Foi o ar desolado de um casal de turistas, a olhar para uma das entradas do Mercado do Bolhão, na cidade do Porto – de onde saíam camiões de obras – que me fez escrever este texto. Eles procuravam o bonito mercado para visitar e só viram pó a sair da obra. De facto, o Mercado do Bolhão, um dos grandes pontos turísticos do Porto, está encerrado para obras. Até que fique pronto, os comerciantes foram deslocados e estão num espaço apelidado de Mercado Temporário do Bolhão, que fica a apenas alguns metros do edifício histórico.
Para chegar ao Mercado Temporário do Bolhão, basta seguir a estrada de quadrados – que representam 200 quadrados, ou seja, 200 passos – na Rua Fernandes Tomás e que liga a porta do histórico Bolhão à nova casa, que está localizada dentro do Centro Comercial La Vie, onde ocupa cerca de 5.600 metros quadrados, no piso -1.

200 quadrados no chão que significam os 200 passos entre o Mercado e o novo local do Mercado Temporário do Bolhão – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Fotografias com as caras dos comerciantes no Mercado Temporário do Bolhão – Porto – Portugal © Viaje Comigo
O sítio é novo, moderno, mas as bancas e as caras que conhecemos do “velho” mercado estão lá e com os seus nomes bem visíveis. Os negócios também são os mesmos e tudo com muito bom aspeto. E, claro, que o “O que vai querer, amor?”, “Quer escolher, querida?” , não se perdeu com a mudança de local!
Acredito que tenha sido muito difícil, para todos eles, deixarem o seu lugar de trabalho de tantos anos. O mercado era também a sua casa, mas estava mesmo a precisar de sérias obras. Espero que fique pronto dentro do prazo previsto e que traga melhorias para os seus negócios. Entretanto, deixo aqui o apelo, toca a ir fazer compras lá! (tem metro ao lado, paragem de autocarro em frente e estacionamento gratuito durante uma hora, leiam mais abaixo)
Além da fruta, legumes, peixe, carne/talho, salsicharia, padaria, estão lá os restaurantes, os cafés, os bares, os espaços com provas de vinhos, flores e plantas e artesanato. As lojas exteriores (desde a perfumaria, à loja de roupa interior, malas e cestaria) do Bolhão e o amolador estão também lá. Ou seja, estão lá (quase) todos.
E depois de entrar difícil é sair de lá sem nada. Logo na entrada estão as plantas: onde estão as suculentas, ao lado de vasos e flores lindas (há vasos a partir de 1€). Mais abaixo, está a padaria com uma regueifa tradicional, com muito bom aspeto, ao lado das broas de Avintes. Mais à frente, estão os peixes, os queijos e as conservas, e há muita variedade… mas, é nos legumes e frutas que nos perdemos com os tomates coração de boi, a couve já cortada para o caldo verde, os doces figos e as cerejas “diretas do produtor”, entre tanta outra coisa.
E para quem quer petiscar, e levar, nos talhos tem presunto acabado de cortar, nos queijos também pode levar já partido, para picar; e há sumos naturais junto das bancas da fruta.
ESTACIONAMENTO
Se fizer compras no Mercado temporário do Bolhão, no valor igual ou superior a 15 euros, é-lhe dada uma hora de estacionamento gratuito no centro comercial. As futuras da compras devem ser apresentadas no balcão de atendimento do parque de estacionamento.
COMO CHEGAR
DE AUTOCARRO
Linhas STCP
5M, 7M, 8M,
200, 300, 301, 305, 401,
502, 700, 701, 702, 800, 801
DE METRO
Estação Bolhão
Linhas Azul (A)
Vermelha (B)
Verde (C)
Violeta (E)
Laranja (F)
Um pouco de história: as origens do histórico Mercado do Bolhão remontam a 1839, mas a sua construção só começou em 1914, com um projeto do arquiteto Correia da Silva.
Na altura, foi considerada uma obra vanguardista, com o uso do betão armado com estruturas metálicas e coberturas em madeira. Tem dois pisos e apresenta arquitetura neoclássica.
Em 2006, o mercado foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

Obras no edifício do Mercado do Bolhão deverão durar cerca de 2 anos- Porto – Portugal © Viaje Comigo
INFORMAÇÕES
Mercado Temporário do Bolhão
Morada: Rua Fernandes Tomás, 506/508, Piso -1, Centro Comercial La Vie, Porto, Portugal
Horário: 08h00 às 20h00 de segunda a sexta-feira; 08h00 às 18h00, ao sábado; encerra aos domingos e feriados.
Site

Padaria Madalena e Manteigaria do Bolhão no Mercado Temporário do Bolhão – Porto – Portugal © Viaje Comigo