Uma das questões mais abordadas no Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo é o problema do bloqueio da escrita e como o contrariar. Como começar? Que assuntos abordar? Como consigo que o texto tenha princípio, meio e fim? O processo parece ser complexo, para quem está a começar, mas é como exercitar o cérebro para fazer coisas novas, ou habituá-lo a algo diferente… praticar, praticar, praticar. Ou seja, neste caso, precisa de escrever, escrever, escrever!

Escrever - Foto: Pexels Canva - Fountain Pen and Notebook
Escrever – Foto: Pexels Canva – Fountain Pen and Notebook

Na Introdução do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo, podem já ler bastantes dicas de como começar a escrever, mas vou deixar aqui alguns exercícios práticos para “desbloquearem” a escrita:

1 – Sentidos
Utilize os sentidos para desenvolver a sua escrita: lembre-se das suas experiências, os sons, os sabores, os cheiros, o toque, etc. Tente ser o mais pormenorizado e descritivo possível;

2 – Diário
Manter um diário é uma ótima forma de exercitar a escrita; mesmo que não tenha tempo, todos os dias, vá escrevendo e, ao fim de semana, escreva o seu texto semanal, de forma a dar-lhe um corpo com princípio, meio e fim;

3 – Novas palavras
Para quem gosta de descobrir novas palavras, e aumentar o vocabulário a usar, este exercício deverá ser diário: abra o dicionário e descubra uma palavra que não conhece. Tenho aqui a sugestão de algumas palavras para fazerem esse desafio.

4 – A cara-metade
Escreva como conheceu a sua/seu companheir@, em 500 palavras. Como, quando e onde o/a conheceu? O que lhe despertou mais a atenção? Estava num evento, numa festa de amigos; num dia quente, num dia frio?… Lembra-se como estavam vestidos?

5 – A primeira aula
Lembra-se do seu primeiro dia de aulas? Escreva 500 palavras sobre isso. E lembra-se do nome dos seus amigos? Ainda mantém a amizade com algum deles? Algum episódio cómico que se passou e gostaria de recordar?

6 – Como somos?
Escreva um texto em que fala das características mais marcantes dos seus melhores amigos: quais as virtudes e os defeitos. Procure analisar de que forma essas características fazem deles as pessoas que você mais gosta e admira.

7 – Sobre si
Escreva a sua auto-biografia. Tente ser o mais pormenorizado possível. É natural que muito deste processo de escrita lhe custe, mas será algo que, no futuro, irá ler com um distanciamento necessário para compreender tudo o que passou na vida.
Comecei a minha “Corria o dia 15 de fevereiro de 1976 quando, no Hospital de São João no Porto, solta os primeiros berros, uma bebé com mais de 50cm de comprimento e pouco mais de 3,5Kg. Quis o destino – e especialmente os avós e mãe – que a criatura se chamasse Susana… Maria!”

8 – O livro 7, página 7, linha 7, etc.
Pegue num livro da sua estante. Não sabe qual? É um dos exercícios de desbloqueio de escrita, que parece um jogo: pegue no sétimo livro, abra na página 7 e retire a sétima frase dessa página. Faça um poema que comece com essa frase (o exercício deverá ter sete linhas).

9 – O primeiro…
Queria escrever e não sabe sobre o quê? Tema para desbloqueio, “A primeira vez”: o seu primeiro beijo; o seu primeiro emprego; o seu primeiro animal de estimação; o seu primeiro poema; o primeiro livro que leu; o seu primeiro amor, etc.

Workshop de Escrita - ©Free-Photos Pixabay
Workshop de Escrita – ©Free-Photos Pixabay

10 – Saudade
Tema para desbloqueio: saudade. Olhando para o passado, de que tem saudades? E do que não tem saudades nenhumas?

11 – Viagens desejadas
Qual o seu destino de sonho em viagem? Consegue descrever o que espera encontrar nesse local e porque gostaria de o visitar. Quais as suas expectativas?

12 – Viagens vividas
Quer escrever sobre as suas viagens? Vá ver as suas fotografias e vídeos da sua última viagem, para reavivar a memória.
Lembra-se das cores dos locais, do ambiente em seu redor, os cheiros; dos sons; o que comeu? Qual a comida que mais gostou; quais os sabores mais marcantes; como se vestiam as pessoas; estava calor, frio?; etc..
E quando falo de escrever sobre viagens pode ser uma viagem de comboio; de avião; de carro; de bicicleta, etc.

13 – 10 palavras
Pegue num livro e retire a segunda palavra da primeira frase, ao longo de 10 páginas. Escreva um texto com base nessas palavras. É um dos meus exercícios preferidos e solta sempre a nossa criatividade.

14 – Filmes/séries
Lembra-se daquele filme/série que gostou tanto de ver? Pegue no que se lembra do final e tente arranjar uma história que prolongue o enredo. O que se seguiria àquele final? Que personagens guardaria na história e quais as que mudaria?

15 – No futuro
Escreva uma carta para si, para o futuro. O que quer dizer ao seu futuro eu? Que conselhos quer lhe dar?

16 – Onde está?
Feche os olhos e ouça e sinta o que se passa em seu redor, os sons, os cheiros, etc. Escreva. Abra os olhos e descreva tudo o que está a ver. Se este exercício for feito no domingo, numa tarde de sol, num parque é mais fácil imaginar as histórias de toda a gente que está à sua volta.

17 – Descrições
Aperfeiçoe as descrições dos locais. Se está num momento em que não pode sair de casa, veja um filme. No final, tente fazer a reconstrução, escrevendo de forma detalhada, de uma cena marcante do filme. Fale das personagens, do que vestiam, como falavam, como era o cabelo, qual o grau de parentesco, o que comiam, etc. E descreva o ambiente em redor das personagens.

18 – Um dia no trabalho
Descreva o seu dia de trabalho, normal, com diálogos. Tente escrever 500 palavras sobre o que lhe disseram as pessoas ao longo do dia. Crie personagens e descreva-as: como se vestem; como são fisicamente; como falam e o que fazem na vida; o que almoçaram?, etc. Este trabalho de escrita poderá fazer parte do seu diário.

19 – Fotografia
Olhe para uma fotografia que tirou e escreva a história que está pode detrás daquela fotografia. Em que altura do ano foi tirada; porque tirou com aquele enquadramento; estava calor, frio?; o que se ouvia?; os pássaros cantavam; estava em casa; como estava vestido? Lembra-se do que foi dito?

20 – O observador
Coloque-se como alguém que está a observar a sua vida: descreva-se a si próprio: como é fisicamente e como se mostra ao mundo?. Pode falar da sua família; do seu emprego; do seu dia-a-dia. Como se veste?; como começa o seu dia; o que costuma comer; e que coisas em particular gosta de comer; etc.

21 – A profissão
Qual a profissão que gostaria de ter? Tem-na no momento? Em ambas as situações, descreva o porquê de querer ter essa profissão. Como acha que seria o seu dia-a-dia a executá-la; que prazer tiraria dela; era por questões monetárias ou por amor à camisola?

Desbloquear a escrita - Foto: ©Free-Photos Pixabay
Desbloquear a escrita – Foto: ©Free-Photos Pixabay