Linhares da Beira - Ciclo 12 em Rede - Aldeias em Festa 2020 © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 30, 2020

12 de setembro 2020 em Linhares da Beira: “Era uma vez em 1169” um evento para seguir online

Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal ]

Nas Aldeias Históricas de Portugal, o Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa está de volta mas, este ano, vai ter um formato diferente! De 6 de setembro a 7 de novembro, os concertos e atividades vão ter lugares limitados, para assistir ao vivo, mas toda a gente, no mundo inteiro, vai poder assistir a grandes espetáculos através da transmissão em streaming. Assim, vai ser o programa de Linhares da Beira – leia mais abaixo.

Em 2020, os espetáculos do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa vão ter transmissão em streaming na página do Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. Nomes conhecidos como Kátia Guerreiro, e António Chaínho, Noiserv, The Legendary Tigerman, e Capicua são artistas, que dispensam apresentações, e que fazem parte de 12 programas bastante diversificados, que incluem gastronomia, visitas guiadas, caminhadas, etc. Tudo de forma a ficar a conhecer melhor as Aldeias Históricas.

As informações dos programas – com concertos e atividades – que vão ser transmitidas online, estão no site das Aldeias Históricas de Portugal. E… sabia que há programas especiais para conhecer as aldeias e conseguir uma entrada para os espetáculos?

Há um programa turístico para as 12 Aldeias Históricas de Portugal, que inclui entradas para os concertos e espetáculos e pode ser consultado em www.aldeiashistoricasdeportugal.com .

Mais do que nunca, os eventos do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa vão chegar a toda a gente, no mundo inteiro, que se ligarem nas transmissões em streaming.

Rua de Linhares da Beira - Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Rua de Linhares da Beira – Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Calendário Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” (6 de setembro a 7 de novembro 2020):

– 6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
– 12 de setembro 2020: Linhares da Beira
– 19 de setembro 2020: Belmonte
– 25 de setembro 2020: Trancoso
– 26 de setembro 2020: Marialva
– 2 de outubro 2020: Castelo Mendo
– 3 de outubro 2020: Almeida
– 4 de outubro 2020: Piódão
– 17 de outubro 2020: Sortelha
– 24 de outubro 2020: Castelo Novo
– 31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
– 7 de novembro 2020: Monsanto

Linhares da Beira - Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

Castelo de Linhares da Beira – Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

DIA 12 DE SETEMBRO DE 2020: LINHARES DA BEIRA – PROGRAMA

“Era uma vez em 1169”
No recém-criado reino de Portugal, o rei D. Afonso Henriques tem necessidade de criar “terras” através da atribuição de Cartas de Foral uma vez que os inimigos que ameaçavam o reino eram muitos e diversos; na fronteira Este, os leoneses atacam constantemente e a Sul, os muçulmanos.

Deste modo, o Monarca vê-se na necessidade de fundar terras em locais facilmente defensáveis onde os castelos dominavam a paisagem e o dia-a-dia das populações.

Assim nasceu Linhares… a origem de muitas histórias e lendas ao longo de mais de 8 séculos que vamos contar! O evento pretende, na temática principal, um início com evolução histórica e linha de tempo que contará os vários episódio e lendas desde 1969.

Programa:
18h30 – Showcooking com o Chef Tiago Bonito ( Livestream do Inatel Linhares da Beira Hotel Rural )
(Chef do Restaurante Largo do Paço no Hotel de Charme Casa da Calçada Relais & Chateaux, distinguido com uma Estrela Michelin

19h45 – The Legendary Tigerman “One Man Band”
Livestream a partir do Castelo de Linhares da Beira

21h30 – Teatro de Rua: Era uma vez em 1169…
streaming do Vídeo de um teatro encenado sobre momentos e lendas marcantes da história de linhares desde 1169 até aos dias de hoje.
Streaming: (2 + 1 momentos)

Showcooking (Chef Tiago Bonito)
Local: Jardins do Hotel INATEL Linhares da Beira
Horário: 18H30
Duração: +/- 1Hora

Concerto The Legendary Tigerman “One Man Band”
Local: Interior do Castelo de Linhares da Beira
Horário: 19h45 (pôr-do-sol/noite)
Duração: +/- 1Hora

Transmissão “Teatro de Rua: Era uma vez em 1169”
Descrição: Curta teatralizada produzida previamente sobre os momentos e lendas marcantes da história de Linhares da Beira desde 1169 – uma vez que não haverá “público”, a visita será construída enquanto objecto artístico per si, podendo ser transmitida no pós concerto.
Horário: 21h30
Duração: 10 minutos (a ser avaliado pelas equipas artísticas/de vídeo contratadas)

Igreja Matriz de Linhares da Beira - Aldeias Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Igreja Matriz de Linhares da Beira – Aldeias Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

Aldeias Históricas de Portugal 2020

Aldeias Históricas de Portugal 2020

Aldeia de Linhares da Beira - Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Aldeia de Linhares da Beira – Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo