Só pela vista para o rio já vale a pena a este lugar e o segundo pretexto é a gastronomia regional. O Restaurante Escaroupim fica na aldeia com o mesmo nome, em Salvaterra de Magos, com janelas largas para a vista do Tejo e dos barcos no cais, mesmo ali ao lado. Esta é, aliás, uma aldeia de pescadores o que faz com que a oferta de peixes seja sempre grande.
O espaço do restaurante é todo feito em madeira, com decoração clássica, e a ementa vai mudando consoante as épocas e os produtos de cada uma. As entradas prometem sossegar a fome até vir o prato principal.
A tarte de perdiz merece um prémio, assim como as favas com chouriço. Depois há de tudo um pouco e consoante os gostos: as enguias em escabeche, o queijinho cremoso, os cogumelos recheados e gratinados com queijo, os salgadinhos, salada russa, grão com bacalhau, etc.
Veio depois uma sopa de peixe, antes de chegar um bacalhau assado, com migas e batatas cozidas. E, apesar de haver muita oferta de peixe, há também pratos de carne. Para a sobremesa, colocaram um buffet onde estava a armação assada ou a pêra bêbeda, assim como fruta fresca.
INFORMAÇÕES
Restaurante Escaroupim
Morada: Largo dos Avieiros , Escaroupim, Salvaterra de Magos, Santarém
Telefone: +351 263 107 332 ou +351 912 539 228
Horário: segunda a quarta-feira, 12h00-15h00; sexta-feira a sábado, 12h00-15h00 e 19h30-21h30. Aconselha-se reserva.
Preço médio: 20€