No estado de Goa, na Índia, a Basílica do Bom Jesus fica em Goa Velha e é uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Este monumento faz parte do conjunto de igrejas e conventos de Goa que estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.
A Basílica foi construída entre 1594 e 1605 e, no seu interior, estão guardadas as relíquias de São Francisco Xavier ( o seu corpo foi transferido para aqui a 2 de dezembro de 1637). Em 1946 esta foi considerada a primeira basílica da Índia e um dos mais visitados monumentos, com peregrinações anuais e muitas visitas turísticas.
No interior, vai encontrar várias pinturas dedicadas a São Francisco Xavier e o altar é dedicado a Santo Inácio de Loiola, já que ambos eram companheiros nas missões ao Oriente. Podem encontrar-se semelhanças com a Igreja de São Paulo de Macau, que está atualmente em ruínas, sobrando só a sua fachada.
O local das reliquias de São Francisco Xavier é datado de 1696, sendo o túmulo em prata adornada. Também exposto está um caixão de S. Francisco, utilizado durante a exposição de 1744. As relíquias estão bastante altas e apenas de 10 em 10 anos são mostradas (a última foi em entre novembro de 2014 e janeiro de 2015).
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK