Ribeira do Cadoiço - Loulé - Algarve - Portugal © Viaje Comigo Ribeira do Cadoiço - Loulé - Algarve - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 24, 2021

Ribeira do Cadoiço, Loulé, Algarve

Portugal/ Sul [ Algarve/ Loulé ]

Parece mesmo um oásis no meio da cidade de Loulé, no Algarve. Por detrás de uma bomba de gasolina, descendo uma rua empedrada, a Ribeira do Cadoiço surge-nos como saída de um filme… um perfeito cenário cinematográfico, numa espécie de lagoa azul louletana.

Ribeira do Cadoiço - Loulé - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Ribeira do Cadoiço no Verão – Loulé – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Mas, vamos lá controlar as expectativas. Não é local para nadar, nem é tão grande quanto parece nas fotografias. A cascata da Ribeira de Cadoiço é de facto um lugar bonito, rodeado de vegetação, mas… pequeno! Porque se tornou um local que gerou muita curiosidade e cada vez mais gente o quer encontrar, a autarquia decidiu implementar melhorias (ler abaixo).

No verão, a quantidade de água é menor, porque está mais quente, e pode haver algum cheiro menos agradável. No inverno, se chover muito chega a ser impossível ir até junto da cascata, porque o caminho e as pedras estão enlameadas e pode tornar-se bastante escorregadio. Tenha cuidado!

Ribeira do Cadoiço no Inverno - Loulé - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Ribeira do Cadoiço no Inverno – Loulé – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

“A Câmara Municipal de Loulé está a realizar um conjunto de iniciativas que visam solucionar um problema de degradação da condição estrutural e das ligações existentes na conduta da Ribeira do Cadoiço, situação que está na origem da ocorrência de ”descargas” no local e que se agrava durante o período de maior pluviosidade”, segundo notícia daqui.

De onde vem a água? A nascente está situada no cerro da Cabeça Gorda e atravessa a cidade em túnel, fazendo o percurso do norte até ao sul de Loulé. Junta-se à ribeira do Carcavai, na Franqueada, para ir desaguar no oceano Atlântico, junto de Vale do Lobo.

Ribeira do Cadoiço no Verão - Loulé - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Ribeira do Cadoiço no Verão – Loulé – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Ribeira do Cadoiço no Verão - Loulé - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Ribeira do Cadoiço no Verão – Loulé – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo