Curtumes em Fez, Marrocos © Viaje Comigo Curtumes em Fez, Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 18, 2016

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos

África/ Marrocos [ Fez ]

Qual a pergunta que mais me fazem depois de ter estado nas tinturarias de Fez, em Marrocos? “E aquele cheiro impossível? Nem com o raminho de hortelã se aguenta, não é?”. Confesso, eu não senti cheiro intenso nenhum.

Mas, ou tive muita sorte, ou fui num dia em que o cheiro estava menos intenso, ou estava menos calor… não sei. Talvez tenha sido por outra razão qualquer, não achei o cheiro nada de mais e o raminho de hortelã só serviu para estas fotografias.

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos © Viaje Comigo

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos © Viaje Comigo

As tinturarias, além de serem uma atividade económica tipicamente marroquina, são também algo muito turístico e fazem parte da cultura do país, dando emprego a muita gente. A de Chouara (que é esta das imagens) é a maior e mais conhecida das três tinturarias da Medina de Fez.

Para se ter esta perspetiva, de cima, das tinturarias subimos ao telhado de uma loja de tapetes e malas e casacos de pele. É aqui que se consegue perceber a mecânica do processo: o rio passa ali ao lado, para que possam usar a água corrente, e existem vários passos no processo de tratamento e tingimento das peles (maioritariamente de vaca, cabra e carneiro). As cores diferentes serão depois usadas para malas, casacos, tapetes e outros artigos.

Como se processam as peles: primeiro, as peles são lavadas; são esticadas e ficam a secar nos terraços; para as cores fixarem melhor nas peças são usadas fezes de pombo… daí o cheiro por vezes mais intenso.

Depois de limpas, as peles são colocadas noutros tanques, ao lado, onde estão as diversas cores. O que é mais impressionante, neste caso, é que os homens trabalham dentro dos tanques, com parte do corpo mergulhada nas tintas… não é um trabalho nada fácil! Depois disso, as peles ficam a secar nos telhados e terraços.

Lembre-se de todo este trabalho meticuloso da próxima vez que regatear o preço de uma carteira ou de um casaco de pele em Marrocos.

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos © Viaje Comigo

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos © Viaje Comigo

Como fomos com um guia, não nos chatearam muito na loja do terraço – onde tivemos esta vista para as tinturarias – para comprarmos coisas. Mas, o normal é sentir-se quase na obrigação de trazer algo, já que vos deixaram ir até ao terraço onde tem sempre “a melhor vista para as tinturarias”!

Como a maior parte dos turistas quer fazer compras desse género, pode aproveitar e fazê-las aqui.

Loja junto das Tinturarias de Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Loja junto das Tinturarias de Fez – Marrocos © Viaje Comigo

As chamadas tanneries (em francês) existem noutras cidades, como Marraquexe, mas as de Fez são da maiores e mais tradicionais.

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos © Viaje Comigo

Tinturarias e Curtumes de Fez, Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo