Ilha Saona, República Dominicana
Publicado em Outubro 2, 2015

Viajar para a República Dominicana

Américas/ República Dominicana

A República Dominicana foi descoberta em 1492, por Cristovão Colombo, e desde então cativa milhões de visitantes graças às praias paradisíacas, clima tropical, história e muita animação.

Alguns dos produtos típicos são bem conhecidos, como os charutos, o rum, chocolates, merengue e e uma pedra semi-preciosa, conhecida como Pectolita-azul.
Apesar de Santo Domingo ser a capital, é Punta Cana o local que mais turistas atrai. Aliás, Punta Cana e Playa Bávaro são as praias mais famosas.

É verdade que é o azul do mar das Caraíbas que nos derrete o coração e nos faz marcar o voo em direção à República Dominicana. Mas, não pense que há só praia para conhecer neste país. Se a maior parte vai à procura de férias em descanso, existem resorts que se experimentar tudo o que oferecem… vai precisar de descansar a seguir.

Bandeira da República Dominicana

Bandeira da República Dominicana

Capital: Santo Domingo

Área: 48 mil km2

População: 9.378.819 habitantes (Censo de 2010)

Língua: espanhol

Moeda: Peso Dominicano (RD$)

Fronteiras: a norte, Oceano Atlântico, a sul o mar do Caribe

Sistema Político: Democracia Representativa

Clima: tropical, durante todo o ano as temperaturas médias oscilam entre os 19ºC e os 34ºC

Melhor altura para visitar: a época mais fria é entre novembro e abril, e a estação mais quente vai de maio a outubro, sendo agosto o mês mais quente; estação chuvosa começa em maio e termina em outubro.

Visto: Cidadãos brasileiros e portugueses não necessitam de visto, mas sim de um cartão de turista, geralmente vendido na compra do bilhete de avião ou pode ser adquirido no momento de entrada no país. Permite uma estadia até 90 dias

Gastronomia: tem uma gastronomia diversa e que varia de região para região. Saiba aqui o que pode provar na República Dominicana.

Prove a cerveja dominicana: Presidente

Sublime Samaná, República Dominicana

Sublime Samaná, República Dominicana

É o azul transparente das águas do Caribe fica na retina. Na zona de Punta Cana é mais transparente mas, a norte, com o oceano Atlântico já é mais azul escuro.
Se apanhar mau tempo, o mar vai estar mais azul escuro e castanho (de areia remexida) e, claro, não vai estar bonito.

Curiosidade: sabia que as praias e resorts da República Dominicana são o local escolhido por milhões de pares se casarem e para fazerem as suas luas-de-mel?

Horário: -4h em relação a Portugal Continental; -1h em relação a Brasília

Quando me diziam que “na República Dominicana começam o dia muito cedo” nunca pensei que fosse tão verdade. Fui em outubro e às 10h00, o sol já ia alto e o calor era insuportável. Por isso, quem gostava de caminhar na praia ia às 7h00!

Hotel Bahia Principe Punta Cana

Hotel Bahia Principe Punta Cana © Viaje Comigo

RESORTS

Se tenciona conhecer mais do que o seu resort – e olhe que a maior parte dos resorts são tão grandes que acaba por sair de lá sem conhecer tudo – pergunte o que há para conhecer à volta.

Quem ver como moram os locais? Peça indicações na receção do seu resort. Eles dizem-lhe onde ir, e reservam um táxi para o levar e o ir buscar a uma hora combinada, por exemplo.

Existem grandes diferenças entre os preços dos resorts. O tamanho do quarto pode influenciar no preço, assim como os mimos oferecidos: o facto de ter fruta e bebidas à chegada ou roupão e chinelos pode tornar o seu quarto mais caro, por exemplo. A vista também se paga, assim como a proximidade à praia.

Existem ainda os hóspedes VIP, que pagam ainda mais. Têm acesso a check in separado (não têm de ficar numa fila quando chegam ao resort) e podem ter sala de internet e de refeições à parte… Com sorte, pode conseguir um upgrade ou perguntar qual é o valor do mesmo, pode ser que consiga uma promoção.

Quando falamos em resorts mais baratos não quer dizer que são maus… o pior é que quando fica num bom, o mais fraco fica a parecer muito pobre! “Quando nos habituámos ao que é bom…” 😀

Todos os hotéis têm atividades, de manhã à noite: eventos para solteiros, para famílias e, com jeito, até lhe vendem o local onde fazer o seu casamento!

Nos resorts existem, além dos buffets, restaurantes temáticos: japoneses, italianos, franceses, espanhóis, etc. Proporcionam uma experiência diferente, mas a comida dos bufetts costuma ser boa e, em alguns, muito boa. Para conseguir ir àqueles restaurantes temáticos tem de se inscrever antecipadamente.

Leve sempre uma roupa mais formal para os jantares§: polo ou camisa, para homem, e vestido ou blusa para senhora, para ir até aos restaurantes mais chiques do resort. Muitos não permitem o uso de calções  para homem. Quase todos proíbem a entrada com chinelos de praia.

Casa de Campo, La Romana, República Dominicana

Casa de Campo, La Romana, República Dominicana © Viaje Comigo

Dicas:
– No primeiro dia no hotel veja como funciona tudo. Pegue num mapa para saber onde está o quarto e saber tudo a que tem direito. Aproveite para por o sono em dia e relaxar na praia e nas piscinas.
– Leve um adaptador. Alguns locais não têm fichas europeias. E mesmo quando as têm são poucas as que estão adaptadas.

CRIANÇAS E ADULTOS

Quase todos os resorts têm locais para as crianças brincarem – alguns melhores do que outros – piscinas próprias para os mais pequenos e comida no buffet pensada especialmente para os miúdos.

Em alguns resorts existem alojamentos que são só para Adultos e aí não podem ficar famílias com crianças.

CUIDADOS

Levem, ou comprem lá, protetor máximo para a pele. Mesmo na água ou dentro da piscina, tenham cuidados. Levem chapéu e, principalmente para crianças, roupa que filtre os raios ultravioleta. Como já disse, a partir das 10h00 o sol já queima muito e mesmo na piscina, dentro de água. Vi muitas crianças com escaldões (e adultos também, claro)!

SAÚDE

Os medicamentos podem ser vendidos à unidade. Nos hotéis são mais caros do que em farmácias. Estive constipada e comprei metade de uma caixa de descongestionante por 10 dólares! Um roubo!
Leve o que puder para uma emergência: pastilhas para a garganta, paracetamol, aspirina, etc.

Breathless Punta Cana Resort & Spa

Breathless Punta Cana Resort & Spa © Viaje Comigo

Aqui estão vários resorts que fomos visitar na República Dominicana – a maior parte tinha jacuzzis nos quartos e alguns nas varandas.

BÁVARO

Barceló Bávaro Palace Deluxe

Meliã Caribe Tropical, Bávaro

SAMANÁ

Balcones del Atlantico, Samaná

Hotel Bahia Principe Cayacoa

Gran Bahía Príncipe Cayo Levantado

Sublime Samaná Hotel

PUNTA CANA

Breathless Punta Cana Resort & Spa

Club Med Punta Cana

Hotel Bahia Principe Punta Cana

Paradisus Punta Cana Resort

Zoëtry Agua Punta Cana

LA ROMANA

Be Live Collection Canoa, Bayahibe

Casa de Campo

DESCUBRA AINDA NA REPÚBLICA DOMINICANA:

El Salto Del Limón, Samaná, República Dominicana

Parque Nacional los Haitises, Saman

Bávaro Adventure Park, Punta Cana, República Dominicana

Discoteca Imagine, Punta Cana, República Dominicana

PREPARE A SUA VIAGEM

Transportes na República Dominicana

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Instagram do Viaje Comigo

YouTube do Viaje Comigo

Facebook do Viaje Comigo

Pinterest do Viaje Comigo

Pôr do sol na praia do Be Live Canoa, Bayahibe, República Dominicana

Pôr do sol na praia do Be Live Canoa, Bayahibe, República Dominicana

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo