Em cima das rochas, onde batem as ondas do oceano Atlântico, no Porto, o Forte de São Francisco Xavier, também conhecido como Castelo do Queijo. Foi edificado um forte, no século XV, e depois reconstruído no século XVII, no reinado de Afonso VI, para assumir o aspecto que tem hoje. Hoje em dia, a Associação de Comandos está a gerir o espaço e a ocupar salas interiores com exposições. Pode subir ao topo do forte e ter a vista, a toda a volta, com as praias do Porto e de Matosinhos.
Com projeto do engenheiro militar francês Miguel de l’Ècole, o objetivo da construção do Forte de São Francisco Xavier seria de defesa costeira, construído aquando da guerra da Restauração. Desde 1939, está classificado como Imóvel de Interesse Público. Durante o Cerco do Porto foi ocupado pelas tropas miguelistas e manteve-se firme com os bombardeamentos dos navios liberais. Aquando da ocupação pelas tropas da Junta do Povo, em 1846, foi alvejado pela fragata Íris, fiel ao governo de Maria II de Portugal (1826-1828, 1834-1853).
A Guarda Fiscal ocupou o forte entre 1890 e 1910. Em 1949 (e até Abril de 1974) foi ocupado pelo Núcleo da Brigada Naval da Legião Portuguesa do Porto. A Associação de Comandos está atualmente a gerir o espaço, com um café e uma esplanada que fica na zona coberta. Também organizou um pequeno museu militar, numa sala onde tem objetos, mapas e outros documentos.
E porque se chama Castelo do Queijo? Diz-se que foi-lhe dado esse nome por estar em cima de uma rocha granítica que tinha o formato semelhantes ao de um queijo. A verdade é que os habitantes do Porto mais rapidamente lhe chamam (e o conhecem como) Castelo do Queijo do que Forte de São Francisco Xavier – diz-se que existiu um oratório, no interior, dedicado a este santo.
Além do pequeno espaço museológico e do café, tem uma outra sala com antiguidades, quadros, artesanato e pinturas em cerâmica. No topo, com vista de 360 graus, além das guaritas, o forte mantém os seus antigos canhões apontados. Mantém igualmente o portão de armas (com o escudo de armas de Portugal) e a porta levadiça.
INFORMAÇÕES
Forte de São Francisco Xavier – Castelo do Queijo, Porto, Portugal
Morada: Praça de Gonçalves Zarco, 4100-274 Porto, Portugal
Entrada: 0,50€/pessoa
Horário: encerra à segunda-feira; domingo, 12h00-17h00; terça-feira a sábado, 13h00-17h00
Tem café/bar, esplanada interior e casas de banho.