Puente Genil, Córdoba, Andaluzia, Espanha
Na Andaluzia, no sul de Espanha, Puente Genil faz parte do roteiro dos Caminos de Pasión, que reúnem cidades com fortes pretextos para serem visitadas durante a Semana Santa. Mas, este é um local repleto de história, com vestígios de vilas romanas bem preservadas e uma terra onde os marmelos são reis!
Além disso, durante todo o ano tem várias festas, que pode verificar na agenda mais abaixo. Conheça aqui Puente Genil, cidade que pertence à província de Córdoba.
Puente Genil não existiria se não fosse o rio que lhe dá o nome e que, desde a antiguidade, foi sempre muito importante para esta região.
A origem do município resulta da união de duas localidades: a vila Pontón de Don Gonzalo, fundada em tempos do Rei Fernando III, do lado direito do rio Genil, e o Bairro de Miragens, no lado oposto, que pertencia administrativamente à província de Sevilha.
As duas vilas ficaram unidas durante a regência de Maria Cristina (1834) criando a atual Puente Genil. Hoje em dia , a cidade tem 30 mil habitantes.
Localmente conhecida como La Magnata, a Semana Santa é uma das mais importantes manifestações religiosas populares. São 23 as confrarias que saem à rua e desfilam na procissão, com 400 figuras bíblicas, do Novo e do Antigo Testamento.
Também tem uma festa da Semana Santa especialmente pensada para as crianças, no mês de maio.

A ponte sobre o rio Genil teve a construção no século XVI (1561). O Museu Histórico Local alberga descobertas datadas do Paleolítico inferior até à Idade Média, sobressaindo os vestígios romanos da Fuente Álamo, os da Necrópole de los Castellares e árabes de Castillo Anzur.


A Villa Romana de Fuente Álamo merece uma visita atenta, através do seu Centro de Interpretação e Achados, do século IV d.C., com mosaicos em exposição – sendo que muitos deles estão perfeitamente reconstruídos. Também se consegue perceber onde eram as divisões das casas que outrora ali existiram.

A Villa Romana, aberta ao público desde 2011, é um lugar carregado de história – classificado como Local de Interesse Cultural – que durante mais de dois mil anos foi habitado e, aqui, ficaram ruínas das habitações, com diversos mosaicos representativos de cenas mitológicas.
Um desses mosaicos tem a representação de três mulheres a dançarem que são as três filhas de Zeus: Eufrosine, Áglae e Talía. Também ali está o mosaico O Triunfo de Baco, deus do vinho e fertilidade.


Aqui se percebe como eram decoradas as casas de famílias abastadas, rodeadas de campos. Onde vivia a família, a parte do armazém e a calçada toda pavimentada indicam que era uma família com muito dinheiro e poder. A comprovar isso… foi encontrada, na parte de baixo, uma piscina, o que mostra o interesse em se tratar também do corpo naquela altura.
OS MARMELOS DE PUENTE GENIL
Puente Genil é conhecida por ser a cidade do Doce de Marmelo. Aliás, é reconhecida mundialmente por ter uma importante produção e exportação do fruto, desde os finais do século XIX.

Um dos “quartéis” da Semana Santa que visitamos, em Puente Genil, foi o El Ciro (mas também existe o Las Cien Luces).
E no El Ciro, um grupo de cidadãos de Puente Genil nos aguardou para mostrar as suas tradições, durante a Semana Santa, e também para explicar como se faz o tradicional doce de marmelo (marmelada) que tem direto a um concurso anual.
Não se esqueça que, em Espanha, se disser “marmelada” é o equivalente a compota ou doce. Para pedir marmelada (sólida) tem de dizer doce de “membrillo” (que é o marmelo).
Puente Genil é também conhecido pelos seus vinhos e pelos seus azeites.
Locais de natureza a visitar: Lagoa de Tíscar, Serra del Niño e Serra del Castllio, a Lagoa Seca.
Pode fazer canoagem no rio Genil, acompanhado no caminho pela paisagem natural da Via Verde Subbética.



A VISITAR EM PUENTE GENIL
– Villa Romana de Fuente Álamo
Encerra dias 24, 25 e 31 de dezembro; 1 e 6 de janeiro; 28 de fevereiro; 25 de abril; 3 de maio; 15 de agosto; sexta-feira Santa

– Museu Arqueológico
– Fábrica la Alianza
– Paróquia de Nossa Senhora da Carmen
– Ponte sobre o rio Genil
– Casa da Aurora
– Casa-Palácio dos Duques de Mecinaceli
– Paróquia de Jesus O Nazareno
– Ex-Convento de la Victoria
– Ex-Convento de la Assunción
– Santuário de la Concepción
– Casa de leopoldo Memoniez
– Ermita Dolce Nombre de Jesus
– Ermida da VeraCruz
– Paróquia de Santiago
– Paróquia da Purificação

O doce de marmelo tem três casas e fábricas mais conhecidas, que podem ser visitadas e pode fazer lá provas:
– Membrillo El Quijote (Marcações: +34 957 609 096)
– Membrillo San Lorenzo (Marcações: +34 957 600 296)
– Membrillo La Góndola (Marcações: +34 957 600 329)

ONDE COMER EM PUENTE GENIL
Quando estivemos em Puente Genil, fomos a um dos restaurantes mais conhecidos da região: a Casa Pedro.
Começamos por um salmorejo divinal (que repetimos e repetimos, de tão bom que era) e, nas entradas, seguiram-se as típicas croquetas espanholas e salada.



É um restaurante com várias salas, muito grande, que está sempre cheio – ao fim de semana ainda mais e com muitas famílias – mas, mesmo assim, o serviço é rápido. Tem variados pratos de carne e de peixe para escolher.

Nas sobremesas escolha o Mil folhas de Creme e Natas – pode parecer grande mas como é massa mil folhas não é um doce muito pesado – digo eu que sou muito doceira… O preço médio do restaurante Casa Pedro é de cerca de 35€.


FESTAS ANUAIS DE PUENTE GENIL
Janeiro
– Cabalgata de Reyes
Fevereiro
– Sábados romanos, em todos os sábados da Quaresma
– Exaltação de la Saeta Cuartelera
Abril
– Semana Santa
– Romaria de San Marcos
– Concurso de Cante Flamenco Membrillo (Marmelo) de Ouro

Maio
– Virgem dos Desamparados
– Cruzes de Maio
– Encontro Nacional de Poesia
– Festival das Aldeias
– Concurso de Cante Flamenco Membrillo (Marmelo) de Ouro

Junho
– Corpus Christi
– Concurso de Cante Flamenco Membrillo (Marmelo) de Ouro
Julho
– Novena em Honra de Nossa Senhora del Carmen
Agosto
– Feira Real (de 15 a 19) celebra-se desde 1834, por decreto da rainha, sendo uma das mais antigas da Andaluzia
– Festival de Cante Grande Fosforito (dia 14) com a Chave de Ouro do Cante, que existe desde 1966
Outubro
– Apanha e prova do marmelo
Dezembro
– Festas da Imaculada




Um comentário
Pingback: