Comboio Histórico do Douro © Viaje Comigo
Publicado em Junho 1, 2018

Comboio histórico está de volta ao Douro

Norte/ Portugal [ Douro ]

O Comboio Histórico está de volta ao Douro! A partir de 4 de junho até 29 de outubro de 2022, pode reviver o ambiente do passado, com uma viagem pelas margens do rio Douro, num comboio composto por cinco carruagens históricas de madeira, datadas de início do século XX.

Os viajantes vão poder passear pelas margens do rio Douro, entre as estações da Régua e o Tua, todos os sábados, de 04 de junho a 29 de outubro de 2022, e aos domingos, de 03 de julho a 09 de outubro de 2022.

No total das 37 viagens programadas, a composição com as cinco carruagens históricas rebocada pela locomotiva a vapor 0186 e uma oferta de 254 lugares volta a oferecer uma viagem pela paisagem do Alto Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Em colaboração com os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães e Peso da Régua, esta temporada traz ainda uma oferta especial para os passageiros do Comboio Histórico. Para além da já habitual oferta de um cálice de Vinho do Porto e dos tradicionais rebuçados da Régua, em todas as viagens, ser-lhes-á oferecido um doce típico da região ou uma garrafa de Favaíto, o moscatel do Douro, como forma de enaltecer e promover os produtos locais.

O comboio parte da Régua, em direção à Estação do Tua, fazendo uma paragem na pitoresca vila do Pinhão. É um passeio de encantar junto do rio Douro!

A composição parte da Régua com destino ao Tua às 15h28, parando 10 minutos no Pinhão, tempo destinado ao abastecimento de água à locomotiva e à apreciação dos azulejos daquela estação.

O entretenimento regressa a bordo, com a atuação de um grupo de danças e cantares tradicionais que atua ao longo da viagem, num ambiente de animado convívio.

Já na estação do Tua, o tempo que medeia até à hora de regresso, pode ser utilizado numa visita ao Centro Interpretativo do Vale do Tua, uma vez que os clientes do Comboio Histórico beneficiam de desconto na entrada.

O regresso está marcado para as 17h06:o comboio parte do Tua e efetua 25 minutos de paragem no Pinhão, tempo para visitar a “Wine House” onde podem encontrar produtos típicos da região e tem hora prevista de chegada à Régua às 18h26.

Comboio histórico do Douro

Comboio histórico do Douro ©Viaje Comigo

Quando fiz a viagem do Comboio Histórico (já há alguns anos) foi com a locomotiva antiga, a carvão, mas deixou de ser usada por se supor que poderia provocar incêndios na região – e porque os gastos eram maiores: para os bolsos e para o ambiente.

Comboio Histórico do Douro, no Pinhão @ Viaje Comigo

Comboio Histórico do Douro, no Pinhão @ Viaje Comigo

Durante a viagem, o comboio pára na Estação do Pinhão onde pode apreciar os painéis de azulejos que retratam a vida das vindimas nesta região vinhateira, assim como os usos e costumes desta região. A paragem no Pinhão é feita na ida.

Carruagem do comboio histórico do Douro

Carruagem do comboio histórico do Douro ©Viaje Comigo

Atravessando o Douro Vinhateiro, Património Mundial pela UNESCO, o Comboio Histórico oferece a oportunidade de reviver o romantismo do transporte ferroviário de outros tempos e com muita animação.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais anima os passageiros e são dados a provar os rebuçados da Régua e Vinho do Porto.

No Tua há também uma paragem de cerca de uma hora para poder provar produtos regionais e, se quiser, comprar, para tornar a provar em casa.

Estação do Pinhão ©Viaje Comigo

Estação do Pinhão ©Viaje Comigo

Estação do Pinhão ©Viaje Comigo

Estação do Pinhão ©Viaje Comigo

O Comboio Histórico realiza-se com o seguinte horário:

Partida da Régua -15h28

Chegada/Partida do Pinhão – paragem de 10 minutos na ida; e 20 minutos no regresso

Partida do Tua – 17h06. Chegada à Régua às 18h26.

PREÇOS:

– 45€/adulto;
– criança 22,50€ (4 aos 12 anos, inclusive)

Está ainda disponível um conjunto de bilhetes especiais, nos serviços Alfa Pendular e Intercidades, Interregional, Regional e Urbanos do Porto, que combinam o passeio no Comboio Histórico e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua.

Comboio histórico do Douro

Viagem no comboio histórico do Douro ©Viaje Comigo

Azulejos na Estação do Pinhão © Viaje Comigo

Azulejos na Estação do Pinhão © Viaje Comigo

Os bilhetes podem ser adquiridos na rede de bilheteiras da CP, através da bilheteira online da CP ou pela Linha de Atendimento. Os grupos (dez ou mais pessoas) beneficiam de desconto, nos bilhetes de adulto.

Informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 808 1009 110.

Comboio Histórico do Douro

Comboio Histórico do Douro ©Viaje Comigo

Azulejos da Estação Pinhão, Douro ©Viaje Comigo

Azulejos da Estação Pinhão, Douro ©Viaje Comigo

Estação Pinhão, Douro

Estação do Pinhão ©Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo