Fóia - Serra de Monchique - Algarve © Viaje Comigo Fóia - Serra de Monchique - Algarve © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 23, 2020

16 a 20 de outubro 2020: tour EXCLUSIVO Viaje Comigo: Da Costa Vicentina ao Barlavento Algarvio

Próximas Viagens/ Viagens promovidas/ Viaje Comigo

De 16 a 20 de outubro de 2020, vou acompanhar um (muito) pequeno grupo de leitores/seguidores para conhecermos, juntos, parte da Costa Vicentina e do Barlavento Algarvio. Vamos conhecer o “calor” do outono a sul, conhecendo alguns locais que são incontornáveis, mas também lugares que fogem dos habituais roteiros turísticos. E o local de alojamento é já, por si só, um espaço que mostra a tradição e a cultura algarvias: uma aldeia abandonada que foi totalmente recuperada!

Algar Seco - Carvoeiro - Algarve © Viaje Comigo

Algar Seco – Carvoeiro – Algarve © Viaje Comigo

TOUR “DA COSTA VICENTINA AO BARLAVENTO ALGARVIO: ENTRE A SERRA E O MAR, ALGARVE BUCÓLICO E ALDEÃO”

– PROGRAMA EXCLUSIVO DO VIAJE COMIGO – DE 16 A 20 DE OUTUBRO 2020 (5 dias, 4 noites)

NOTA IMPORTANTE: devido às restrições da DGS (Direção Geral de Saúde), os grupos terão lugares muito limitados, e todos os participantes deverão levar máscaras e álcool gel consigo.

Este será um grupo (muito) pequeno, que terá acompanhamento direto (24 horas!) de minha parte e incluirá dois dos meus workshops*** durante a nossa viagem:
workshop de escrita, para escrevermos o que vivemos nesta viagem única;
workshop de fotografia não profissional (para Instagram), para fazermos fotografias e, depois, recordarmos os locais mais bonitos por onde passamos.

Para mais informações, por favor, enviem-me e-mail para geral@viajecomigo.com

Todas as formalidades, pagamentos, marcações e reservas, etc, desta viagem serão tratadas com a agência Total Fun, minha parceira e com a qual já trabalho há seis anos – fazendo tours de grupos no estrangeiro. Este ano, a Covid-19 “convidou-nos” a fazer estes projetos únicos em Portugal.

Carvoeiro - Algarve © Viaje Comigo

Carvoeiro – Algarve © Viaje Comigo

PROGRAMA COMPLETO DE 16 A 20 de OUTUBRO 2020 – DA COSTA VICENTINA AO ALGARVE

Era uma vez… uma aldeia condenada ao abandono no interior Algarvio. 50 casas em ruínas, menos de uma dezena de habitantes e a desertificação a ganhar lugar.
No início do novo milénio, esta aldeia foi sublimemente renascida, salva da desertificação. Hoje é um paraíso de tranquilidade em plena Costa Vicentina, salva do seu eventual desaparecimento. Hoje é uma das mais bonitas aldeias do Algarve, onde o tempo parece não passar, a paz e tranquilidade imperam e o desejo de voltar é naturalmente sentido.

Nestes dias conhecemos um pouco do Algarve Rural, autêntico, bucólico, tranquilo e rico em pequenos tesouros culturais e naturais. Sentimos o espírito de uma aldeia, que nos leva para outra dimensão sem tempo, sem pressas e em que a paz e a tranquilidade imperam.

ITINERÁRIO PREVISTO​****:

Sexta-Feira, 16 de Outubro, VILA DO BISPO | PRAIA DO AMADO | VILA DO BISPO

Chegada a Pedralva, Vila do Bispo.
Check-in.
Momento para reconhecimento/apresentação, caminhada pelos trilhos (para quem chegar mais cedo) e saída para assistir ao pôr-do-sol, na Praia do Amado.
Regresso à unidade para jantar em restaurante típico da aldeia (incluído); e alojamento.

Sábado, 17 de Outubro, VILA DO BISPO | ALJEZUR | SAGRES | VILA DO BISPO

Aljezur é o limite entre o Algarve e o Sudoeste Alentejano. Parte integrante da Costa Vicentina e seu Parque Natural, Aljezur significa, em árabe, a ribeira das pontes. Após o pequeno-almoço, conheça esta vila típica com casas alinhadas em socalco, o castelo octogonal no cume mais alto do qual se vislumbra a Serra de Espinhaço de Cão e a costa.

Oportunidade para degustação de um produto regional: batata doce frita, assada ou em pastel e a acompanhar licor de batata doce

Continuação do passeio pela costa com destaque para a Pedra da Agulha, um rochedo cónico que se ergue frente à praia e muito conhecido entre os pescadores de percebes.
Passagem em algumas vilas típicas do interior da Costa Vicentina: Monte Ruivo, Bordeira e Carrapateira até à icónica Praia da Cordoama.
Breve visita à Torre de Aspa, ponto de vigia ancestral dos contrabandistas que traziam as suas mercadorias para terra em pequenos barcos a remos.
Almoço em restaurante na Praia do Castelejo. (incluído)

Continuação do passeio para Sagres.
Símbolo dos descobrimentos portugueses, a enigmática “Rosa dos Ventos”, inscrita no solo da fortaleza e que é mundialmente conhecida por causa do Infante D. Henrique, o Navegador, visionário e aventuroso que definiu a História dos Descobrimentos. Tempo para visita à fortaleza (visita livre, opcional, não incluída), respectivas muralhas e baluarte.

A 6km de distância paramos no Cabo de São Vicente. A tradição conta que os moçárabes, muçulmanos convertidos ao cristianismo, trouxeram o corpo de São Vicente desde Pádua, para o preservar durante a ocupação sarracena. A viagem foi acompanhada de corvos que guardavam o santo e até na trasladação para Lisboa e por isso integram o brasão da capital.
Jantar livre (não incluído)
Regresso ao alojamento.

Domingo, 18 de Outubro, VILA DO BISPO | BARRAGEM DA BRAVURA | ODIÁXERE | PORTIMÃO | MONCHIQUE | SILVES | VILA DO BISPO

Manhã dedicada a explorar os trilhos pedestres da zona envolvente.

Em horário a indicar, saída para conhecer mais um pouco do Barlavento algarvio e a Fóia, o ponto mais alto do Algarve na Serra de Monchique.
Visitar a serra de Monchique, é visitar uma zona serrana com uma grande diversidade vegetal e clima, conhecida como o “Jardim do Algarve” que convida à contemplação.

Paragem no miradouro do parque São Sebastião para contemplar a vista e tempo para percorrer as estreitas ruas da vila. Destaque também para as Caldas de Monchique que os romanos batizaram de “sagrada”, por serem indicadas para as vias respiratórias. Um dos seus mais ilustres hóspedes foi o rei D. Joao II.

Continuação para Silves.
Visita ao Castelo de grés que domina a paisagem e possível visita a um quinta com degustação de vinhos regionais algarvios.

Almoço e Jantar livres (não incluídos)
Regresso ao alojamento.

Carvoeiro - Algarve © Viaje Comigo.

Carvoeiro – Algarve © Viaje Comigo.

Segunda-Feira, 19 de Outubro, VILA DO BISPO | CARVOEIRO | ALGAR SECO

Viagem em direção a Carvoeiro para passeio junto à costa para conhecer o Algar Seco e as suas insólitas rochas esculpidas pelo vento e pelo mar, com o cartão-postal d’A Boneca.

Caminhada pelo percurso dos Sete Vale Suspensos.
Almoço livre (não incluído)

Passeio de barco por algumas das 18 grutas das falésias, sendo a mais famosa a gruta do Benagil na qual se forma uma pequena praia dentro da gruta.

Jantar livre (não incluído)

Regresso ao alojamento.

Terça-feira, 20 de Outubro, VILA DO BISPO | BUDENS | LAGOS | PONTA DA PIEDADE | VILA DO BISPO

Pequeno-almoço e check-out.
Após o pequeno-almoço, saída com destino a Lagos pela EN125. Passagem por Budens e paragem em Salema, esta é uma aldeia-praia do litoral algarvio ainda longe e desconhecida das multidões turísticas.

Continuação para Lagos, pela antiga estrada que passa nos Montinhos da Luz – aldeia entre o rural e o litoral, ruínas do forte de Almádena de onde se vigiava a Almadrava – a arte de pesca do atum, hoje extinta.

Paragem na Ponta da Piedade para apreciar as formações rochosas e todo o ambiente natural da zona.
Chegada a Lagos.
Almoço livre e algum tempo livre para explorar a cidade, por exemplo, visita à replica da caravela da Boa Esperança do navegador, à fortaleza, capela de Santo António e mercado dos escravos

Regresso ao alojamento para a despedida.
Fim dos nossos serviços.

Fóia, Serra de Monchique - Algarve © Viaje Comigo

Fóia, Serra de Monchique – Algarve © Viaje Comigo

PONTO DE ENCONTRO: no alojamento, Aldeia de Pedralva.
Poderá deixar o seu carro no alojamento, se for o seu caso, pois faremos todos os passeios de carrinha, junto mas segundo as normas de proteção da DGS.

*Preço: a partir de 599 euros/valor por pessoa, a dividir casa T3 (preço exclusivo para leitores do Viaje Comigo)

O QUE INCLUI
– Acompanhamento permanente da jornalista e bloguer de viagens Susana Ribeiro, do blogue Viaje Comigo

– Workshop*** de fotografia para Instagram (não profissional) pela Susana Ribeiro: aulas práticas por todos os locais que passarmos;
– Workshop*** de Escrita pela Susana Ribeiro: todos os dias escreveremos sobre o nosso passeio;

– Transporte desde o check-in durante todo o tour até à última visita em Algar Seco, Benagil.
– 4 noites alojamento em casa rústica de campo
– 4 pequenos-almoços em cesta típica, de verga, no forno da aldeia ou no própria casa;
– 1 jantar em restaurante típico
– 1 almoço em restaurante com vista mar
– 1 passeio de barco pelas grutas em Algar Seco
– 1 visita a quinta e respetiva adega, com degustação de vinhos
– Bicicletas à disposição para passeio livre nos trilhos assinalados
– Seguro de viagem

O QUE NÃO INCLUI
– Bebidas nos 2 jantares incluídos;
– Atividades de natureza opcionais e extras de carácter pessoal;
Tudo o que não se encontrar identificado como incluído.

Fóia, Serra de Monchique - Algarve © Viaje Comigo

Fóia, Serra de Monchique – Algarve © Viaje Comigo

SEGURANÇA EM VIAGEM – Medidas de prevenção COVID 19
❖ A Total Fun dispõe do selo “Clean & Safe” atribuído pelo Turismo de Portugal, bem como, o alojamento previsto e agem de acordo com as orientações da DGS para proteger os viajantes/hóspedes;
❖ Em viagens de autocarro haverá uma ocupação de 2 terços da lotação máxima do autocarro;
❖ No autocarro o lugar de cada passageiro deverá ser o mesmo desde o início até ao fim de viagem;
❖ É obrigatório o uso de máscara nos espaços comuns;
❖ Sejam prestadores de serviços de autocarros, embarcações, restaurantes, unidades hoteleiras, monumentos, museus ou outros locais de visita selecionamos cuidadosamente fornecedores que cumpram de forma atenta e rigorosa as regras da DGS e privilegiamos sempre aqueles outorgados com o selo ​“clean & safe”.

Atividades de Natureza Possíveis** (sugestões não incluídas):
– Stand Up Paddle;
– Trilhos de bicicleta;
– Trekking & Hiking (Caminho Histórico e o Trilho dos Pescadores + Percursos Circulares);
– Passeios de Barco;
– Passeios a Cavalo;
– Escola de Surf;
– Mergulho;
– Observação de Golfinhos;
– Geocaching.

NOTAS:
*Valores por pessoa e calculados com base no número de participantes indicado. Serviços sujeitos a disponibilidade no momento da reserva.
**sujeitas a disponibilidade e não incluídas no preço do tour
***Valor dos workshops (de escrita e fotografia não profissional) está avaliado em mais de 500€ e, aqui, está totalmente incluído no valor final.
****Este programa poderá ser ajustado em função das necessidades do grupo.

Para mais informações, por favor, enviem-me e-mail para geral@viajecomigo.com

Meia Praia - Lagos - Algarve © Viaje Comigo

Meia Praia – Lagos – Algarve © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo