Este mês, saiu a minha entrevista no Jornal Hey Porto com algumas dicas da minha cidade, o Porto. São sobretudo sugestões de como passar um dia na cidade: locais para visitar, onde ir comer, compras, relaxar e passear na Invicta.
O Jornal Hey Porto é o “1º jornal inteiramente direcionado aos turistas que visitam a cidade do Porto. Editado em três línguas, Inglês, Francês e Espanhol, pretende oferecer-lhes uma ideia do que fazer no Porto, o que visitar, onde dormir, onde jantar, onde se divertir mas acima de tudo apresentar-lhes a história da cidade que é fundamental para perceber o que é hoje o Porto e claro as personagens que complementam a identidade geral e que só assim tornaram possível que dia após dia aumentem o número de visitantes”, diz na apresentação do site do jornal.
UM DIA COM SUSANA RIBEIRO
Pequeno-almoço
O Carvalhido é a área que reúne algumas das melhores confeitarias da cidade do Porto. A Nova Real é uma delas e o local perfeito para começar o dia com um pequeno-almoço com pães e pastelaria muito fresca. Como é tudo bom lá, dos salgados aos doces, é difícil sugerir o que quer que seja. Olhe para as montras e delicie-se, mas aviso que a escolha não vai ser fácil.
Café a meio da manhã
Não tomo café. Quando estou em viagem até me dizem, em jeito de brincadeira, que devo ser a única portuguesa, no mundo, que não bebe café. Mas, se for para um chá, a meio da manhã, podia ser na Tavi com vista para o mar, na Foz. E com um docinho a acompanhar.
Umas compras
Quem diz compras, diz ver umas montras. E pode ir passear pela Rua Miguel Bombarda, onde tem o Centro Comercial Miguel Bombarda, com diversas lojas diferentes, e dezenas de galerias de arte para visitar. Aqui perto está também o Palácio de Cristal, que vale muito a pena para um passeio, se o tempo estiver convidativo.
Almoço
Ao almoço… uma francesinha! Assim tem o dia todo para queimar as calorias a mais. A Rua Passos Manuel já é chamada da rua das francesinhas, de tantas que são as casas que as servem… e o petisco também já se alastrou para a Praça dos Poveiros. Como toda a gente tem uma opinião diferente sobre qual a melhor francesinha, deixo ao vosso critério…. Mas, se me pedem para escolher: as do Lado B são muito boas.
Umas compras
Na Rua de Guedes de Azevedo, 123, a Mercado Loft Store é uma perdição para quem gosta de artigos de decoração e com peças muito bonitas – que dão prendas muito originais.
Jantar
Depois das compras e de uma caminhada no calçadão da Foz, abre-se o apetite para o jantar. Mas, qual escolher? Sugiro o Wish (Largo Igreja da Foz) com comida tradicional e sushi ou o BH Foz (Avenida do Brasil) – que serve de tudo um pouco e fica de frente para o mar.
Copo
Hoje em dia, a noite na Baixa do Porto é muito passada nas ruas, mas quando está frio entro no bar Gin House: com bom ambiente e à semana muito tranquilo.
Dançar
Há pouco tempo descobri o bar da Embaixada Lomográfica do Porto (perto da praça Carlos Alberto) e o Garden’s (na travessa de Cedofeita). Ambos dão para conversar e para dançar.
O Hey Porto é possível ser encontrado nos postos de turismo da Câmara Municipal do Porto, nos postos a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa rede de mais de 100 hotéis e ainda nos principais locais de visita da cidade como o Palácio da Bolsa e a Torre dos Clérigos.
A edição do Hey Porto é assegurada pela empresa Página Mutante, que se enquadra no grupo de empresas da Porto de Ideias e que é igualmente responsável pela edição portuguesa da revista Noivas de Portugal.