Livraria (Boekhandel) Jimmink - Amesterdão © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 9, 2016

A livraria onde o pai Otto comprou o diário para a filha… Anne Frank, em Amesterdão

Europa/ Holanda [ Amesterdão ]

A história de Anne Frank faz parte da história de Amesterdão e da Humanidade. A casa (o anexo) onde se escondeu dos nazis, durante a Segunda Guerra Mundial, é um dos locais mais visitados da capital holandesa (e que conta sempre com inúmeras filas).

Mas, a sua verdadeira casa, onde vivia com a sua família, fica fora dos circuitos turísticos, junto da praça Merwedeplein, no bairro Rivierenbuurt.
E é aqui que fica também a livraria onde Otto Frank, o pai de Anne, comprou o famoso diário (aos quadrados brancos e vermelhos) onde a jovem escreveu sobre os seus dias escondida no anexo, no número 263, no canal Prinsengracht, em Amesterdão.

E é mesmo verdade! A livraria Jimmink continua a existir e graças ao Blog do Ducs Amsterdam consegui ir lá visitar e ver algo totalmente fora dos roteiros turísticos. A livraria não faz grande marketing com isso, mas é verdade que tem muito material sobre Anne Frank.

Livraria (Boekhandel) Jimmink - Amesterdão © Viaje Comigo

Livraria (Boekhandel) Jimmink – Amesterdão © Viaje Comigo

COMO CHEGAR?

Para lá chegar só precisa apanhar o tram 4, na Centraal Station por exemplo, e sair na paragem Waalstraat.

Mal saia do tram atravessa a rua em direção à loja de toldos amarelos. A Boekhandel Jimmink tem um aspeto antigo, com centenas (milhares!) de livros (novos e velhos) encavalitados uns nos outros – quase tudo em holandês, claro.

Livros de Anne Frank na Livraria Boekhandel Jimmink - Amesterdão © Viaje Comigo

Livros de Anne Frank na Boekhandel Jimmink – Amesterdão © Viaje Comigo

Foi aqui que o pai de Anne, Otto Frank, em 1942, comprou o famoso diário onde a adolescente Anne escreveu as suas memórias enquanto escondida na Grande Guerra. Foi o presente de aniversário pelos 13 anos de Anne.

Depois de passar na livraria pode seguir, pelo passeio, em direção à praça verde e ajardinada. Antes de atravessar para o jardim-praça vire à direita. Era neste correr de habitações que morava a família de Anne e, frente ao local onde era a sua casa (no segundo andar do número 37), lá estão os nomes e datas de quando foram levados para Auswitz (olhos no chão para ver as placas douradas). Apenas Otto Frank sobreviveu.
Atenção: a casa não está aberta para visitas!

Leia mais sobre a casa verdadeira de Anne Frank, aqui no Viaje Comigo.

Depois da passagem na frente do prédio atravesse até ao centro da praça Merwedeplein onde está uma estátua de Anne Frank, que a mostra a carregar as malas quando saiu de sua casa. Na história real, Anne e a família saíram de casa vestidos com várias camadas de roupa, para que não os vissem a levar malas.

Os habitantes costumam deixar flores junto da estátua, em jeito de homenagem, se quiser também o pode fazer.

Estátua de Anne Frank, Amesterdão © Viaje Comigo

Estátua de Anne Frank, Amesterdão © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES
(Livraria) Boekhandel Jimmink
Morada: Rooseveltlaan, 62, Amsterdão
Site
Facebook

A HISTÓRIA DE ANNE FRANK

Durante a Segunda Guerra Mundial, na ocupação nazi, muito judeus tiveram de se esconder para escaparem aos campos de trabalho (concentração). A família de Anne esteve escondida num anexo que pertencia à empresa do pai, Otto Frank, durante dois anos. Com eles estiveram mais 4 pessoas até 1944. Após terem sido denunciados, todos foram deportados e apenas Otto sobreviveu.

Quando descobriram o seu diário e decidiram publicar, Anne transformou-se numa voz de denúncia do que muitos judeus tinham passado durante a II Guerra Mundial e principalmente a destruição da juventude durante a guerra. O seu livro foi transformado em filme (1959), que venceu três Óscares.

Mais informações sobre a história de Anne Frank aqui.

Na esquina daquele prédio está a Livraria (Boekhandel) Jimmink - Amesterdão © Viaje Comigo

Na esquina daquele prédio está a Livraria (Boekhandel) Jimmink – Amesterdão © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo