Festival Varandas® Mirró Pereira - Festival Varandas®
Publicado em Agosto 4, 2016

Porto: Festival Varandas traz “Destinos”, de 5 a 26 de agosto

Eventos

A 5ª edição do Festival Varandas está de volta, ao Porto, com apresentações todas as sextas-feiras, às 22h00, de 5 a 26 de agosto. Este ano, o evento tem como tema “Destinos”, ou seja, viagens feitas através da música, teatro e poesia que trazem sonoridades e culturas de Portugal e de outros países, o que tornará este Varandas o mais internacional de todas as edições.

Já que este festival realiza-se em várias varandas da cidade do Porto (sim, é grátis!), o convite fica… vamos “varandear”?

PROGRAMA POR DIAS

Este ano o Festival Varandas 2016/Destinos Miragaia vai realizar-se em varandas deste tão típico bairro portuense, junto ao rio Douro.

Todas as sextas-feiras de agosto, de 5 a 26, serão oferecidas apresentações de teatro, música e poesia, na voz e interpretação de artistas do Porto e, este ano, também de Espanha e Estados Unidos da América.

– Dia 5 de agosto às 22h00 na Varanda ao Largo Artur Arcos

Abertura do Festival Varandas: Viagens na Minha Terra
Vamos dar a volta ao país através da voz e de arranjos originais de Rui David, uma presença habitual deste certame e um músico conhecido da cidade do Porto. Convida-se a uma incursão pela música tradicional e popular portuguesa, uma área geográfica e cultural cheia de sonoridades ligadas à terra, ao namoro e ao trabalho com vista sobre o passado e sobre uma identidade interpretada em tons do presente.
Voz, Guitarra e Arranjos Originais: Rui David; Letras: Música Popular Portuguesa.

Rui David - Festival Varandas®

Rui David – Festival Varandas®

Dia 12 de agosto

– Dia 12 de agosto, às 22h00 na Varanda World of Discoveries

No teatro, Homenagem Interactiva a Gil Vicente
É Gil Vicente do princípio ao fim, tudo mais ou menos em uma hora. A propósito dos 550 anos do nascimento do pai do teatro português, percorremos os seus principais autos desde o Auto da Visitação até à instauração da inquisição por D. João III, que pôs termo à actividade de Gil Vicente. Poeta nascido em plena Expansão, a sua obra testemunha lutas políticas, a descoberta da Costa de África, a chegada de Vasco da Gama à Índia, as conquistas de Afonso de Albuquerque e outros, a transformação de Portugal em “capital” europeia, ponto de passagem e paragem obrigatória no mundo. Entrem, portanto, nesta barca, houlá!, que a maré estará de feição e a rir castigaremos os costumes!
Encenação: Romeu dos Santos Pereira; Elenco: Luís Mendes Almeida, Francisco Conceição, Tiago Teixeira, André Aguiar, Filipe Reis, Sílvia Caprichoso; Criação e Coprodução: World of Discoveries, Museu Interactivo e Parque Temático e Associação Teatro Construção.

– Dia 13 de Agosto Arcos de Miragaia ao Largo Artur Arcos às 11h30

Varandinha: Romeu e Julieta em Verona
Sinopse explicada aos mais crescidos:
É o nome do seu teatro: O Globo. E foi sobre o mundo que Shakespeare sempre escreveu. O mundo e as pessoas e o que elas fazem ao mundo. Neste projecto de histórias do bardo imortal, O Globo dá uma ajuda ao planeta, celebrando-se os 400 anos da morte do grande mestre inglês da literatura universal. Contamos as tragédias e as comédias aos mais pequenos, percorrendo o planeta com a ponta do dedo. No Varandinha, viajamos até Itália com Romeu e Julieta em Verona, recorrendo a um cesto de compras e à separação do lixo. Azul, verde, amarelo, orgânico – é o teatro nas cores de O Globo.

Sinopse explicada aos mais pequenos:
Romeu ama Julieta. Ou será que que ama uma batata? Os Capuletos andam às avessas com os Montéquios. Ou será isto uma luta entre latas? E no meio desta história onde fica o pacote de leite? Shakespeare vai até Itália e dá uma ajuda ao planeta com O Globo, separando vidro, plástico, papel e orgânico por cores com Romeu e Julieta em Verona. Ninguém perde esta batalha. Ganha O Globo. Sabes estas cores de cor?
Criação: Gisela Duque Pereira e Mirró Pereira; Interpretação: Mirró Pereira;
Produção: PlateiaParalela
Teatro – infantil O Globo – EcoShakespeare Romeu e Julieta em Verona
*sujeito à lotação do espaço

Dia 19 de agosto

– Dia 19 de agosto às 22h00 na Varanda ao Largo Artur Arcos
Uma viagem poética, um espectáculo de intervenção, onde se dá destaque aos textos do escritor Pedro Bastos, mas onde não esquecemos a sabedoria popular, provérbios e os almanaques do Porto. Uma viagem com indicações úteis, instruções sobre os nossos dias, a nossa sociedade, o nosso tempo, enfim, cada um sabe do seu destino… Para rir e reflectir, aconselhado a todos os que ainda se indignam com o destino das coisas do país. E mais não dizemos! A Poesia não é chata mas é XaTa! PIM!
Criação e Produção: Tânia Dinis e Xana Miranda, XaTa Poesia Teatral

Dia 26 de agosto

– Dia 26 de agosto das 19h00 às 21h00
na Varanda MiraJazz – Grupo Musical de Miragaia. (entrada pelas Escadas do Caminho Novo, pela Rua da Alfândega ou pelo Tribunal São João Novo).

O Sunset à Varanda convida a um fim de tarde refrescante ao som de Brandon Taj Hanick, um músico da Flórida que vive em Athens, na Georgia (EUA), terra dos célebres R.E.M. e B’52 e já percorreu o mundo com a sua música ao estilo country-pop-psychedelic.
*sujeito à lotação da varanda

– Dia 26 de agosto às 22h00, na Varanda World of Discoveries
Espetáculo de encerramento do Festival Varandas.

De Espanha, vem a Banda “Big Summer” que estiveram no Primavera Sound de Barcelona. Os “Big Summer” nasceram em 2013, fruto do trabalho de Vasco Batista, músico portuense residente em Barcelona. O primeiro single, Morning Sun, em 2013, teve um êxito inesperado, sendo mencionado em vários blogs e rádios locais, altura em que Vasco decide criar o grupo. Editam Morning Sun, segue-se o álbum de estreia, Bone and Arrow. E não pararam mais: com concertos em Espanha, digressão nos EUA, estreando-se agora em Portugal no Festival Varandas®. O último álbum, Trigger, já anda no ouvido de muitos e tem alguns dos temas que ouviremos neste Festival, numa noite indie-surf que cruzará músicos de Portugal (Porto) e Espanha (Barcelona) com sons de panorâmica para todas as belas praias do mundo.

O Festival Varandas é uma co-produção entre a Porto Lazer e a Associação das Colectividades do Concelho do Porto, com direcção de Mirró Pereira. Toda a informação do programa é da autoria da organização do festival.

Festival Varandas®

Festival Varandas®

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo