Rio’16: 5 símbolos do Património Imaterial da Humanidade no Brasil
A pensar nos milhares (milhões?) de viajantes que vão aos Jogos Olímpicos do Rio’16, no Brasil, são destacadas as tradições classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Sabia que o Brasil tem 38 manifestações culturais imateriais reconhecidas pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)? Entre essas, cinco foram destacadas pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Quais são? Leia aqui!
1. Roda de Capoeira
É uma combinação de dança e luta que teve origem aquando da escravatura.
A capoeira desenvolveu-se enquanto ritual social e de solidariedade entre os escravos.
Acabou por ser uma forma de lidarem com a opressão e com a violência, de se manterem em forma, sem dar nas vistas, e acabou por se traduzir numa manifestação cultural que reúne canto, instrumentos, dança, artes marciais, brincadeiras, símbolos e rituais africanos.
Na roda de capoeira, os mestres transmitem o saber aos participantes. Hoje em dia é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e é praticado em mais de 160 países.

2. Frevo
Este género musical urbano alia a expressão artística, usada no Carnaval do Recife, e surgiu no final do século XIX.
Junta três campos artísticos: musical, coreográfico e poético, muito enraizados na cultura de Pernambuco e que fazem um jogo de braços e pernas e dança frenética.
As competições entre as bandas militares, a alegria manifestada pelos escravos libertados, os capoeiristas, os membros da nova classe operária e os novos espaços urbanos resultaram nesta tradição.

3. Samba de Roda
Quase que se pode dizer que o samba é alma brasileira e o samba de roda uma das mais importantes manifestações culturais.
Com origem no Recôncavo Baiano, tem componente coreográfica, poética e festiva. Foi influente no samba carioca e continua hoje a ser uma das grandes referências do samba nacional.
Está presente em toda a Baía, principalmente no Recôncavo – o rebordo da Baía de Todos os Santos. O samba de roda conta com uma herança africana, mas também com pormenores trazidos pela população portuguesa (como a viola e a pandeireta) e com a própria língua portuguesa, nos elementos que apresenta na vertente poética.

4. Círio de Nazaré
A celebração religiosa de Belém é considerada uma das mais imponentes do mundo. O Círio tem como auge a procissão, na qual participam mais de dois milhões de pessoas.
Foi instituída em 1793, e acontece no segundo domingo de outubro, a procissão que percorre um total de cinco quilómetros, da Catedral da Sé, na Cidade Velha, o berço de Belém, até a Praça do Santuário, no bairro de Nazaré.
Os paraenses consideram esta festa uma demonstração da devoção e solidariedade, e a renovação de laços familiares.

5. Arte Kusiwa
A pintura corporal e arte gráfica dos povos indígenas Wajãpi, com origem no Amapá, mostram a perspetiva do povo relativamente ao modo de conhecer e agir sobre o Universo.
A arte Kusiwa está presente em 48 aldeias, onde residem mais de mil índios e está vinculada à organização social, uso da terra e conhecimento e práticas tradicionais dos Wajãpi: usam composições e padrões Kusiwa nas costas, na cara e nos braços.
A pintura é utilizada todos os dias e, enquanto os adultos se pintam, os jovens observam e aprendem a replicar estas composições de kusiwarã nos seus corpos, seguindo assim de geração em geração.

Fonte de informação: Embratur



17 comentários
Giulia Sampogna
Eu nao tinha ideia nem que existia isso, amei a informacao. Eu amo de paixao uma roda de samba. Quero saber quais sao as outras 33. Muito legal esse artigo.
Itamar Tlo
Muito legal este post! Adorei. Pratiquei Capoeira durante um bom tempo e sou apaixonado por estas manifestações culturais! Nosso país é muito rico culturalmente, vale a pena valorizar nossa cultura!
Francine Agnoletto
Que interessante. Fazia a menor ideia disso. Merecidíssimo porque representammuito bem a nossa cultura. Abraços
Liliane Inglez
Susana, adorei seu texto! Eu nem sabia que existia este "patrimônio imaterial". Mas eu posso dizer que é inexplicável estar em uma apresentação de frevo em Olinda, ou curtir uma roda de capoeira! São pequenas coisas que nos fazem sentir orgulho de nosso país! Ah… e a capoeira também deu o ar da graça na cerimônia de abertura, ontem, você viu?
Luis Seco
Toda a cultura do Brasil, a influenciada pelos portugueses e restantes europeus e a dos nativos, é extremamente interessante. E saber que um povo valoriza as suas tradições até aos dias de hoje é fantástico.
Apure Guria
que post lindo <3 consegui relacionar todos com a abertura das olimpíadas!
Viaje Comigo
Vi sim é sempre admirei como ela surgiu e se manteve como desporto. É incrível! Obrigada Liliane!
Viaje Comigo
Exato! Foi por isso mesmo que me lembrei de publicar essa informação! Beijo!
Viaje Comigo
Sempre achei o máximo a capoeira… até gostava de aprender. Quem sabe um dia!
Viaje Comigo
É uma descoberta muito boa, mas principalmente saber que mesmo com as transformações da sociedade não se perdem estas raízes!
Viaje Comigo
Verdade! É importante valorizar isso!
Viaje Comigo
Obrigada Giulia! Vou tentar saber o resto da informação
Anabela Couto
Adorei o artigo. Curioso e muito pertinente. Estou a seguir atentamente os Jogos Olímpicos e agora entendo melhor muitos dos símbolos utilizados… ;-) Obrigada por partilhar todos estes dados. Chegaram no momento perfeito!
Viaje Comigo
Obrigada Anabela! Foi essa mesma a ideia :D Obrigada pelo comentário. Boas viagens!
Camila Lisboa
Parte importantíssima da cultura do Brasil <3 Adorei os detalhes e admito que não tinha nem IDEIA sobre a arte Kusiwa! Ótimo post!
Tempo de Viajar
Muito interessante e educativo! O Brasil é um país maravilhoso, com culturas e tradições muito curiosas. Deviamos organozar um intercambio com os blooger de lá :)
Diana Guerra
Esta deve ser uma altura fantástica para estar no Rio!!