Quando pensamos no Iraque, o turismo não é o que nos vem imediatamente à mente. O Iraque (antiga Mesopotâmia) localiza-se no Médio Oriente e faz fronteira com a Turquia, com o Irão, com o Golfo Pérsico, com o Kuwait, com a Arábia Saudita e com a Jordânia e Síria.
Apesar das suas notícias frequentemente associadas a conflitos e instabilidade política, o Iraque abriga uma riqueza de experiências incríveis para os viajantes aventureiros que desejam mergulhar nas raízes da civilização.
O Iraque é o berço de algumas das primeiras civilizações do mundo. A sua cultura é diversificada e muito rica, formada por uma mistura fascinante de influências árabes, persas, turcas e curdas, resultando numa culinária, arquitetura e arte únicas.
HISTÓRIA DO IRAQUE
A região que hoje é o Iraque foi o lar de várias civilizações antigas, incluindo os sumérios, acádios, babilónios e assírios. A cidade de Ur, no sul do Iraque, é considerada uma das cidades mais antigas do mundo, fundada pelos sumérios por volta de 3800 a.C. Esta região entre o rio Tigre e Eufrates oferecia condições muitos férteis para viver e, desde cedo, existiram muitos conflitos e invasões.
O território do Iraque foi conquistado pelo Império Persa no século VI a.C. No século VII, o Islão começou a dominar a região, e o Iraque tornou-se uma parte do Império Islâmico. Bagdá, fundada em 762, tornou-se uma das cidades mais importantes do mundo islâmico, como capital do califado Abássida.
O território iraquiano fez parte de um dos maiores impérios do mundo por quase quatro séculos, o Otomano. Mais tarde, após a Primeira Guerra Mundial, o Iraque foi colocado sob mandato britânico pela Liga das Nações. Em 1932, o Iraque tornou-se um reino independente sob o reinado de Faisal I.
Em 1958, um golpe militar liderado pelo general Abdul Karim Qasim acabou com a monarquia e estabeleceu a República do Iraque. O país passou por instabilidade política e vários golpes de Estado nas décadas seguintes.
Saddam Hussein assumiu o poder em 1979 e governou o Iraque de forma autoritária até à sua queda em 2003. O seu regime foi marcado por repressão, conflitos internos e guerras, incluindo a Guerra Irão-Iraque (1980-1988) e a Guerra do Golfo (1990-1991).
Em 2003, os EUA invadiram o Iraque e derrubaram o regime de Saddam Hussein, alegando a posse de armas de destruição em massa. Após a queda de Saddam Hussein, o Iraque enfrentou instabilidade política e conflitos sectários. Surgiram grupos insurgentes, como a Al-Qaeda no Iraque e, posteriormente, o Estado Islâmico (ISIS).
O país também experimentou eleições democráticas e a promulgação de uma nova constituição. Atualmente o Iraque continua a enfrentar desafios significativos, incluindo a luta contra o terrorismo, a reconstrução após anos de conflito e a busca por estabilidade política. O país tem uma diversidade étnica e religiosa significativa, o que levou a tensões internas ao longo da sua História.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
LOCAIS A VISITAR NO IRAQUE
• Bagdá: a capital do Iraque, Bagdá, é um centro vibrante de cultura, história e vida moderna. Os visitantes podem explorar o icónico rio Tigre, o Mercado de Mutanabbi, que é famoso pelos seus livros e artesanato, e o Museu Nacional do Iraque, que abriga uma vasta coleção de artefactos históricos.
• Amadia: esta cidade localiza-se no Curdistão iraquiano e distingue-se por se encontrar a cerda de 1.400 metros de altitude. Vale a pena visitar os túmulos, reais, a rua do mercado, a vista da mesquita e o fabuloso Portão Badinan.
• Ashur: esta cidade é Património Mundial da UNESCO. Ashur está situada junto ao rio Tigre, numa zona geo-ecológica específica. A cidade remonta ao terceiro milénio e foi a primeira capital do Império Assírio, sendo uma cidade-estado e plataforma comercial de importância internacional. Foi também a capital religiosa dos assírios, associada ao deus Ashur.
• Babilónia: esta cidade figura na lista do Património Mundial da Unesco. Situa-se a 85 km a sul de Bagdá. A Babilónia é muito antiga e as suas ruínas representam o que foi um dos grandes impérios da Antiguidade. Fala-se também nos Jardins Suspensos da Babilónia, que se diz terem existido próximo de onde atualmente é a cidade de Hila, no Iraque.
• Santuário de Imam Hussein: localizado em Karbala, este santuário é um local sagrado para os muçulmanos xiitas e atrai peregrinos de todo o mundo. A arquitetura e a atmosfera são impressionantes.
• Erbil: a capital da Região Autónoma do Curdistão, Erbil, oferece uma experiência única aos visitantes. O Castelo de Erbil é uma atração histórica importante, e o Bazar de Erbil é um ótimo lugar para comprar produtos locais e experimentar a culinária curda.
CLIMA DO IRAQUE
Na maior parte do Iraque o clima é árido, com verões secos e quentes (com temperaturas a rondar os 35°C) e invernos relativamente frios e chuvosos. A melhor altura para visitar o país é de fevereiro a abril e novembro e dezembro.
GASTRONOMIA DO IRAQUE
A culinária iraquiana é aromática e colorida, incorporando influências árabes, persas, turcas e curdas, entre outras. O antigo Iraque, ou Mesopotâmia, era o lar de muitas civilizações sofisticadas e altamente avançadas, em várias áreas de conhecimento, incluindo as artes culinárias.
Alguns pratos típicos e características da culinária iraquiana incluem:
• Kebabs: kebabs de carne, como carne de cordeiro, frango ou carne moída, são grelhados e frequentemente servidos com pão, arroz e molhos.
• Bamieh: carne de cordeiro, cozinhada com quiabos e ensopado de tomate.
• Dolma: folhas de uva ou repolho recheadas com uma mistura de arroz, carne e temperos, cozidas em um molho de tomate.
• Kubba: são bolinhos recheados de carne, trigo e especiarias, geralmente servidos com molho de iogurte.
• Masgûf: peixe grelhado com pimenta e tamarindo.
• Maqluba: arroz, cordeiro, acompanhados de tomate e beringela.
INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O IRAQUE
Código de telefone: +964
Embaixada de Portugal em Abu Dhabi
Marina Park Office, Villa A42 – P.O. BOX 114587
Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos
Tel: +(971) 265 05541
E-mail: abudhabi@mne.pt
Capital: Bagdá (Bagdad)
Área: 438 317 km²
População: 40 222 503 habitantes (estimativa em 2020)
Fronteiras: O Iraque faz fronteira com a Turquia, com o Irão, com o Golfo Pérsico, com o Kuwait, com a Arábia Saudita e com a Jordânia e Síria.
Moeda: Dinar iraquiano (IQD)
Clima: Árido e semiárido
Língua Oficial: Árabe e curdo
Religião: Islamismo
Sistema político: República parlamentarista
Horário: + 3 horas que em Portugal. + 6 horas que em São Paulo.
Tomadas: as fichas e tomadas elétricas são de tipo C, D e G. A tensão padrão nas tomadas é 230 V e a frequência é 50 Hz.
Visto: os cidadãos portugueses e brasileiros necessitam de visto para entrar no Iraque.
Vacinas: aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante.
BANDEIRA DO IRAQUE
A bandeira do Iraque é composta por três faixas, uma vermelha, uma branca e uma preta. Na faixa branca está escrito em árabe Allah-u-Akbar (Deus é grande). A nova versão da bandeira foi oficializada em 2008.