La Tomatina - Direitos Reservados: Purple Nest Hostel 2015
Publicado em Agosto 26, 2015

La Tomatina, Buñol, Valência, Espanha

Espanha/ Europa [ Valência ]

Na última quarta-feira de agosto acontece a conhecida Tomatina, na cidade de Buñol, em Valência, Espanha.
A tradição terá começado em 1945, quando uns jovens estavam a ver o desfile de cabeçudos e infiltraram-se na comitiva, com a banda e gigantones. No meio de uma confusão estavam umas verduras ali perto que começaram a ser atiradas… incluindo os tomates.

La Tomatina - Direitos Reservados: Purple Nest Hostel 2015

La Tomatina – Direitos Reservados: Purple Nest Hostel 2015

No ano seguinte, os jovens repetiram o mesmo e levaram já os tomates de suas casas. Mas, a Tomatina foi proibida no início dos anos 50. Em 1957 foi feito, como protesto, o “funeral” da “Tomatina” acompanhada por cortejo fúnebre… para depois ser aceite de novo! A festa cresce de ano para ano.

Desde 2002 que a Tomatina é considerada Festa de Interesse Turístico Internacional pela Secretaría General de Turismo. Nesta altura a cidade, com 9 mil habitantes, recebe cerca de 30 mil turistas.

Em que consiste? Atirar tomates entre os participantes. Um camião passa pelo meio das ruas e começa a atirar tomates e depois são atirados entre os participantes.
Quando? última quarta-feira de agosto
A que horas: a partir das 9h00
Tomates? Cerca de 150.000 Kg

La Tomatina - Direitos Reservados: Purple Nest Hostel 2015

La Tomatina – Direitos Reservados: Purple Nest Hostel 2015

Os tomates são esmagados nos camiões antes de serem atirados para que não se magoe ninguém. Quando for aceso o segundo dispositivo, os tomates deixarão de ser lançados.

Dicas:
– Use roupas que sirvam precisamente para o efeito: de preferência que possa deitar fora! Porque tirar aquele tomate todo da roupa não deve ser fácil!
– Leve uma troca de roupa em sacos plásticos e impermeáveis – tem chuveiros público perto do rio – porque não pode entrar no autocarro com roupas sujas!
– Pode levar proteções para os olhos: óculos podem não ser a melhor opção porque pode magoar. O melhor serão óculos de natação.
– Use sapatos com boa aderência: para não escorregar nos quilos de tomate que vão cobrir as ruas.

Mais informação sobre a Tomatina aqui.

Foto: www.spain.info

Foto: www.spain.info

Foto: tomatina.es

Foto: tomatina.es

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo