No concelho de Pinhel, distrito da Guarda, a localidade de Bogalhal Velho – anteriormente chamada Santa Maria de Porto de Vide – é hoje um monte de ruínas de uma aldeia medieval. As placas estão lá a indicar o local arqueológico, mas há muito que o caminho não tem tido o cuidado necessário (tem vegetação alta) para que possamos apreciar esse espaço histórico, de forma mais simples e prática.
Aliás, é muito difícil ver as ruínas da igreja, da qual já só sobram as paredes e os arcos, que nos comprovam a sua antiguidade. É uma pena, não se tratarem melhor destes locais, para os tornarem mais atrativos para os viajantes, que andam a passear por esta região do centro e interior de Portugal.
Como estou a viver este mês na Aldeia do Juízo, tenho visitado algumas cidades e aldeias pelas redondezas e o Bogalhal Velho é um dos muitos locais que, a meu ver, está muito subaproveitado em termos turísticos.
Apesar das ruínas das casas antigas estarem já escondidas pela vegetação, e de ser difícil visitar a parte da igreja, existe um outro motivo para se ir até lá: a paisagem em redor é de uma enorme beleza, estando situada numa colina com vista para a Ribeira das Cabras (que se junta ao Rio Côa) e para a Serra da Marofa. Deslumbrante!
Entretanto, com o abandono do Bogalhal Velho, a população mudou-se para o Bogalhal, de onde vos deixo aqui abaixo algumas imagens:
– Está à procura de hotéis para a sua viagem em Portugal? Pesquise aqui