A banhos na Villa Termal de Caldas de Monchique Spa Resort
Já tinha passado várias vezes, só de visita, na Villa Termal de Caldas de Monchique Spa Resort, no Algarve, mas só desta vez decidi ficar, para relaxar ao máximo… E não é que aquelas águas fazem mesmo bem? Parece uma publicidade, mas garanto-vos que, em dois dias, a pele ficou mais macia e o cabelo mais brilhante. Qual é o poder das águas de Monchique? Desde o tempo dos romanos que se sabe bem dos benefícios das suas propriedades curativas. São quatro os hotéis que fazem parte desta Villa Termal, em edifícios do século XIX recuperados e modernizados.

“Rica em bicarbonato, sódio e flúor, hoje sabe-se que – a água de Monchique – é a água mais alcalina de Portugal e uma das mais alcalinas do mundo, sendo especialmente indicada para o tratamento de doenças e afeções das vias respiratórias e músculo-esqueléticas, além de ajudar na recuperação da vitalidade orgânica, retardar os sinais associados ao envelhecimento e prevenir a osteoporose. Com base nestes benefícios, a Villa oferece vários programas de wellness, com durações variadas, em que os hóspedes podem ter acompanhamento médico personalizado”. Convidativo, não é? A villa tem também um Spa Termal e ginásio, para quem quiser continuar a exercitar-se, mesmo de férias.


Para se situarem melhor, saibam que o complexo termal fica no coração do Parque Natural da Serra de Monchique, no oeste do Algarve, a poucos minutos (de carro) das mais bonitas praias do sul do país, como Alvor, Dona Ana e Aljezur.
Depois de uma noite bem dormida, acordo sem despertador – que luxo, eu sei! – e ouço um barulho característico dos varredores de rua. O outono chegou em força e as folhas das árvores, de variadas cores, já cobrem todos os caminhos. E o quarto onde fiquei? Leiam mais abaixo!


A Villa Termal Caldas de Monchique Spa Resort pertence à Unlock Hotels que possui uma colecção de boutique hotéis, de norte a sul do país. “Mais do que uma colecção de hotéis, a Unlock Boutique Hotels apresenta-se como uma colecção de experiências únicas. Cada hotel e propriedade oferece experiências singulares que prometem momentos inesquecíveis durante a estadia dos nossos hóspedes. Partilhamos a genuína arte de bem receber, a hospitalidade calorosa e a autenticidade cultural que caracterizam todas as unidades do Grupo.”

Entre o barlavento e o sotavento algarvios, a Villa Termal Caldas de Monchique, tem 39 hectares dentro da paisagem da Serra de Monchique, por onde se encontram riachos – e a Fonte dos Amores – por onde corre a mundialmente conhecida Água de Monchique. A Villa tem uma praça central muito bonita, rodeada de árvores, e também tem restaurantes, bares, lojas…

São quatro as unidades hoteleiras dentro da Villa Termal, para diferentes gostos:
– Hotel Central (resultante da fusão do antigo Hotel Central, a Estalagem D. Lourenço, com decoração clássica e elegante);
– Hotel D. Carlos Regis (edifício do século XIX, com vista deslumbrante sobre o Parque Natural da Serra de Monchique)
– Hotel Termal: junto das piscinas termais (há uma piscina exterior e uma interior com jatos de água)
e
– Hotel Central Suites & Apartments: onde fiquei alojada, com edifício muito bem recuperado! Com espaçosas suites e vilas, que garantem uma experiência de alojamento inesquecível, em férias a dois ou em família. O apartamento era muito grande, com um quarto muito acolhedor, e uma sala com sofá, secretária de trabalho e televisão. A casa de banho, com banheira – traz uma certa nostalgia, dos antigos hotéis de termas – é também muito espaçosa.





Restaurantes e Bares da Villa Termal Caldas de Monchique
A história da Villa Termal é muito rica e ainda é visto muito do seu passado na arquitetura. O Restaurante 1692 está no edifício onde já funcionou um Casino! Imaginem o glamour da gente que aqui vinha banhar-se nas águas termais.
As janelas envidraçadas, com cores vistosas, dão um encanto maior à sala onde, hoje em dia, se fazem as refeições, incluindo o pequeno-almoço. Está aberto diariamente para almoços e jantares, com pratos e petiscos da cozinha portuguesa.
Num jantar, comi lá um bife de atum, com legumes; e noutro jantar uma pizza, com chouriço de Monchique; assim como assim… tanto me falavam do presunto da serra de Monchique, que provei e agora percebo porque é tão afamado! Muito bom! Para couvert, vinha sempre pão regional e umas azeitonas e a cenoura, com azeite e cominhos… tão boas! As sobremesas deste restaurante são ótimas: brownie de chocolate, gelado de bauninlha e calda de alfarroba e a salada de laranja, com figos marinados e gelado de amêndoa.



No pequeno-almoço há muita coisa (está em formato buffet, mas agora, com as regras de higiene e segurança, é necessário usarmos luvas descartáveis para nos servirmos): com pastelaria e pães que são muito bons. Nos pratos quentes: bacon, ovos mexidos e panquecas. Há queijos, carnes frias e enchidos, frutas, cereais e iogurtes.

Mesmo no outono, a esplanada, com coloridas cadeiras, é muito convidativa, ainda que as árvores comecem já a ficar despidas. Assim, imagino que no Verão, será muito mais concorrida e um belíssimo local para animadas noites quentes.

Junto ao edifício onde fiquei alojada – Hotel Central Suites – está o pitoresco Alcaline Bar (anteriormente chamado de “O Tasco”) , com petiscos e bebidas – tem no interior, uma decoração muito bonita, com um fogão e uma balança antigos, que são autênticas relíquias. Ali ao lado está um forno a lenha de onde, de quando em vez, saem os famosos pães com chouriço das Caldas. No Hotel D. Carlos Regis está o Bar Monchique, com vista sobre o Vale e a Serra.



Thermal Spa
Diz ser o único Thermal Spa do Algarve e do sul de Portugal. Os “poderes” termais vêm do facto de a água de Monchique ser super alcalina, com ph de 9.5- tem tratamentos, massagens e outros rituais termais, com duches de jacto e de vichy, hidromassagens, aplicação de argilas, etc. Só de ter ido duas vezes à piscina interior, de hidromassagem, já me senti como nova. E, muito sinceramente, senti a pele mais macia e o cabelo mais brilhante.
Nota: para a utilização do Thermal Spa devem trazer fatos de banho e touca, o restante material será fornecido gratuitamente (roupão, toalha e chinelos).
Não é permitido o acesso ao Spa e à Piscina interior a crianças com idade inferior a 12 anos.


INFORMAÇÕES
Hotel Central Suites & Apartments
Morada: Caldas de Monchique, Hotel Central, 8550-232, Monchique, Algarve, Portugal
Reservas: resort.monchique@unlockhotels.com
Telefone +351 282 910 910
O check-in realiza-se a partir das 15h00 e check-out até às 12h00.
Site





