Zaouia Moulay Idriss II - Fez -Marrocos © Viaje Comigo Porta da Zaouia Moulay Idriss II - Fez -Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 16, 2017

A oferenda, Fez, Marrocos

África/ Marrocos [ Fez/ Uma fotografia por dia... ]

Dentro da Medina de Fez, cidade imperial de Marrocos, há inúmeras ruelas – diz-se que serão 9.400 ruas muito estreitas! – e foram vários os locais que descobrimos mas alguns, se tivesse de lá voltar, não saberia como os encontrar. É mais ou menos o caso do sítio desta imagem abaixo… mais ou menos porque sei que fica em frente à Place Nejjarine, junto do Souk com o mesmo nome, mas já não sei como fomos lá ter.

Aqui mesmo em frente está o Museu Nejjarine, uma referência da cidade de Fez, varias lojas de artesanato, e um corredor no souk onde se vendem elementos decorativos dos casamentos marroquinos.

Zaouia Moulay Idriss II  - Fez -Marrocos © Viaje Comigo

Zaouia Moulay Idriss II – Fez -Marrocos © Viaje Comigo

Esta Zaouia (assim se chama o local onde estão tumbas), em Fez, Marrocos, é dedicada ao Santo Moulay Idriss II, fundador da cidade de Fez, pela segunda vez em 810. Cinco séculos depois da sua morte, o seu corpo foi encontrado em excelente estado de conservação, tendo sido construída esta zaouia para albergar o seu túmulo, que se tornou um local de pedidos ao Santo.

É aqui que vão mulheres com dificuldades em engravidar, mas também noivas e noivos, mães e pais a pedir casamento para filhos solteiros, pedir o nascimento de filhos/netos, pedir felicidade no casamento, etc.

A entrada é só permitida a muçulmanos, mas estes noivos e mãe da imagem não se importaram que os fotografasse na sua oferenda ao Santo Moulay Idriss II, cuja tumba está no interior. No exterior, vendem-se as velas e depois depositam-nas lá dentro, sendo que são muitos os casais que também aproveitam para tirar fotografias. Também podem deixar oferendas em dinheiro.

Zaouia Moulay Idriss II  - Fez -Marrocos © Viaje Comigo

Zaouia Moulay Idriss II – Fez -Marrocos © Viaje Comigo

Na praça Nejjarine tem muitas lojas, com o variado artesanato marroquino, e com as “mãos de Fatima” expostas. Também são compradas como amuleto para dar sorte.

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia encontram uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #16 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Entrada Zaouia Moulay Idriss II  - Fez -Marrocos © Viaje Comigo

Entrada Zaouia Moulay Idriss II – Fez -Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo