A Pedaços de Cacau é mais do que uma empresa portuguesa dedicada a chocolates artesanais. A paixão por chocolates foi também a razão de mudança radical de vida de Raquel Lima. Aos 38 anos, esta engenheira florestal, decidiu mudar de vida: apostou na formação como chocolatier e é agora a cara da Pedaços de Cacau, que utiliza cacau “plantado através de práticas sustentáveis”. Já provou?
“A ideia foi surgindo de uma forma muito espontânea. Sempre gostei de brindar os amigos e familiares com presentes originais, criativos, preferencialmente personalizados por mim. Em plena época natalícia, quando estava às avessas a decidir o que iria oferecer, e só queria fugir da azáfama das compras, decidi presentear os amigos com bombons de chocolate feitos por mim”, recorda Raquel Lima.
Para isso, muito pesquisou e leu sobre o chocolate, fazendo a sua própria receita para os ditos bombons. Claro que as primeiras tentativas não ficaram perfeitas, mas isso só fez com que Raquel insistisse ainda mais em aprender tudo sobre o cacau e chocolates.
“O retorno dos amigos foi extremamente positivo e motivador e, desde então, não parei de explorar as possibilidades infinitas do chocolate. Fui aperfeiçoando a técnica, porque o chocolate tem algumas particularidades que, de início, desconhecia, e começaram a surgir encomendas desses mesmos amigos e de pessoas próximas em épocas festivas para oferta”.
Os pedidos eram tantos, que Raquel não teve nem tempo para pensar muito. Era uma nova vocação a chamar por si e foi assim que surgiu a “Pedaços de Cacau”, marca registada desde 2014.
“A prova de que levamos a nossa missão a sério chegou em 2016, quando recebemos, no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais, uma Medalha de Ouro para o bombom de mel e uma Medalha de Prata para o bombom de caramelo. E o nosso bombom de limão foi eleito o Melhor Sabor pelo “Great Taste Awards”, o equivalente à atribuição de uma estrela Michelin dos chocolates em Inglaterra”, explica Raquel Lima.
Atualmente, são reconhecidos como uma Unidade de Produção Artesanal, com o selo PORTUGAL SOU EU, que distingue os produtos portugueses que incorporam valor em Portugal.
“Todos os nossos produtos são confecionados e decorados de forma artesanal, utilizando matéria-prima de alta qualidade, como o chocolate belga, proveniente de cacau plantado através de práticas sustentáveis. Este processo confere um toque de excelência ao produto final, destinado à sensibilidade aprimorada de bons e verdadeiros apreciadores de chocolate”, afirma Raquel Lima.
O cacau vem da África Ocidental, onde é “plantado através de praticas sustentáveis”, sendo transformado na Bélgica, e depois “temperado artesanalmente em Portugal”.
FUSÃO DE SABORES E CHOCOLATES VEGAN
E que sabores são mais criativos? Para Raquel é difícil escolher uns em detrimento de outros, mas ainda assim salienta a criatividade e fusão de sabores nas “tabletes de chocolate negro com 72% de cacau, em que equilibramos o sabor do chocolate negro, que é bastante intenso, com especiarias e ervas aromáticas diferentes”.
“Destacamos a combinação do chocolate negro com a hortelã-pimenta fornecida pelo Cantinho das Aromáticas, a combinação de malagueta e flor de sal e a de gengibre e canela. Nos processos criativos utilizamos, sempre que possível, os produtos nacionais, como são exemplo as amêndoas de Torre de Moncorvo”.
E porque não falar do “chocolate negro com 54% de cacau e o recheio cremoso de limão”, que foi premiado pelo “Great Taste Awards”?
E não esquecendo quem é vegan e vegetariano, a Pedaços de Cacau criou uma linha especial com tabletes vegan, com 72% de cacau e que podem ter diferente sabores, como:
– pimenta-rosa;
– malagueta e flor de sal;
– hortelã-pimenta;
– laranja e noz;
– gengibre e canela;
– e côco e amêndoa.
Atualmente a Pedaços de Cacau, além de estar presente em várias lojas de Portugal, produz os chocolates para eventos, casamentos, lojas gourmet, ofertas de empresas, salões de chá e hotéis.
ONDE COMPRAR?
A lista de alguns sítios que comercializam os nossos chocolates:
VILA NOVA DE GAIA
LEÇA DA PALMEIRA
– Cardamomo Sublime Gourmet
PORTO
– Maria Bôla
– Mais Food
– Cantos da Casa
– Boutique Quinta do Ferro
– Armazém do Caffè S.João
MURTOSA
– Olhar & Paladar
LEIRIA
– Canto dos Sabores
LISBOA
– Spot das Artes – Creative Shop
MAIS INFORMAÇÕES:
– Site da Pedaços de Cacau
– Facebook da Pedaços de Cacau