Em Vila Nova de Gaia, se os sete museus do WOW são uma oferta constante do quarteirão cultural, é certo que as atividades gastronómicas aliadas à vista privilegiada são outro dos grandes atrativos. O WOW propõe, por isso, para este verão uma série de eventos que dão realce à gastronomia portuguesa. A saber: vem aí o Festival da Sardinha, da Francesinha e do Fumeiro.
No dia 1 de junho, das 12h às 22h, vai acontecer no VP o Festival da Sardinha. É sobre as toalhas em xadrez que os convivas vão poder degustar o prato com cinco sardinhas e uma bebida por 14 euros. A acompanhar, vai haver música tradicional e a mais bela perspetiva para a frente ribeirinha do Porto.
“No verão, queremos reunir os amigos e a família à volta da mesa, queremos aproveitar o bom tempo e, de preferência, com bons petiscos à mesa. Foi a pensar nisso, e para dar corpo ao verão na cidade, que criámos uma série de festivais à volta dos melhores petiscos típicos portugueses. Queremos que as pessoas se sintam confortáveis como em casa e felizes como num arraial”, explica Cláudio Sousa, diretor de restauração do WOW.
Nos dias 14 e 15 de junho, está de volta o Festival da Francesinha, onde para além dos argumentos gastronómicos, a música está garantida e promete reforçar o carácter autêntico do festival. O menu de uma francesinha à escolha, com batatas incluídas, e uma bebida (cerveja ou refrigerante) custa 15 euros. Este certame repete a 6 e 7 de setembro.
Nos dias 2 e 3 de agosto, junta-se o Festival das Tasquinhas, com as tapas portuguesas – das moelas aos rojões, o que há de mais típico vai estar em destaque. A 16 e 17 do mesmo mês, realiza-se o Festival do Fumeiro, sempre nos mesmos horários: das 12h às 22h.
Festas ao pôr-do-sol para celebrar o lado WOW da vida
Além da gastronomia, o WOW vai promover uma série de Sunset Parties na varanda do VP, nos dias 18 de maio, 5 e 19 de julho, 23 e 30 de agosto, e 13 de setembro. Os temas e os protagonistas musicais serão sempre diferentes, o horário manter-se-á: das 15h às 22h. Todas as informações adicionais estarão sempre disponíveis em wow.pt.
Sobre o WOW
O WOW é o novo quarteirão cultural do Grande Porto e está localizado no centro histórico de Vila Nova de Gaia. Nasce a partir das renovadas caves de Vinho do Porto, num projeto que foi classificado de Potencial Interesse Nacional (PIN).
O WOW tem uma área bruta de 55 mil metros quadrados e inclui no total sete museus, doze restaurantes e cafés, lojas, uma Escola de Vinho, um espaço de exposições e vários espaços de eventos. Inaugurado em 2020, o WOW celebra a cultura, a gastronomia, a história e as indústrias da região Norte e de Portugal.