The Yeatman Receita Pregado
Publicado em Outubro 4, 2013

Receita de pregado sautée com carpaccio vegetal, lâminas de rabo de boi e lulas estufadas, pelo chef Ricardo Costa

Gastronomia [ Receitas ]

Quer surpreender alguém com um prato criativo? Então tire esta carta da manga! Hoje o chef é… você! Cozinhe como um verdadeiro chef, em sua casa, seguindo a receita de Ricardo Costa, chef executivo do The Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia.

O chef  Ricardo Costa* (que arrecadou uma estrela Michelin para o The Yeatman Hotel, em 2012 e 2013) apresenta o prato: Pregado sautée com carpaccio vegetal, lâminas de rabo de boi e lulas estufadas. Os ingredientes apresentados abaixo são para uma receita para servir quatro pessoas. Preparado? Bom apetite!

 

INGREDIENTES

Pregado sautée com carpaccio vegetal, lâminas de rabo de boi e lulas estufadas

120g Pregado

20g carpaccio vegetal

5g pinhões

2g molho pesto

80g alho francês

60g funcho

60g cenoura

1dl azeite

1dl vinho branco Casa do Capitão-mor Alvarinho 2010

1dl molho de peixe

5 chalotas

q.b flor de sal e agrião

q.b terrina de rabo de boi

q.b chocos estufados

q.b batata

q.b favas frescas

 

PREPARAÇÃO

The Yeatman Receita Pregado

The Yeatman Receita Pregado

1. Limpar, arranjar e dosear o peixe.

2. Temperar com flor de sal e corar em azeite ao momento de servir.

Molho de peixe: sangra (colocar em água e gelo as espinhas de um dia para outro).

1. Branquear a chalota em manteiga e adicionar as espinhas de peixe, juntar em seguida os legumes cortados finamente e o “fumet de peixe”/sucos de peixe (ou água).

4. Deixar cozinhar lentamente.

5. Retirar as espinhas e deixar reduzir até ter a densidade desejada.

 

The Yeatman Chefe Ricardo Costa

The Yeatman Chefe Ricardo Costa

*CHEF RICARDO COSTA

Ricardo Costa é Chef Executivo no The Yeatman Hotel. Formado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desde cedo percebeu o seu gosto e apetência pela cozinha.

Exerceu a função de Chef de Partida no Restaurante “El Girasol” com o Chef Joachin Koerper. Mais tarde, foi Sub-Chef no Sheraton Porto Hotel & Spa, com o Chef Executivo Jerónimo Ferreira, sendo ainda responsável pelo “Porto Novo”, restaurante pertencente ao referido hotel. Foi ainda Chef de Cozinha no restaurante “The Portal”, em Londres.

Quando desempenhava a função de Chef Executivo no restaurante Largo do Paço, no hotel Casa da Calçada em Amarante, foi galardoado com uma estrela Michelin, em 2009 e 2010.

Recebeu o prémio anual de Chefe do Ano 2009 pela revista portuguesa “Wine”, tendo sido considerado líder da nova geração de chefs portugueses. Em 2013, Ricardo Costa recebeu o prémio de “Melhor Cozinheiro de Portugal” nos prémios Arco Atlântico Gastro, em Espanha.

Atualmente exerce o cargo de Chef Executivo no The Yeatman, estando responsável pelas suas cozinhas, sendo de salientar a do Restaurante Gastronómico. Em Novembro de 2011 o Restaurante do The Yeatman foi galardoado com uma estrela Michelin (Guia 2012) que renovou em 2012 (Guia 2013).

 

Comentários

Poderá também gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo

Partilhe esta página