Quadro de eventos no Porto Welcome Center © Viaje Comigo Quadro de eventos no Porto Welcome Center © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 2, 2016

O maior Welcome Center do Mundo está onde? No Porto

Norte/ Notícias/ Portugal [ Porto ]

A Loja Interativa de Turismo do Porto e Norte de Portugal é a maior do país e é também o maior Welcome Center do Mundo. O Porto Welcome Center, que abriu hoje as portas, representa todo o norte de Portugal com informações preciosas para quem quer visitar esta região.

Com a entrada principal virada para a Estação de S. Bento (e uma outra para a praça das Cardosas), os viajantes podem contar aqui com atendimento personalizado, muitos folhetos informativos, e muitos painéis interativos que dão a conhecer o Norte de Portugal, sem sair deste espaço.

Entrada do Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Entrada do Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Mal entra no Welcome Center tem painéis interativos (que funcionam com a aproximação dos visitantes) que divulgam as atividades e eventos de todos os 86 municípios do Porto e Norte de Portugal para a semana em vigor. Assim, ficar a conhecer o que se vai passar nos próximos dias nos locais que pretende visitar.

Ao lado estão outros quadradros, igualmente interativos, que mostram o vinho do Porto e a ourivesaria de Viana, por exemplo. Pode mexer e brincar, de forma a saber mais sobre artes e ofícios tão tradicionais.

Caixas interativas no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Caixas interativas no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Na sala maior, um quadro grande – videowall – diz “Expressa-te”. É onde podem estar a passar imagens mas também onde qualquer pessoa pode deixar uma mensagem, escrevendo com a mão diretamente no ecrã. No final pode até associar a uma imagem e enviar para e-mail para quem quiser ou para si próprio.

Na área do Porto Welcome Center os turistas poderão deixar as malas nos cacifos, que estão junto das casas de banho. E há um espaço especialmente pensado para as crianças, com jogos interativos, em que se aprende – e pensada também para as visitas das escolas.

Cacifos no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Cacifos no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Para crianças no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Para crianças no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Existem ainda dois painéis onde pode pesquisar o que quiser em relação ao Norte de Portugal e duas mesas também interativas com informações sobre “Onde comer”, “Onde dormir”, “Onde comprar”, o que visitar, etc. As informações funcionam também por QR Code podendo guardar as mesmas no seu smartphone.

Pela sala, onde está um balcão, com atendimento personalizado, estão espalhadas várias vitrines com produtos que representam também a região: bolachas, compotas, ourivesaria, cerâmica, artesanato, e merchandising da cidade do Porto.

Balcão do Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Balcão do Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Apesar de toda esta tecnologia à disposição dos viajantes ser verdadeiramente interessante, foram duas as salas que nos prenderam mais a atenção.

Uma delas é a sala onde pode ver enormes fotografias, em 360 graus, de locais do Porto e Norte e pode, simplesmente ao mexer com as mãos, sem sequer ter de tocar, ver toda a paisagem ou monumento e suas particularidades, já que pode aumentar e ver os pormenores.

Sala 360º no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Sala 360º no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Outra sala que nos cativou muito – e nem é muito grande – foi a câmara de vinhos, ou garrafeira interativa. Através de um painel interativo escolhe o vinho que quer comprar (pode bebê-lo no espaço ou levar consigo) e uma luz apontará para o vinho que escolheu na prateleira. Há varias marcas representadas.

Escolha na garrafeira - Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Escolha na garrafeira interativa – Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Garrafeira no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Garrafeira no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Sente-se agora no pequeno auditório, para ver um dos filmes sobre a região do Porto e Norte de Portugal. Primeiro coloque os óculos 3D, já que esta é também uma experiência única… parecendo, muitas vezes, que estamos literalmente a um passo daqueles sítios que estamos a ver. Quase parece que lhes podemos tocar.

De salientar que a região do Porto e Norte de Portugal é uma das poucas regiões no mundo que concentra quatro locais Património da Humanidade: são eles Porto (e Vila Nova de Gaia), Douro, Foz Côa e Guimarães.

Porto 3 D no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Porto 3 D no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Óculos 3D - Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Óculos 3D – Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Uma das inovações deste Porto Welcome Center é ter um espaço gourmet onde também vão estar representadas as iguarias da região. No dia em que visitámos estavam disponíveis os vinhos da Quinta da Pacheca e a bola de Lamego, para degustação. Mas estão disponíveis muitas outras bebidas e comida que representam a gastronomia regional.

Vinhos e bôla de Lamego no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Vinhos e bôla de Lamego no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Neste espaço gastronómico do Porto Welcome Center está como responsável o chef transmontano Marco Gomes. Haverá sempre conservas e outras iguarias para pr0var, desde tostas a tábuas de queijos ou de enchidos e ainda uma tábua de presunto Bísaro (30 meses). Agregado a este espaço está um balcão e bar e uma esplanada na praça das Cardosas, com mobiliário moderno.

Esplanada na praça das Cardosas - Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Esplanada na praça das Cardosas – Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Números:

– 450m2 é a área do Porto Welcome Center
– 86 municípios compõem a região do Porto e Norte e Portugal
– 3 lojas interativas sobre o Porto e Norte: este Porto Welcome Center, a do Aeroporto e a de Santiago de Compostela
– Mais de 2 milhões de visitantes já passaram, desde a abertura em 2012, pela loja do Aeroporto Francisco Sá Carneiro
– Mais de 1, 1 milhão de dormidas de portugueses, registadas entre janeiro e maio de 2016, na Região do Norte de Portugal

INFORMAÇÕES

Morada: Praça Almeida Garrett, nº 27, Porto, ou entrada pela Praça das Cardosas
Horário: 09h00-20h00

A inauguração oficial do Porto Welcome Center está marcada para o dia 27 de setembro.

Mesa interativa no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Mesa interativa no Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Sala 360º Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Sala 360º Porto Welcome Center © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo