Carnaval de Estarreja
Publicado em Janeiro 25, 2023

Festas de Carnaval 2023 (Portugal)

Eventos/ Portugal [ Carnaval/ Estarreja/ Ovar/ Torres Vedras/ Vale de Ílhavo ]

Depois da pandemia, as festas de Carnaval (re)começam a ganhar a vida que tinham antes, em Portugal. E há animação para todas as idades! Estarreja, Vale de Ílhavo, Ovar e Torres Vedras… são apenas alguns dos locais onde a folia do Carnaval se sente de forma mais intensa! Leia aqui como são os programas das festas carnavalescas!

Carnaval VI - Vale de Ílhavo

Carnaval de Vale de Ílhavo

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Instagram do Viaje Comigo

YouTube do Viaje Comigo

Facebook do Viaje Comigo

Pinterest do Viaje Comigo

CARNAVAL DE OVAR

As festas do Carnaval de Ovar já começaram em janeiro e decorrem até meados de fevereiro!
No dia 5 de fevereiro, domingo, por exemplo, é assinalada a chegada do rei com Trio Elétrico, Axu Mal e Grupo Preto no Branco no centro da cidade (a percorrer a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, Rua de Timor, Rua Gomes Freire, Rua Ferreira de Castro, Rua Aquilino Ribeiro, Rua Elias Garcia e Rua Dr. Manuel Arala). Mais informação de todo o programa do Carnaval de Ovar, pode ser encontrada aqui.

No dia 16 de fevereiro, 22 horas: noite com Quim Barreiros (na Praça das Galinhas). Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, é a Grande Noite de Reis (Axu-Mal); Farrapada com Trio Elétrico com DJ Residente Edgar Marquez (Quartel BVO, Rua Dr. Manuel Arala e Rua Elias Garcia). E DJs pela noite fora na Praça das Galinhas.

No sábado, dia 18 de fevereiro, começa (às 22h) o Desfile das Escolas de Samba (Avenida Sá Carneiro). Depois da meia-noite há concertos e DJs pelo Largo do Neptuno.

No domingo, dia 19, às 14h30, começa o Desfile do Corso Carnavalesco, na Avenida Sá Carneiro. Na terça-feira, dia 21, às 14h30, arranca o Desfile do Grande Corso (Avenida Sá Carneiro). Pela noite, há música no Parque Senhora da Graça, com o assinalar do fim da festa carnavalesca.

Carnaval - Vale de Ílhavo

Carnaval – Vale de Ílhavo

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

“100 anos de Carnaval de Torres Vedras” é o tema da edição de 2023 do Carnaval de Torres Vedras que se realiza de 17 a 22 de fevereiro e marcará o início das comemorações do seu Centenário, que decorrem até 14 de fevereiro de 2024.

A tradição da seleção de dois homens da comunidade para desempenharem o papel de Rei e Rainha do Carnaval, assim como os seus símbolos, persistem desde 1923, sendo esta a data que marca o início do Carnaval organizado em Torres Vedras, de forma continuada, ainda que as manifestações carnavalescas sejam seculares. A tradição dos Reis do Carnaval começou nesse ano apenas com o Rei (Álvaro André de Brito) e a primeira Rainha (Jaime Alves) surgiu um ano depois.

O ritual de chegada dos reis e entronização marca o início do período carnavalesco, baseado numa inversão dos poderes sociais, seja através da leitura do discurso satírico proferido pela figura do ministro, nos seus primórdios, ou na entrega das chaves da cidade pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras aos Reis do Carnaval de Torres Vedras.

PROGRAMA CARBAVAL DE TORRES VEDRAS 2023

17 FEVEREIRO | sexta-feira
09h30 – Corso Escolar [centro da cidade]
14h30 – Baile de Máscaras Tradição [Expotorres – Pav. Multiusos]
22h30 – Chegada e Entronização dos Reis do Carnaval [Estação Ferroviária > Av. 5 de Outubro]
Coorganização com a Real Confraria do Carnaval de Torres
22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval [Praça Super Bock (Jardins de Santiago), Praça Paladin (Mercado Municipal), Praça Machado Santos e Praça Dr. Alberto Avelino]
(Entrada livre)

18 FEVEREIRO | sábado
21h00 – Corso Noturno: Concurso de Grupos de Mascarados e Tó’Candar Paladin com Banda Baco [centro da cidade] | (Entrada paga)
22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval [Praça Super Bock (Jardins de Santiago), Praça Paladin (Mercado Municipal) e Praça Machado Santos] | (Entrada paga)
Arraial Fest | Convidado: MIGUEL BRAVO [Praça Dr. Alberto Avelino] | (Entrada livre)

19 FEVEREIRO | domingo
14h00 às 20h00 – Programa “Somos Portugal” – TVI [Praça 25 de Abril]
14h30 – Corso Diurno: Desfile de Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó’Candar Paladin com Banda Baco e Desfile de Carros Espontâneos [centro da cidade] | (Entrada paga)
22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval [Praça Super Bock (Jardins de Santiago), Praça Paladin (Mercado Municipal) e Praça Machado Santos] | (Entrada livre)

20 FEVEREIRO | segunda-feira
21h00 – Corso Noturno: Corso Trapalhão e Tó’Candar Paladin com Banda Baco [centro da cidade] | (Entrada paga)
22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval [Praça Super Bock (Jardins de Santiago), Praça Paladin (Mercado Municipal) e Praça Machado Santos] | (Entrada paga)
Arraial Fest | Convidado: RUTH MARLENE [Praça Dr. Alberto Avelino] | (Entrada livre)
23h00 – Concurso de Matrafonas [Av. 5 de Outubro, em frente à Câmara Municipal] | (Entrada paga)

21 FEVEREIRO | terça-feira
14h30 – Corso Diurno: Desfile de Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó’Candar Paladin com Banda Baco e Desfile de Carros Espontâneos [centro da cidade]
15h00 – Anúncio dos vencedores do concurso de Grupos de Mascarados [Av. 5 de Outubro, em frente à Câmara Municipal]
(Entrada paga)

22 FEVEREIRO | quarta-feira
21h00 – Enterro do Entrudo [da Av. Tenente Valadim ao Tribunal de Torres Vedras]
Coorganização com a Real Confraria do Carnaval de Torres
(Entrada livre)

Carnaval de Estarreja

Carnaval de Estarreja

CARNAVAL DE ESTARREJA

A folia arrancou em janeiro e só termina a 21 de fevereiro! O Carnaval de Estarreja, um dos melhores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, vai voltar a receber os Grandes Corsos, o Desfile Noturno da Escolas de Samba, o Desfile Infantil, e um programa complementar que integra concertos, espetáculos, espaços de atelier e visitas aos bastidores desta verdadeira “fábrica da fantasia”. O anúncio foi feito pelo Município de Estarreja e pela Associação do Carnaval de Estarreja esta terça-feira, dia 17.

Evento âncora estarrejense tem novidades em 2023

A edição de 2023 traz novidades. Uma nova identidade gráfica que apela à origem e às memórias do entrudo estarrejense. Isabel Simões Pinto, vereadora da cultura, realçou que “com a nova imagem celebramos a origem e as memórias do nosso Carnaval, com a reinterpretação da centenária Batalha das Flores, nunca esquecendo os elementos alusivos a esta festividade. Também a cidade se transformará com decorações das montras, varandas, janelas e uma instalação artística recriando este ambiente de folia que nasceu em 1897.”

O regresso do “Espaço Folia” à Praça Francisco Barbosa, que conta com o envolvimento e o compromisso de todo o comércio local do centro urbano da cidade, é outra novidade desta edição. A autarca explicou que “este novo modelo de programação das noites reforça o sentimento de pertença e de maior identidade da nossa comunidade com a festa carnavalesca, fomentando maior dinâmica da economia local.” Com esta nova dinâmica, Isabel Simões Pinto acredita que” quem chegar a Estarreja vai sentir o ambiente de folia e de alegria que se irá sentir entre a praça, com o que estará a acontecer no Espaço Folia, e os bares/cafés, desde o Sítio do Carnaval até à Avenida Visconde de Salreu.”

Entrudo estarrejense é sustentável e solidário

Em 2023 é renovada a parceria com a ERSUC. O Carnaval é um eco evento com a redução das quantidades de resíduos produzidos com a distribuição de estruturas por todas as Sedes dos grupos, a separação de embalagens e a recolha seletiva distribuídas por todo o Sítio do Carnaval e o respetivo encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas no Evento. As receitas da recolha destes resíduos reverterão a favor do Serviço de Oncologia Pediátrica, do Hospital Pediátrico de Coimbra, numa parceria com o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Durante todo o evento, mais de 50 voluntários terão a oportunidade de fazerem parte de um projeto cultural, com uma grande produção, integrando uma equipa multidisciplinar. Segundo a vereadora da cultura, “este grupo de voluntários é um precioso recurso e uma peça chave para o sucesso deste evento.”

Carnaval Infantil de Estarreja ©

Carnaval Infantil de Estarreja ©

Diferentes expressões culturais convivem num evento único

Em Estarreja vive-se o carnaval brasileiro, tradicional e da folia, para as famílias e da comunidade. A programação complementar é espelho disso mesmo e arranca já no dia 21 de janeiro com o Carnaval da Fantasia que tem como mote mostrar, visitar, experimentar e construir. Workshops, conversas, visitas, oficinas e uma exposição para descobrir. Tudo isto até dia 18 de fevereiro.

A partir do dia 11 e até 21 de fevereiro, os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles e os grandes corsos – e a Praça Francisco Barbosa – o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço de grande diversão e alegria. Toy (11 de fevereiro), Nel Monteiro (15 de fevereiro), Rouxinol Faduncho (17 de fevereiro), Funil & Abelhinha (19 de fevereiro) e Kumpania Algazarra (20 de fevreiro) são alguns dos nomes que sobem ao palco nas noites quentes de Carnaval.

Mais de 1400 pequenos foliões pisam a “avenida” do Parque Municipal de Antuã com o Desfile Infantil (12 de fevereiro). Na noite de 15 de fevereiro, as Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos, invadem as ruas estarrejenses. E começam com a tradicional chegada do Rei Joakin Pereyra e da Rainha Antónia Santos à Estação da CP. Neste desfile do “entrudo trapalhão”, onde não faltará a sátira política e social, estão todos convidados a participar e a brincar ao Carnaval de forma genuína, numa noite que é única e distintiva da identidade cultural do Carnaval de Estarreja. O Desfile Noturno das Escolas de Samba (17 de fevereiro) será um autêntico espetáculo onde as escolas apresentarão os seus enredos, histórias contadas por ricos figurinos, coreografias, melodias e carros alegóricos.

Os tão aguardados Grandes Corsos Carnavalescos chegam no domingo (19 de fevereiro) e na terça-feira seguinte. Os 7 Grupos de Folia (Apeados) e as 4 escolas de Samba, após dois anos de interregno, saem à rua para mostrar o trabalho árduo de meses a fio. A compra de bilhetes para os quatro desfiles já está disponível.

Os bilhetes para o Carnaval Infantil, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os dois Grandes Corsos podem ser comprados online através da plataforma da BOL ou na bilheteira física, situada na praceta do Mercado Municipal, onde também é possível adquirir o merchandising oficial do evento.

SÍTIO DO CARNAVAL Parque Municipal do Antuã
ESPAÇO FOLIA Praça Francisco Barbosa

No Carnaval de Estarreja os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval onde decorrem os desfiles e os grandes corsos – e a Praça Francisco Barbosa – o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço de grande folia e alegria.

11 fevereiro, sábado
Sítio do Carnaval
14h30 Ensaio Técnico das Escolas de Samba

Espaço Folia (entrada gratuita)
NOITE FLORIDA Nova Batalha das Flores
Festa de Abertura do Carnaval
22h e 1h DJ Zé Mix
23h00 Concerto TOY

12 fevereiro, domingo
Sítio do Carnaval
14h30 DESFILE INFANTIL 14 grupos e 1800 figurantes
Animação de Rua

Espaço Folia (entrada gratuita)
16h Concerto Pequeno David e os Sem Soninho
16h ~ 19h Camarim da Fantasia

15 fevereiro, quarta-feira
NOITE ENTRUDO TRAPALHÃO
22h Estação da CP Av. Visc. Salreu e Praça Franc. Barbosa
Chegada dos Reis e MARCHAS LUMINOSAS

Espaço Folia (entrada gratuita)
22h e 1h DJs. mOnkeyS.
23h30 Concerto NEL MONTEIRO

17 fevereiro, sexta-feira
NOITE BRASIL
Sítio do Carnaval
21h30 DESFILE NOTURNO DAS ESCOLAS DE SAMBA

Espaço Folia (entrada gratuita)
23h e 1h30 DJ Alex Express
00h00 Roda de Samba Samba da Ria

18 fevereiro, sábado
NOITE DA FOLIA
Espaço Folia (entrada gratuita)
22h e 1h30 MC Costinha e DJ Celso Miguel
23h Concerto ROUXINOL FADUNCHO
00h30 Concerto Contar a Cantar, uma história de Carnaval

19 fevereiro, domingo gordo
Sítio do Carnaval
14h30 GRANDE CORSO
4 escolas de samba, 7 grupos de folia, 12 carros alegóricos, mais de 1000 figurantes

Espaço Folia (entrada gratuita)
18h30 Concerto É no Pagode
22h DJ Camões
23h Concerto Funil & Abelhinha
1h DJ Camões

20 fevereiro, segunda-feira de Carnaval
NOITE DA FANTASIA
Antigo Quartel dos Bombeiros
22h Baile de Gala dos Bombeiros

Espaço Folia (entrada gratuita)
22h e 3h30 DJ Zé Gabriel
23h Concerto KUMPANIA ALGAZARRA
1h30 Concerto Axé Brasil

21 fevereiro, terça-feira de Carnaval
Sítio do Carnaval
14h30 GRANDE CORSO

Espaço Folia (entrada gratuita)
18h30 Concerto Banda TÁS’KU’ELA

Carnaval Infantil de Estarreja ©

Carnaval Infantil de Estarreja ©

Carnaval - Vale de Ílhavo

Carnaval – Vale de Ílhavo

CARNAVAL DE VALE DE ÍLHAVO

A folia do Carnaval de Vale de Ílhavo sai à rua nos dias 19 e 21 de fevereiro

O Carnaval de Vale de Ílhavo está de volta, nos dias 19 e 21 de fevereiro, e promete marcar a diferença com a folia e a irreverência que lhe são peculiares.

Nos dois dias, os cortejos estão agendados para as 15h e irão percorrer as ruas de Vale de Ílhavo com Suas Majestades, o Rei D. Carlitos XXIII e a Rainha D. Ritinha I, ao leme.

Ao todo serão cerca de 400 figurantes, que após vários meses de trabalho de preparação, irão proporcionar folia e diversão, conferida pela beleza dos seus fatos e carros alegóricos, aliando a cor e a alegria à sátira social e brejeirice.

Este ano integram o Corso Carnavalesco onze grupos: Tó-Có-Corno, Toca Baldar, Pestinhas, Valentes Priores, Garotos do Alívio, Centro Escolar de Vale de Ílhavo, Cabeço do Nuno, Villa do Paço, Anima Soza, Ouca e suas gentes e A.D.C.R. Vilage.

O Grupo de Bombos Toca Baldar será o responsável pelo encerramento dos cortejos e até lá tem ensaios abertos a quem se queira juntar, todos os sábados, a partir das 14h, no pavilhão da A.C.R. “Os Baldas”.

Já os Cardadores, personagens míticas de Vale de Ílhavo, únicas no Mundo, também costumam marcar presença nesta iniciativa com as suas brincadeiras, saltos e corridas inesperadas, percorrendo o cortejo e misturando-se no meio do público num corrupio, provocando grande alarido devido aos apitos, sinetas e guizos que trazem amarrados a si e aos excêntricos trajes que envergam.

A tradição exige que os homens, geralmente solteiros, que saem à rua para “cardar” as raparigas não se deixem identificar, usando uma máscara perfumada feita com pele de ovelha branca revestindo-se as aberturas dos olhos e da boca com rodelas de cortiça pintadas de vermelho. A cabeça é revestida por longas fitas coloridas, de diferentes tamanhos, que descem até ao fundo das costas, formando uma multicolor cabeleira. O nariz é comprido e de forma fálica, feito com panos vermelhos e o bigode é formado por crina.

A esta grande festa juntam-se o Pão de Vale de Ílhavo e o pão com chouriço.

O Carnaval de Vale de Ílhavo é organizado pela Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e conta com o apoio do Município de Ílhavo.

Carnaval - Vale de Ílhavo

Carnaval – Vale de Ílhavo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo