visitantes: 16; Pacotes turísticos: 14)

19h30 – Roda de Histórias: “Estas Pedras que Eu sei de Cor” – 15 pessoas
Mediador João Reis (natural e residente na aldeia de Quarta-Feira, anexa de Sortelha)

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080, através do e-mail eventos.sabugal@cm-sabugal.pt .

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Muralha de Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Sortelha, a festa continua em Castelo Novo, a 24 de outubro, Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

“Aldeias Históricas de Portugal – 1 destino que são 12!”

Calendário Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” (6 de setembro a 7 de novembro 2020):

– 6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
– 12 de setembro 2020: Linhares da Beira
– 19 de setembro 2020: Belmonte
– 25 de setembro 2020: Trancoso
– 26 de setembro 2020: Marialva
– 2 de outubro 2020: Castelo Mendo
– 3 de outubro 2020: Almeida
– 4 de outubro 2020: Piódão
– 17 de outubro 2020: Sortelha
– 24 de outubro 2020: Castelo Novo
– 31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
– 7 de novembro 2020: Monsanto

Aldeias Históricas de Portugal 2020

Aldeias Históricas de Portugal 2020

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo