Tapetes de flores, nas festividades da Nossa Senhora da Rosa - Monção - Portugal © DR
Publicado em Maio 4, 2022

7 e 8 de maio 2022: Tapetes de flores em Monção: Nossa Senhora da Rosa

Norte/ Portugal [ Monção ]

Em Monção, no fim de semana de 7 e 8 de maio, as ruas e largos do centro histórico ficam cobertos de tapetes floridos, de forma a assinalar as festividades em Honra de Nossa Senhora da Rosa. O programa conta com uma missa solene, procissão de velas e também a tradicional distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.

Os tapetes floridos nas ruas e largos do centro histórico são fruto do trabalho executado pelos moradores e associações locais durante a noite. Este é um dos principais motivos de atração desta festividade, promovida por uma comissão de jovens, com apoio da paróquia local e da autarquia monçanense.

Tapetes de flores, nas festividades da Nossa Senhora da Rosa - Monção - Portugal © DR

Tapetes de flores, nas festividades da Nossa Senhora da Rosa – Monção – Portugal © DR

Tendo inicio na noite de sábado, pelas 21h30, com a celebração da missa solene e procissão de velas, a festividade continua, no domingo à tarde, pelas 17h00, com a missa solene, seguida de bênção, distribuição de rosas e procissão em honra de Nossa Senhora da Rosa pelo centro histórico.

Durante a manhã e inicio da tarde de domingo, o colorido geométrico dos tapetes floridos, enfeitados com pétalas, funcho, borras de café e serrim, prometem ser o motivo de bondas fotografias tanto para os habitantes locais como para os visitantes. Por tradição, Monção é visitado por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.

Procissão: Percurso alterado

Devido à realização de obras em algumas habitações particulares no casco medieval de Monção, o itinerário da procissão deste ano sofre algumas alterações, não estando prevista a passagem habitual pela Rua 1º de Dezembro e pelo Largo de Camões, sendo a recolha à Igreja Matriz efetuada pela Rua da Glória.

Como o Largo de Camões não vai embelezar-se para a festividade, “nuestros hermanos” da localidade galega de Ponteareas, que habitualmente decoram aquele espaço com a ajuda dos funcionários municipais, não participam na Senhora da Rosa deste ano.

Em 2023, com as obras concluídas, estarão de volta para celebrarmos esta tradição comum e enraizada nos dois municípios. Em Ponteareas, as alfombras floridas podem ser visualizadas na Festa de Corpus Christi, um dos principais cartazes turísticos daquela cidade.

Procissão das festividades da Nossa Senhora da Rosa - Monção - Portugal © DR

Procissão das festividades da Nossa Senhora da Rosa – Monção – Portugal © DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo