Castelo de Bragança © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 4, 2022

12 a 15 de Agosto 2022: Festa da História de Bragança

Eventos/ Portugal [ Bragança ]

A Festa da História de Bragança está de volta, com o magnífico cenário das muralhas, da cidadela e da torre de menagem do imponente Castelo de Bragança. A edição deste ano decorre de 12 a 15 de agosto e retrata a invasão e cerco de Bragança pelas tropas castelhanas e a retoma da sua posse após a assinatura do Tratado de Alcoutim, em 1371, resultando na muito ansiada Paz.

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

Com entrada livre e com atividades pensadas para todas as idades, o Castelo de Bragança acolhe durante quatro dias diversas atividades: música, teatro, danças do povo, histórias para crianças e graúdos, marionetas, artes circenses, esgrima medieval, oficinas de tecelagem, demonstrações de falcoaria e, claro, não pode faltar o bobo e o cortejo oficial, no qual diversas personagens vão marcar a experiência do visitante.

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

Para proporcionar uma experiência diferenciadora e realista, foram idealizadas diversas áreas temáticas, entre as quais:

– Posto de Controlo, onde os soldados irão controlar quem pode passar para lá das muralhas.
– Rua do Restolho, onde decorre o mercado e onde histórias de amor e traições (e alguns furtos) acontecem.
– Rua dos Larápios, onde se escondem os foragidos às autoridades e onde as classes sociais mais desfavorecidas vão surpreender os visitantes com ações inesperadas.
– Praça, um espaço central onde são comercializados e trocados os produtos produzidos pelos artesãos.
– Praça do Sustento, onde vai ser possível confraternizar, beber e degustar as mais variadas iguarias.
– Largo da Feira, onde chegam diversos mercadores oriundos de terras longínquas e que chamam a atenção pelos produtos que comercializam.
– Beco do Oculto, onde se encontram videntes e vendedores de produtos com poderes mágicos.

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

HISTÓRIA

Cada edição da Festa da História proporciona a quem a visita momentos singulares e inesquecíveis, baseados em momentos históricos passados na região ou inspirados no seu extraordinário património simbólico, nomeadamente na tradição oral. Assim, entre os dias 13 e 14 de agosto, será retratado o Tratado de Paz que devolveu Bragança às mãos de D. Fernando.

Uma reconquista consumada após D. Fernando ter invadido a Galiza e tomar o Trono Castelhano a Henrique de Trastâmara, alegando ser o seu legítimo herdeiro. D. Henrique decide, então, invadir o Norte de Portugal, tomando Braga, passando por Guimarães e conquistando, por fim, Bragança, que somente retornaria às mãos de D. Fernando mediante a assinatura do Tratado de Alcoutim em 1371 – momento que a edição deste ano da Festa da História assinala.

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

Castelo de Bragança © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Mais dicas de Bragança, aqui no Viaje Comigo.

Para participar nas atividades da Festa da História, basta fazer a inscrição prévia (até 30 minutos antes de cada sessão). De destacar, ainda, o “Torneio Medieval” que acontece nos dias 12 a 14 de agosto, às 19H00, e no dia 15, às 22h00, no Castelo de Bragança.

A Festa da História realiza-se de 12 a 15 de agosto com os seguintes horários:
Dia 12: das 18h00 às 24h00
Dias 13 a 15: das 12h00 às 24h00

Mais informações aqui.

Festa da História de Bragança

Festa da História de Bragança

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo