Visita e provas na Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo
Quando visitei Castelo Rodrigo, uma das Aldeias Históricas de Portugal, fiz uma paragem na Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo para provar os vinhos da região – a sala de provas e loja são muito bonitas e modernas – e ficar a saber mais sobre a sua produção. Vamos visitar… e provar?


Com uma grande tradição vinícola, Figueira de Castelo Rodrigo fica no sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no rio Douro. Diz-se que, por volta do século XXI, os monges de Cister, que moravam no Convento de Santa Maria de Aguiar, terão começado com o culto da vinha e produção do vinho.


Apesar de ser a época de vindimas a mais animada, para visitar a Adega, durante todo o ano há visitas e provas que podem ser feitas. As provas são efetuadas numa sala muito moderna e bonita, com mesas e bancos compridos, no mesmo espaço onde está a loja. O passeio na Adega explica o processo de produção, desde a chegada da uva, passando nas salas com pipas e até à colocação de rótulos e ao embalar das garrafas, em caixas, para distribuição.


Além da visita, pode fazer a prova de três vinhos: um Síria branco, um Touriga Nacional e um Reserva Tinto. E aqui também pode comprar os vinhos na loja. Aliás, o espaço está muito moderno – até tem uma sala à parte, com brinquedos, para as crianças se entreterem – mas ainda vai ficar mais moderno e apetecível para as visitas, depois das obras que vai ter em breve.
Hoje em dia, a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo – fundada em 1956 – tem 800 sócios e recebe cerca de 8.500.000 Kg de uvas! A produção de vinho ronda os seis milhões e meio de litros: 55% branco e 45% tinto.


Situada na Região Demarcada da Beira Interior, a sub-região é a de Castelo Rodrigo que tem solos com xisto e arenitos e com um clima continental/mediterrânico.
Castas predominantes: Síria e Malvasia Fina, nas brancas; e Marufo, Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, nas uvas tintas.
Nota: vale a pena experimentar qualquer um dos vinhos, mas aconselho também a que experimentem (ou comprem e bebam em casa) o Pinking. Um vinho DOC, exclusivamente vinificado a partir da casta branca Síria. Manteve a cor original, que será meio rosado (ou salmão), ou seja, o Pinking. Será, por isso, uma categoria única de vinho no mundo. Lembre-se… não é rosé! É Pinking!

INFORMAÇÕES
Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo
Morada: Rua Pedro Jacques de Magalhães, 7, Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal
Telefone: +351 271 319 220
Preço: 3,70€ (visita à Adega e prova de três vinhos) – visita para grupo cedente reserva prévia
Horário época alta: 8h30-12h30 e 14h00-18h00
(para outros horários, por marcação)










Um comentário
Pingback: