O verde de Trat © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 15, 2016

Afinal, o que é o Zika?

Preparar a viagem [ Malas ]

O Zika tem estado nas notícias e há muita contra-informação, por isso, decidimos esclarecer, de uma forma sucinta, todos os viajantes sobre os potenciais riscos, países em que o Zika representa perigo e como evitá-lo.

O que é o Zika?

O Zika é um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegyptinas e não se transmite entre humanos.

Sintomas

Estima-se que o período de incubação – o tempo desde a exposição ao vírus até aos sintomas – seja de alguns dias. Os sintomas podem durar de 2 a 7 dias e podem ser: febre, mal-estar, conjuntivite, mialgia, erupções de pele e cefaleias (dores de cabeça).
O caso torna-se mais grave para grávidas pois sendo afetadas, o bebé pode sofrer malformações, como a microcefalia.

Países mais afetados

Neste momento, o Brasil é o país mais afetado pelo vírus, seguido por países como a Colômbia, Equador, El Salvador, Jamaica e Porto Rico, que inclusive aconselharam as mulheres a adiarem a gravidez, de 6 a 8 meses.
Para quem viajar, estando grávida, recomendam cuidados extra na prevenção contra a picada.

Os restantes países onde foi assinalado o vírus são:
Barbados, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Saint Martin, Suriname, Ilhas Virgens (EUA) e Venezuela.

A Europa pode ser afetada?

Tanto na Europa como nos Estados Unidos, o alerta foi dado pois ocorreram casos de pessoas afetadas pelo vírus, que retornavam de países onde a epidemia proliferou. Todavia, na Europa, as condições meteorológicas não são propícias para a propagação do mosquito.
As preocupações estão direcionadas para a chegada da primavera e nos locais mais quentes.
Em Portugal, o mosquito foi identificado na Madeira, mas não existe nenhum clima de alarmismo em relação a isso.

Como diagnosticar?

Para saber se foi afetado pelo vírus tem que tirar sangue para ser analisado, isolando o vírus.

Tratamento

Ainda não existe nenhum tipo de tratamento, nem vacina contra o Zika.
Quem for picado deve tratar os sintomas (febre, dores de cabeça) com os medicamentos comuns, repousar bastante e beber muitos líquidos.

Prevenção

Ao viajar para locais onde o mosquito foi sinalizado, tem que evitar ser picado. Como? Usando repelentes de insetos aprovados pelo Esquema de Avaliação de Pesticidas da OMS e utilizando vestuário – de cor clara preferencialmente – que cubra o corpo o máximo possível. Deve criar também barreiras físicas contra os mosquitos, como redes, janelas e portas fechadas, e dormir protegido por um mosquiteiro.
Para evitar a proliferação do mosquito, deve limpar, esvaziar ou cobrir recetáculos que possam conter água, como vasos ou baldes.

Existe relação entre o Zika e microcefalia?

Há um aumento exponencial de casos de bebés nascidos com microcefalia – o diâmetro das suas cabeças são mais pequenas do que o normal – principalmente no nordeste do Brasil.
Segunda a OMS (Organização Mundial de Saúde) há uma forte suspeita que estas malformações estejam correlacionadas com o vírus, uma vez que existe associação temporal e geográfica. Contudo, mais investigações estão a ser feitas para estabelecer, com certeza, uma relação de causa-efeito.

O que é a microcefalia?

É uma malformação, na qual o bebé nasce com uma cabeça mais pequena que o normal, ou que deixa de crescer após o nascimento.

Como testar se o bebé tem uma malformação?

Os ultra-sons são a melhor maneira de diagnosticar, quando feitos no segundo ou terceiro trimestre da gravidez.
Após o nascimento (24 horas depois) há que medir a circunferência da cabeça e compará-la com os valores padrão da OMS.
Os bebés nascidos com esta anomalia podem sofrer de convulsões e problemas de aprendizagem. Há casos em que a criança não apresenta estas caraterísticas.
Não há tratamento algum para este problema.

Texto: Rafaela Santiago

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo