Azevias de Bolota e Mel
Publicado em Janeiro 4, 2014

Azevias de bolota e mel, pelo chef Pedro Mendes

Gastronomia [ Receitas ]

No seu livro “O Renascer da Bolota”, o chef Pedro Mendes* sugere três dezenas de receitas feitas com bolotas, entre as quais está esta das azevias de bolota e mel.

Lançado neste verão de 2013, este livro da autoria de Pedro Mendes – atualmente chef executivo do Restaurante Narcissus no Alentejo Marmòris Hotel & Spa – encontra-se à venda e traz receitas para pratos de carne, petiscos e sobremesas.

Hoje o chef é…você! Bom apetite!

INGREDIENTES

300g de bolotas

500cl de mel

Erva doce

500g de farinha

3 colheres de Azeite para a massa

1 colher de Manteiga

5cl de Brandy

Azeite para fritar as azevias

Azevias de Bolota e Mel

Azevias de Bolota e Mel

PREPARAÇÃO

Para o recheio:

1. Coza 300g de bolotas e triture com o mel e junte um pouco de erva doce.

Para a massa:

1. Deite a farinha numa taça e abra um buraco no meio.

2. Deite as 3 colheres de azeite, uma colher de manteiga e o brandy.

3. Amasse bem e vá salpicando com água morna.

4. Estenda a massa e recheie as azevias

5. Fritar as azevias em bom azeite e, no final, são passada por uma mistura de açúcar e canela

6. Servir

Chef Pedro Mendes

Chef Pedro Mendes

*CHEF PEDRO MENDES

Pedro Mendes iniciou-se na cozinha na Bélgica, e andou um pouco por toda a Europa. Regressou a Lisboa em 2001, e estabeleceu-se à frente do Restaurante 39 Degraus, na Cinemateca Portuguesa, assumindo o MMcafé pouco depois, onde ganhou dois ‘Garfos’, no concurso Lisboa à Prova. Assume depois a abertura do S. Jorge Café, e, em 2007, muda-se para o Algarve, como chef no Way Point, no Marina Club Hotel, em Lagos.

Com um curso intensivo no Cordon Bleu, em Paris, fez ainda várias formações com Vítor Sobral e Paulo Morais. Aceita o convite para o Restaurante Dolphin, na Praia da Luz, onde foi chef. É também consultor e autor de livros de cozinha.

Outros projetos: Taberna e Restaurante by Pedro Mendes, na Praia da Luz, de do qual foi proprietário e chef. Em 2012, Pedro Mendes viu o seu nome entrar para o famoso Guinness World Records, ao coordenar a confeção da Maior Omeleta do Mundo, em Ferreira do Zêzere.

Passou pelo restaurante A Concha, na Praia da Luz, em 2013, como chef e também nesse ano lançou o livro “O Renascer da Bolota”, uma obra inédita em Portugal sobre a utilização da bolota na culinária, reunindo um conjunto de receitas de sua autoria. Abraçou recentemente um novo desafio: é o chef executivo do Restaurante Narcissus no Alentejo Marmòris Hotel & Spa. Pedro Mendes é agenciado pela Prochef Agency.

Comentários

Poderá também gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo