Humus © Viaje Comigo Humus © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 15, 2019

Receita de húmus / hummus

Gastronomia [ Receitas ]

Aquando da minha viagem a Israel, no hostel onde fiquei em Jerusalém uma das atividades foi fazer um workshop para aprendermos a fazer húmus (hummus em inglês), ou seja, a famosa pasta de grão de bico, muito consumida sobretudo no Médio Oriente. E a propósito deste prato, apesar de ter uma elaboração aparentemente simples, muita gente me pediu a receita, por isso, aqui fica ela.

Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

INGREDIENTES PARA FAZER HÚMUS

– 1 frasco de grão de bico (500g pode já estar cozido; o melhor será fazer com o grão de bico seco, mas levará mais tempo, claro)
– 3 colheres de sopa de pasta de sésamo (tahini)
– 6 colheres de sopa de azeite + 2 colheres para o empratamento final
– 1 limão
– alho (pode ser em pó ou dentes frescos) q.b.
– sal q.b.
– pimenta q.b.
– Bicarbonato de sódio

Receita de hummus - grão de bico © Viaje Comigo

Receita de hummus – grão de bico © Viaje Comigo

PREPARAÇÃO DO HÚMUS

1 – Coza o grão de bico e não precisa deixar arrefecer (há quem use o bicarbonato de sódio para tornar a pasta menos granulada / coloque na água onde o grão ficou de molho); ou, se já estiver cozido, escorra a água da embalagem.

2 – Esmague bem o grão de bico (esmaguei à mão, mas se tiver robot de cozinha, ou varinha mágica ficará mais bem passado e será mais rápido) acrescentando a pasta de sésamo, o sal, alho e sumo de meio limão.

3 – Quando estiver a ficar pastoso, acrescente o azeite e vá mexendo para triturar bem (poderá acrescentar mais mão, por exemplo, para não ficar grosso).

4 – Quando ficar sem as bolinhas de grão à vista e mais em formato de pasta, estará pronto. Não se esqueça de verificar o sal e pimenta, assim como o sabor do alho, e se necessita de mais sumo de limão.

5 – Coloque num prato: é habitual fazer-se um desenho com a colher, rodando a pasta para a extremidade do prato, no centro colocam-se alguns grãos de bico e azeite, para decorar, e também pode colocar mais pimenta por cima. Normalmente acompanha-se o húmus com o pão pita ou com palitos de cenoura, por exemplo. Bom apetite!

Receita de hummus - preparar o prato © Viaje Comigo

Receita de hummus – preparar o prato © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo