Basílica de S. Stefano, Bolonha
Publicado em Maio 23, 2014

Visitar Bolonha, Itália

Itália [ Bolonha ]

Com quase 400 mil habitantes, a cidade de Bolonha fica no norte de Itália, na região de Emilia-Romana, entre o rio Reno e o rio Savena. É uma cidade multicultural e também com um ambiente jovem e universitário.

É nesta cidade que está a universidade mais antiga do país e da Europa, datada do século XI (1088) e por onde passaram personalidades – e deram aulas lá – como Petrarca, Dante e Boccaccio. Mais de 80 mil estudantes vivem na cidade de Bolonha, algo que se nota mal se chega à cidade pela quantidade de gente jovem que anda pelas ruas.

Bolonha

Bolonha

Também por aqui (na região de Bolonha) passaram os romanos, a ocupação de Napoleão Bonaparte e a cidade foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.

A cidade de Bolonha é conhecida como “La grassa, La dotta, La rossa”, o que significa “A gorda, A culta (ou a douta) e A vermelha”.

A Gorda pela diversidade da sua gastronomia; a Douta por ser sede da universidade mais antiga do país; e a Vermelha, porque na arquitetura medieval, que domina em Bolonha, destacam-se os edifícios e telhados de cor avermelhada (também as janelas mantêm uma cortina, estilo tapa-sol, do lado de fora e em vermelho).

Bolonha

Bolonha

A CIDADE DE BOLONHA

Bolonha é um sítio pitoresco. O centro consegue ser visitado em pouco mais de dia, mas se puder passar umas horas a “sentir a cidade” ainda a fica a conhecer melhor. Sente-se num dos cafés ou esplanadas e fique só a apreciar a vida da cidade.

Ao fim de semana, por exemplo, duas das principais ruas são fechadas – Via Ugo Bassi e Via Indipendenza – ao trânsito e todas as lojas ficam abertas até mais tarde. Os cafés, bares e restaurantes aproveitam e montam esplanadas mesmo no meio das estradas.

Há também música na Piazza Maggiore e noutros locais, que animam as ruas. Esta ação funciona das 8h00 de sábado até às 22h00 de domingo.

Arcadas em Bolonha

Arcadas em Bolonha

Bolonha é uma cidade vibrante, com gente de todas as idades a andar de bicicleta  – a velocidades incríveis e vestidos de qualquer forma, mesmo com saltos altos – e que também usa muitas motas. Em todas as ruas de Bolonha existem bicicletas estacionadas. Se quiser também tem pontos para alugar as bicicletas.

Bicicletas em Bolonha

Bicicletas em Bolonha

Em cada rua há um motivo a fotografar e, em cada canto, uma igreja para visitar, cheia de história. Os palácios mostram as suas enormes janelas, com portadas de madeira, e portas centenárias (bem tratadas) que mostram a riqueza das famílias que ali viveram – em cada frontaria há uma placa a explicar a história do local.

Há igrejas em todo o lado

Há igrejas em todo o lado

Os corredores (ou arcadas), junto das lojas, são todos cobertos e estendem-se por quilómetros. São obras com muitos anos – dizem que foram uma marca arquitetónica, do tempo da ditadura, e em algumas cidades até os retiraram por causa dessa conotação – mas quando chove são perfeitas para lá andar debaixo e, assim, também conseguiram manter o comércio tradicional ativo, quer chova ou faça sol.

Arcadas em Bolonha

Arcadas em Bolonha. Em dias de chuva ninguém se molha

O QUE VISITAR EM BOLONHA

– Piazza Maggiore (Praça Maior): onde está a Fonte de Netuno (Fontana del Nettuno), obra do século XVI. Está também a Basílica de São Petrónio (Basilica di San Petronio); os palácios Palazzo d’Accursio (ou Palácio da Comuna); o Palazzo del Podestà, o Palazzo Re Enzo, o Palazzo de’ Banchi e a Sala Borsa, uma biblioteca multimédia.

Fonte de Neptuno

Fonte de Neptuno

– Praça e fonte de Neptuno: há sempre um corropio aqui. Artistas de rua, turistas, visitas de estudo e muita gente a circular.

– Duas Torres: Torri degli Asinelli (97,20 metros) e Garisenda (48,16 metros de altura). Foram ambas construídas entre os séculos XII e XIII. Entrada: 3€/pessoa

Digamos que não inspiram grande confiança. Uma está meia tombada e já foi retirada parte do topo, por precaução – recordo que a cidade sofreu bombardeamentos durante a Segunda Grande Guerra – e, na outra, a proposta é subir 498 degraus minúsculos de madeira… Só fui espreitar mas acabei por não subir. Mas, a vista deve ser espetacular do topo.

As duas torres de Bolonha

As duas torres de Bolonha

– Basílica de São Petrónio. É a sexta Igreja maior do Mundo e fica na Praça Maior. É de facto enorme. De se ficar sem palavras. Foi construída entre os séculos XIV e XVII e além da sua grandiosidade tem pinturas de vários artistas no seu interior.

Igreja S. Petronio

Igreja S. Petronio

Igreja S. Petronio

Igreja S. Petronio

– La Piccola Venezia: é simplesmente um local onde já existiram canais de água. Chamam-lhe Pequena Veneza e dá para espreitar por uma janela… na Via Piella.

– Palazzo d’Accursio ou Palazzo del Comune: é um conjunto de edifícios com séculos de história. Atualmente é aqui que está a sede do governo da cidade de Bolonha. Também no seu interior tem estátuas e pinturas com muita história.

– Palazzo del Podestà e Palazzo Re Enzo: entre eles está o Palazzo del Capitano del Popolo. O Palazzo del Podestà começou a ser construído no século XIII e o Palazzo Re Enzo em 1245.

Cidade de Bolonha

Cidade de Bolonha

– Voltone del Podestà: está entre aqueles dois palácios e guarda uma curiosidade que todos querem testar. Na galeria, com uma abóbada, se sussurrar num dos cantos as pessoas conseguem ouvir tudo, no canto oposto.

– Jardim Giardini Margherita, que tem o nome da esposa do rei Umberto I.

– Igreja de Santa Maria dos Escravos

– Basílica de S. Stefano: tem uma grande praça, com uma esplanada, e o seu conjunto contempla sete igrejas. A Basílica merece mesmo uma visita pelo interesse histórico de todos os seus claustros e igrejas, no interior. É conhecida como a Jerusalém de Bolonha, porque tem várias características parecidas com o Santo Sepulcro.

Dentro da Basílica de S. Stefano

Dentro da Basílica de S. Stefano

MUSEUS DE BOLONHA

– Museu da História de Bolonha (Via Castiglione, 8)

Museu Ducati (Bairro de Borgo Panigale, Via Cavaliere Ducati, 3)

– Museu Cívico Arqueológico (Via dell’Archiginnasio) conta a história local desde a pré-história até à época romana e muito mais.

– Museu Cívico Medieval (Via Manzoni)

Dentro da Basílica de S. Stefano, Bolonha

Dentro da Basílica de S. Stefano, Bolonha

COMPRAS

Toda a cidade de Bolonha está recheada de comércio tradicional. Desde pequenas lojas, até às grandes marcas internacionais. Aqui não há centros comerciais – só algumas galerias que reúnem marcas – e o comércio faz-se todo na rua. Ruas mais populares com lojas: Via Farini, a Via Ugo Bassi, a Via Indipendenza e a Via San Felice.

Nas ruelas descobre as lojas de comida italiana, desde as pastas frescas até aos queijos. A zona do Quadrilatero – que fazia toda parte do mercado – é toda ela recheada de cafés, lojas e pequenos restaurantes com comida típica bolonhesa. Também encontra peixe fresco à venda e outros produtos alimentares. Os locais fazem mesmo compras aqui.

Queijo Parmesão

Queijo Parmesão

Lojas de comércio tradicional com produtos alimentares

Lojas de comércio tradicional com produtos alimentares

Mercados ao ar livre:

Às sextas e sábados, na Piazza VIII Agosto, há um mercado (ao sábado é mais parecido com uma feira) com bancas que vendem vários artigos: antiguidades, artigos vintage, artigos para casa, sapatos e muita roupa.

Feira de antiguidades, Bolonha

Feira de antiguidades, Bolonha

Feira de antiguidades, Bolonha

Feira de antiguidades, Bolonha

ONDE COMER

Não é por acaso que Bolonha é chamada – e tem, como um dos três apelidos – a Gorda. A sua riqueza gastronómica faz com que muitas dietas vão por água abaixo com pizzas, pastas, risottos e outros pratos típicos. E os gelados, claro. Que são dos melhores do mundo. Leia tudo aqui, sobre o que pode comer em Bolonha. E não pense em dietas.

Gelado Crema di Latte

Gelado Crema di Latte

Risotto no restaurante Clavature

Risotto no restaurante Clavature

CAFÉS E BARES

Na zona da universidade, os bares são porta sim, porta não. Há cafés, bares minúsculos – que convidam só a ir buscar a bebida e a vir para a rua – e bares maiores, inclusive discotecas.

Café Maxim, perto das Duas Torres

Café Maxim, perto das Duas Torres

O Le Stanze fica na Via Borgo di San Pietro e é um bar/discoteca. Abre ao final da tarde/noite e serve aperitivos (uma espécie de buffet com pastas frias, pizzas e finger food). O Le Stanze é uma capela privada do Palazzo Bentivoglio, datada do século XVI transformada num bar/discoteca. Algumas pinturas permanecem no teto e a DJ está no alto da capela, a colocar música numa espécie de altar.

Le Stanze, Bolonha

Le Stanze, Bolonha

Durante o dia, já cansados de calcorrear as ruas de Bolonha, encontramos o Blanco Café (com wifi), na via Delle Moline, número 10, onde ficámos a descansar e a beber algo fresco. Fica mesmo em frente ao Le Stanze. Ao final do dia vai tendo também algumas coisas para petiscar a quem comprar bebidas (os tradicionais aperitivos que os italianos tomam).

Torre de Bolonha

Torre de Bolonha

Praça Verdi, Bolonha

Praça Verdi, Bolonha

Pelas ruas funciona também o botelhão, como em Portugal ou Espanha. Ou seja, compram-se as bebidas mais baratas em mini-mercados, que estão abertos até tarde, e bebe-se nas ruas.

A praça Verdi é um local de encontro de estudantes e turistas – muita gente mesmo e tanto de dia como de noite- e é uma zona que está muito policiada.

Aeroporto de Bolonha

Sabe que está em Bolonha quando tem, no aeroporto, dois Lamborghini em exposição

ONDE DORMIR

Onde procurar alojamento em Bolonha? Siga as nossas sugestões. O Viaje Comigo dá-lhe a conhecer várias propostas de alojamento, adaptadas às datas da sua viagem e também com o preços imediatamente disponíveis. Clique aqui.

Bolonha: A Vermelha

Bolonha: A Vermelha

AEROPORTO de Bolonha

O aeroporto Guglielmo Marconi é pequeno mas moderno e é fácil de dar com as portas de embarque. Partimos do Porto e, à chegada, aconteceu algo que nos deixou todos a rir. Os viajantes da Ryanair estão habituados a fazerem a pé o trajeto entre o avião e o edifício do aeroporto. Mas, desta vez, veio uma camioneta buscar-nos ao avião. Imaginámos que a saída seria longe. Mas não! Andamos uns 200 metros e parámos para sair! Foi uma risota total!

Existe um Aerobus que o leva para o centro da cidade de Bolonha (até à estação) e depois para o aeroporto: 6€/pessoa cada trajeto. Do centro da cidade, táxi pode custar 15€, por isso, se viajar com mais pessoas compensa – tenha em atenção que ao fim de semana é mais caro. Do aeroporto até ao centro da cidade são cerca de 20 minutos – sem trânsito.

Estátua de Garibaldi

Estátua de Garibaldi

Farmácia fundada em 1814

Farmácia fundada em 1814

E para terminar, um vídeo sobre Bolonha a seguirem aqui:

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo