Lampreia - Foto Direitos Reservados Lampreia - Foto: Direitos Reservados
Publicado em Março 14, 2018

8 razões para ir ao Festival Gastronómico Sabores da Lampreia – Valença

Gastronomia

Alerta para todos os apreciadores da lampreia: o Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, acontece entre 16 e 18 de março, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença. Lá, poderá escolher a forma preferida de provar lampreia: à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Assada no Forno, Recheada, Seca ou o prato dos cinco sabores.

1- Cinco Receitas de Lampreia

Se é amante de lampreia é certo que já experimentou o Arroz de Lampreia ou à Bordalesa. Neste festival, tem estes pratos, mas, também, a oportunidade de saborear a Assada no Forno, a Recheada e a Seca. Para quem quiser degustar todas as formas a organização apresenta o prato dos cinco sabores.

2 – O Preço 

A lampreia apresenta-se a preços populares, a partir de 12 euros a dose.

3 – Experiência Garantida

Nove edições do festival: um serviço apurado e reconhecido que, ano após ano, atrai mais apreciadores.

4 – Tudo Feito na Hora

Cozinha aberta, com todos os pratos a serem preparados na hora e no recinto do festival.

5 – Cozinheiros especialistas em Lampreia

Neste festival, os cozinheiros são os próprios pescadores. Do rio à mesa estes são os guardiões dos segredos seculares da lampreia. Cozinheiros especializados que foram apurando as receitas que agora se apresentam em festival.

6 – Quem Vem Gosta e Repete

Este festival é considerado um dos maiores do mundo dedicado à lampreia, tanto pela quantidade de lampreias confecionadas, como pela variedade, riqueza e originalidade dos pratos.

7 – A Melhor do Mundo – Lampreia do Rio Minho

Este festival é uma excelente oportunidade para deliciar-se com uma boa lampreia do rio Minho considerada, pelos especialistas, a melhor do mundo.

8 – Pesca Artesanal

Em Valença, a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia.

Lampreia © Viaje Comigo

Lampreia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo