O pôr do sol será, sem sombra de dúvida, um dos momentos mais marcantes para quem fica alojado na Pousada de Sagres, no Algarve. Das varandas dos quartos, sento-me na cadeira, e é como assistir a um espetáculo diário! Mas, a Pousada oferece muito mais: uma decoração clássica, uma gastronomia tradicional e um serviço muito simpático. Ah, e sem esquecer a principal vista, além do mar: para a imponente Fortaleza de Sagres!
A carga histórica do local, dá à Pousada de Sagres também um estatuto diferente, entre as Pousadas de Portugal. Nos quartos, a decoração é simples mas moderna – adoro o pormenor dos frutos nos candeeiros – mas, nas salas reina o estilo clássico. Convidam-nos a relaxar, com aquelas poltronas, que nos fazem lembrar vetustos solares, a enorme lareira, e as tapeçarias-quadros, com motivos náuticos (e miniaturas de grandes barcos) e que nos remetem para as Descobertas, uma vez que Sagres está ligada à partida de navios, que iam à descoberta dos novos mundos.
O quarto não é muito grande, mas o suficiente para se circular e sair para a varanda, o melhor local para se estar, principalmente quando o sol nos faz companhia. A casa de banho tem banheira e se precisar de produtos, basta pedir na receção. Além da cama, grande, tem uma secretária de trabalho, mini-frigorífico, televisão, cofre e secador de cabelo. Tudo o que é preciso, portanto! Nos pormenores que cativam: os chocolatinhos que nos deixam na cama; e os frutos (a fingir) que servem de decoração no pé dos candeeiros. No caso do meu quarto eram maçãs verdes, mas já vi que há outros quartos onde têm maças vermelhas ou laranjas, por exemplo.
Ao jantar, salta o pormenor do prato – como se se tratasse de um brasão – ter inscrito “Pousadas de Portugal”. Em meu redor, na sala de refeições, os azulejos também se destacam tanto por terem a Esfera Armilar representada como a Cruz. São pormenores que fazem toda a diferença, num edifício com tantas histórias ligadas ao mar, para contar.
Ao jantar, o couvert trouxe manteiga, azeite e sal e azeitonas. Para acompanhar a refeições, provei dois pratos de peixe, veio a sugestão de branco do Dão, o Duque de Viseu, que harmonizou na perfeição com os pratos escolhidos: um bacalhau (com nabiças, grão de bico e broa de milho) e uma corvina assada (com batata doce e espinafres). Para entradas, para partilhar: as Lulinhas à Algarvia e o Estaladiço de queijo de cabra com mel e nozes. Tudo muito bem confecionado. E para a sobremesa, dois doces regionais: a torta de alfarroba e o Dom Rodrigo.
No exterior da pousada, além da esplanada – e onde também pode tomar o pequeno-almoço ao ar livre pela manhã – está a piscina, rodeada de espreguiçadeiras, com vista para as arribas, fortaleza de Sagres e praia vizinha. E por falar na vista: em dias de boa visibilidade veem-se as ilhas do Martilhal e a serra de Monchique.
O pequeno-almoço da Pousada de Sagres é bastante completo, com pratos quentes e frios. Além das bebidas quentes, pode ter sumo de laranja; e tem cereais, iogurtes, etc. E em pedras está escrito o que está escondido para se manter quente: bacon, ovos mexidos, estrelados, salsichas, cogumelos, etc. Para a mesa vêm os pães, pastéis, queijos, compotas, carnes frias e frutas. Pode optar por tomar a primeira refeição do dia na esplanada, aproveitando a vista fantástica.
INFORMAÇÕES
Pousada de Sagres
Morada: Ponta da Atalaia, 8650-385 Sagres, Algarve, Portugal
Telefone: +351 282 620 240
Nota: oferta de alojamento até aos 12 anos, quando a crianças partilham o quarto com os pais, sendo um máximo de 2 crianças, dependendo da tipologia de quarto.
Outras Pousadas.