Em Varsóvia, o Museu do Vodka Polaco (Polish Vodka Museum) é um dos espaços museológicos mais recentes da capital da Polónia. Está situado num espaço, com vários bares e restaurantes, que foi totalmente remodelado, mas que mantém o ambiente industrial original. O próprio edifício do museu é um local histórico onde já existiu uma destilaria e onde funcionava a fábrica da Koneser e de onde saiam conhecidas marcas de vodkas polacas, como a Wyborowa e a Luksusowa.
Durante a visita, neste que é o primeiro museu dedicado à Vodka polaca, vamos aprender várias curiosidades sobre a bebida, que diz ser mais antiga do que a vodka russa. Saibam que a verdadeira vodka polaca deve ser feita apenas a partir de produtos da terra polaca , com cereais (centeio, sobretudo, mas também trigo, cevada e aveia) ou batatas. Sabiam que vodka vem de woda e que esta palavra significa “água”, em polaco?
A visita a este museu mostra todo o processo de fabrico, passa pela explicação histórica e como evoluiu e se espalhou pelo mundo. Também tem uma exposição de garrafas que contam um pouco da História do país, assim como o marketing e publicidade mostram a sua evolução ao longo dos tempos e das necessidades.
No final da visita, junto do bar decorado com espigas, podemos fazer uma prova de três vodkas polacas e perceber qual a diferença entre elas… ou tentar perceber. Confesso que o profissional, que nos explicava as diferenças, bem tentou me convencer que havia diferenças, mas não consegui… vodka não é definitivamente para mim. Mas aquece! No mesmo edifício do Museu da Vodka tem um cafezinho, muito acolhedor, e convidativo sobretudo se estiver frio e a chover a potes, para provar os chocolates da E. Wedel.
INFORMAÇÕES
Museu da Vodka Polaca
Morada: Centrum Praskie Koneser, Koneser Square 1, 03-736 Varsóvia, Polónia
Site
Horários: domingo a quinta-feira, 11h00-20h30; sexta-feira e sábado, 11h00-21h30.