Quake Lisboa - Portugal
Publicado em Abril 20, 2022

Quake: abriu o Centro do Terramoto, em Lisboa

Portugal [ Lisboa ]

Apesar de se ter sentido em vários outros locais (como em Marrocos, por exemplo), em 1755, o tremer violento da Terra ficou conhecido como o Terramoto de Lisboa, cidade que ficou muito destruída pela catástrofe natural. A capital tem agora um espaço que recria, de forma pedagógica – através de uma experiência interativa e imersiva – o acontecimento que destruiu parte da capital de Portugal. O Quake abriu as portas, a 20 de abril de 2022, permitindo a todos os que passarem por este espaço saberem mais sobre o terramoto de 1 de novembro de 1755.

Quake Lisboa - Portugal

Quake Lisboa – Portugal

Sobre o Quake

O Quake é uma experiência temática que nos dá a ver e a “sentir”, de forma imersiva, o Grande Terramoto de Lisboa. É um convite, sob a forma de uma viagem no tempo, a descobrirmos mais sobre o Terramoto de 1755, sobre a época do Iluminismo, sobre Lisboa e sobre eventos sísmicos. Estarmos melhor preparados para um novo sismo é a razão de ser do Quake.

História, entretenimento e rigor científico unem-se para proporcionar uma experiência memorável, durante cerca de uma hora e meia, distribuída por mais de dez salas tecnológicas e totalmente didáticas. Aqui, à parte da experiência de entretenimento que o formato imersivo propõe, o objetivo é também informar e preparar a população para um eventual novo sismo, evitando uma tragédia à larga escala, como a que os Lisboetas viveram em 1755.

Quake Lisboa - Portugal

Quake Lisboa – Portugal

Este acontecimento tornou-se num marco na história da cidade de Lisboa, não só pelo impacto que teve na geografia da cidade, com a reconstrução total da zona da Baixa, mas também pela mudança de mentalidade que surgiu naquela época. Deste evento, sairiam os primeiros estudos científicos sobre a temática sismológica e os seus efeitos, pensadores e filósofos orientaram, desde então, as suas teses para a possibilidade da existência de uma força natural não comandada por Deus, uma mudança de pensamento quase radical para a altura, que moldou e definiu a sociedade para sempre.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

LIGAR O PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Ligar passado, presente e futuro foi o principal desafio da equipa, liderada por Ricardo Clemente e Maria Marques. “Centenas de pessoas trabalharam dia e noite para dar vida a este centro e à magnitude dos acontecimentos nele retratados, nunca descurando a complexidade e a riqueza de todos os detalhes trazidos para o presente, cumprindo sempre o rigor histórico e científico dos factos”, explicam os fundadores do Centro.

O trabalho dos sismólogos Susana Custódio e Luís Matias, professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadores do Instituto Dom Luiz, bem como do historiador e escritor André Canhoto Costa, foi fundamental para construir os pilares que sustentam todo o conceito do Quake. Marta Pisco, produtora de teatro, foi a responsável por coordenar o processo criativo, articulando a produção desta experiência, com os conteúdos científicos e históricos apresentados pelos especialistas.

O desenvolvimento do conceito e a criação da experiência foi tarefa da Jora Vision, empresa holandesa de design, produção e tecnologia. O atelier português – Fragmentos – esteve à frente do projeto do edifício Quake, em Belém, uma zona central de recreio, lazer e cultura da cidade de Lisboa.

Lisboa vista do céu © Viaje Comigo

Lisboa – Portugal © Viaje Comigo

O Museu de Lisboa/EGEAC é parceiro do projeto, apoiando na pesquisa histórica e na cedência de imagens e documentação necessárias para suportar toda a experiência, bem como o Instituto Superior Técnico, através da adaptação do jogo virtual Treme-Treme para uma das salas do Centro. Outros entidades que se destacam no apoio à criação desta experiência são os Museu Nacional dos Coches e o Palácio Nacional de Mafra/DGPC, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, o Museu da Marinha, o Município de Oeiras e a Paróquia de São Nicolau em Lisboa.

INFORMAÇÕES

Quake
Planeie a visita
Morada: Rua Cais da Alfândega Velha, 39 | 1300-598 Lisboa, Portugal
O Centro está preparado para receber pessoas de várias idades, no entanto, a sua experiência não é aconselhável a menores de seis anos. As visitas devem ser agendadas, para assegurar o dia/hora mais desejado, estando os bilhetes disponíveis para venda no site oficial.

Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa - Portugal © Viaje Comigo

Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo