The Yeatman Receita Pregado
Publicado em Outubro 4, 2013

Receita de pregado sautée com carpaccio vegetal, lâminas de rabo de boi e lulas estufadas, pelo chef Ricardo Costa

Gastronomia [ Receitas ]

Quer surpreender alguém com um prato criativo? Então tire esta carta da manga! Hoje o chef é… você! Cozinhe como um verdadeiro chef, em sua casa, seguindo a receita de Ricardo Costa, chef executivo do The Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia.

O chef  Ricardo Costa* (que arrecadou uma estrela Michelin para o The Yeatman Hotel, em 2012 e 2013) apresenta o prato: Pregado sautée com carpaccio vegetal, lâminas de rabo de boi e lulas estufadas. Os ingredientes apresentados abaixo são para uma receita para servir quatro pessoas. Preparado?

Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

INGREDIENTES

Pregado sautée com carpaccio vegetal, lâminas de rabo de boi e lulas estufadas

120g Pregado

20g carpaccio vegetal

5g pinhões

2g molho pesto

80g alho francês

60g funcho

60g cenoura

1dl azeite

1dl vinho branco Casa do Capitão-mor Alvarinho 2010

1dl molho de peixe

5 chalotas

q.b flor de sal e agrião

q.b terrina de rabo de boi

q.b chocos estufados

q.b batata

q.b favas frescas

PREPARAÇÃO

The Yeatman Receita Pregado

The Yeatman Receita Pregado

1. Limpar, arranjar e dosear o peixe.

2. Temperar com flor de sal e corar em azeite ao momento de servir.

Molho de peixe: sangra (colocar em água e gelo as espinhas de um dia para outro).

1. Branquear a chalota em manteiga e adicionar as espinhas de peixe, juntar em seguida os legumes cortados finamente e o “fumet de peixe”/sucos de peixe (ou água).

4. Deixar cozinhar lentamente.

5. Retirar as espinhas e deixar reduzir até ter a densidade desejada.

The Yeatman Chefe Ricardo Costa

The Yeatman Chefe Ricardo Costa

*CHEF RICARDO COSTA

Ricardo Costa é Chef Executivo no The Yeatman Hotel. Formado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desde cedo percebeu o seu gosto e apetência pela cozinha.

Exerceu a função de Chef de Partida no Restaurante “El Girasol” com o Chef Joachin Koerper. Mais tarde, foi Sub-Chef no Sheraton Porto Hotel & Spa, com o Chef Executivo Jerónimo Ferreira, sendo ainda responsável pelo “Porto Novo”, restaurante pertencente ao referido hotel. Foi ainda Chef de Cozinha no restaurante “The Portal”, em Londres.

Quando desempenhava a função de Chef Executivo no restaurante Largo do Paço, no hotel Casa da Calçada em Amarante, foi galardoado com uma estrela Michelin, em 2009 e 2010.

Recebeu o prémio anual de Chefe do Ano 2009 pela revista portuguesa “Wine”, tendo sido considerado líder da nova geração de chefs portugueses. Em 2013, Ricardo Costa recebeu o prémio de “Melhor Cozinheiro de Portugal” nos prémios Arco Atlântico Gastro, em Espanha.

Atualmente exerce o cargo de Chef Executivo no The Yeatman, estando responsável pelas suas cozinhas, sendo de salientar a do Restaurante Gastronómico. Em Novembro de 2011 o Restaurante do The Yeatman foi galardoado com uma estrela Michelin (Guia 2012) que renovou em 2012 (Guia 2013).

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo