Em Moçambique, como em qualquer viagem, gosto de passar nos mercados locais, porque são locais vibrantes e onde se tem contacto com o que de mais original o país ou a cidade têm. No Mercado Municipal de Maputo há muito que ver e que comprar. Passem por lá!
Nas bancas, simples, tapadas com panos ou papel, os legumes estão perfeitamente arrumados e alinhados. Inclusive, os mais pequenos, como as malaguetas que estão expostas em pequenos montes separados por cores e intensidade.
“O que vai ser amor” ou “Olá querida”, são duas das muitas formas como vai ser tratado e chamado, para despertar a curiosidade para as diversas bancas. Há frutos secos, legumes e frutas frescas, peixes e mariscos e ainda artesanato.
Várias bancas têm sacos de amendoins e cajús – e outros salgados – prontos para caberem nas malas dos turistas. Aproveitei para comprar cajú torrado, que adoro, e é muito mais barato do que em Portugal. Devia ter trazido mais! E dava vontade até de trazer a fruta de tão bom aspeto que tinha.
Este é o mercado mais antigo de Maputo (aberto desde 1901) e vende de tudo um pouco. Além da comida, há também conservas e produtos de higiene, incluindo as extensões de cabelo, muito populares entre as moçambicanas.
INFORMAÇÕES
Mercado Municipal de Maputo
Morada: Avenida 25 de Setembro, Maputo