Loja Comer e Chorar por Mais, Porto
Publicado em Fevereiro 16, 2016

Feiras de Queijos e Enchidos 2016

Gastronomia

A propósito da colaboração do Viaje Comigo com o Lifecooler, foi-me pedido para falar de queijos e enchidos. Algo que não é difícil, já que estão entre os meus “petiscos” favoritos. Mas… e quando a comida se transforma em recordações da nossa meninice? Foi isso que aconteceu e aqui ficou o texto que tem também as dicas de feiras de queijos e enchidos, em Portugal, que podem visitar… e provar. Boas viagens!

Loja Comer e Chorar por Mais, Porto

Loja Comer e Chorar por Mais, Porto

Passear com o pretexto dos queijos e enchidos

Quando era criança não suportava o cheiro de queijos e ganhei uma certa aversão ao queijo da Serra. Bastava abrirem a rodela amarela que ficava logo enjoada. E, quando somos crianças, ouvimos muitas vezes os adultos dizerem “não sabes o que é bom”… o que se torna verdade! Pelo menos, no meu caso foi. Os queijos tornaram-se algo que não prescindo e que há sempre (mas sempre!) lá em casa e de diferentes formas: queijo em pó, ralado, meio queijo, fatiado, e agora até molhos de queijos…
Também me recordo de, ainda na meninice, meter a mão para apertar o nariz, quando passava à porta de lojas famosas por produtos tradicionais na Baixa do Porto. Puxava o braço da minha mãe a fugir, quando ela parava… Agora? Agora quando lá passo preciso de não olhar, para não babar as montras. E fico deliciada a olhar para os mais diversos queijos derretidos ou fatiados e os cheirinhos dos presuntos, dos chouriços, das alheiras…. ahhhh! Que perdição!
Se tivesse de escolher uma dessa lojas, seria a Comer e Chorar por Mais. Até porque penso que tem o nome mais adequado. Não é? Existe desde 1912, sempre na mesma família e dá vontade de trazer tudo de lá, dos queijos e dos enchidos, claro, acompanhados com pães regionais que chegam frescos todos os dias. Fica no número 300 da rua Formosa, artéria que acolhe outras lojas tradicionais como a Mercearia do Bolhão ou a Pérola do Bolhão, com a sua bonita fachada.
Continuo com as recordações e as memórias que os cheiros me trazem… sempre que entro numa destas lojas tradicionais. E ainda me recordo do quanto ficava contente por ir aos recados à minha avó e e entrar no talho. O cheiro que ainda guardo, era dos chouriços de “colorau” que a Dona Tininha arrancava de um sopro com a sua afiada faca. Eu, chegava perto deles, na montra, e fingia que escolhia, mas era só pelo cheiro. Curioso é que adorava aquele cheiro mais do que o sabor dos pratos onde era usado.
É possível a comida trazer tantas recordações? É! E com tantas feiras do fumeiro a decorrer agora, são sempre bons pretextos para passear. Que o cheiros – e as recordações – vos guiem até lá.

Agenda das próximas Feiras de Queijos e Enchidos/ Portugal 2016:
Seia, Feira do Queijo – 6 a 9 de fevereiro
Vinhais, 36ª Feira do Fumeiro – 4 a 7 de fevereiro
Celorico da Beira, Feira do Queijo – 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Cabeceiras de Basto, XX Festa da Orelheira e do Fumeiro – 5 a 8 de fevereiro
Belmonte, III Feira Tradicional de Enchidos e Sabores – 6 e 7 de fevereiro
Serpa, Feira do Queijo do Alentejo – 26 a 28 de fevereiro
Tábua, Feira do Queijo – 27 e 28 de fevereiro
Mirandela, Feira da Alheira – 4 a 6 de março

Loja Comer e Chorar por Mais, Porto

Loja Comer e Chorar por Mais, Porto

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo