Tie Fighter, nave da saga Star Wars - Comic Con
Publicado em Dezembro 1, 2015

Programa da Comic Con Portugal, de 4 a 6 dezembro 2015

Notícias [ Comic Con Portugal ]

A Comic Con Portugal está de volta à Exponor, em Matosinhos,  – dias 4, 5 e 6 de dezembro-  e traz o melhor da cultura pop mundial, tal como no ano passado, mas acrescenta algumas novidades.

O mote deste ano é “Be whatever you want”, que vai de encontro ao mundo de fantasia, arte e ficção científica que caracteriza este evento tão sui generis. O foco do evento passa por temáticas como: Televisão, Cinema, Anime, Manga, Banda Desenhada, Videojogos e Cosplay.

DeLorean, carro do filme "Regresso ao Futuro" - Comic Con

DeLorean, carro do filme “Regresso ao Futuro” – Comic Con

E, perguntam vocês, quais são as novidades deste ano?!

O espaço físico vai sofrer alterações: a área de exposição coberta aumenta para 45 mil m2 e o auditório A ganha capacidade para cerca de 2500 pessoas. Também a área de alimentação e de videojogos é maior este ano.

As outras novidades passam pela criação de uma nova área: a de literatura.
Este espaço receberá autores do Fantástico, de forma a promover a interação com os fãs do género.
Outra inovação é a “Memorabilia”, uma secção dedicada a antigos êxitos televisivos e cinematográficos. O painel de convidados de 2015 visa o filme “American Pie”.

Tara Reid, Comic Con

Tara Reid, Comic Con

Além disso, não faltarão adereços de séries e de filmes icónicos, como o DeLorean, o carro do “Regresso ao Futuro”; Tie Fighter X4, a nave espacial de Star Wars e o capacete temático do novo filme, da mesma saga, mas num tamanho colossal.

Outras atrações decorrem neste espaço como concursos de Cosplay, o “Armazém Assombrado” (um circuito no qual os visitantes se deparam com situações assustadoras), painéis com convidados, tertúlias sobre Banda Desenhada, sessões de autógrafos, e muitas outras atividades.

Tie Fighter, nave da saga Star Wars - Comic Con

Tie Fighter, nave da saga Star Wars – Comic Con

INFORMAÇÕES
Dia 04/12: abertura às 12h30, encerramento às 22h00
Dia 05/12: abertura às 10h00, encerramento às 22h00
Dia 06/12: abertura às 10h00, encerramento às 22h00

PROGRAMAÇÃO:

Cinema e TV

John Noble (Senhor dos Anéis, Fringe, Sleepy Hollow e Elementary), dias 5 e 6 de dezembro

TeenWolf: Painel sobre a série com presenças dos atores Linden Ashby (SheriffStilinski), Susan Walters (Natalie Martin) e Holland Roden (Lydia Martin). Na sessão de autógrafos estará também presente o ator Ryan Kelly.

Mark Osborne (realizador do filme “O Principezinho” e “KungFu Panda”). Presença também de Bob Persichetti, head of story do filme. Presentes dia 5 de dezembro.

Nathalie Emmanuel (Game of Thrones, Velocidade Furiosa 7 e Maze Runner: The Scorch Trials), dia 4 de dezembro.

Nathalie Emmanuel, Comic Con

Nathalie Emmanuel, Comic Con

Once Upon a Time: painel da série “Era Uma Vez”, com a presença dos atores Sinqua Walls (Lancelot) e Joana Metrass (Guinevere), dia 6 de dezembro

Anacleto: Agente Secreto – Painel do filme com a presença do realizador Javier Ruiz Caldera, dia 4 de dezembro.

Os Descendentes (Disney): painel do filme com a presença do ator Cameron Boyce e das vozes portuguesas de André Raimundo e Catarina Afonso, dia 5 de dezembro.

A Viagem de Arlo (Disney): painel do novo filme com a presença das vozes portuguesas Maria Camões e Diogo Amaral e do diretor de dobragem, Rui Paulo, dia 6 dezembro.

O Amor é lindo… porque sim!: painel do filme, com presença de Maria Rueff, Vicente Alves do Ó e Patrícia Vasconcelos, dia 4 de dezembro.

O Leão da Estrela: painel do filme com a presença do realizador Leonel Vieira e do ator Tiago Santos, dia 6 de dezembro.

12 Macacos: antestreia exclusiva da série, por parte do Canal MOV, dia 5 de dezembro.

Remember American Pie: painel do filme, com a presença das atrizes Shannon Elizabeth (Nadia), Tara Reid (Vicky) e Joe Reitman, o correspondente da Comic Con Portugal (que também entrou no filme), dia 6 de dezembro.

Lloyd Kaufman: co-fundador do Troma Entertainment, o mais antigo estúdio de cinema independente da América do Norte, presente dia 6 de dezembro.

Banda Desenhada

Brian Azzarello: vencedor do Prémio Eisner em 2011, argumentista de renome com forte parceria com a DC Comics. Dias 5 e 6 de dezembro.

Brian Azzarello, Comic Con

Brian Azzarello, Comic Con

Eduardo Risso: colaborador regular da Dark Horse Comics e da DC Comics e vencedor do Prémio Eisner pelo seu trabalho conjunto com Brian Azzarello. Dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Juan Diaz Canales: argumentista e realizador de filmes de animação e lançou com Ruben Pellejro, o novo percurso do famoso Corto Maltese. Dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Ruben Pellejero: a sua parceria com Juan Diaz Canales traçou o novo percurso da BD Corto Maltese. Dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Ruben Pellejero, Comic Con

Ruben Pellejero, Comic Con

Tsuneo Sanda: ilustrador e desenhador, famoso pelos seus trabalhos para a saga Star Wars, assumindo-se como artista oficial da Lucas film e Disney. Dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Miguelanxo Prado: autor, escritor e ilustrador bastante galardoado. Dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Juan Cavia: ilustrador do cartaz oficial da Comic Con Portugal 2015. Presente nos três dias do evento.

Peter Snejberg: duradoura colaboração com a DC Comics/Vertigo e trabalha atualmente para a Cross Cult. Presente nos três dias do evento.

Carlos Pacheco: desenhista para a Marvel e para a DC em trabalhos como como X-Men, Avengers Forever, Superman e Batman. Presente nos três dias do evento.

Miguel Montenegro: primeiro autor português com trabalhos publicados pela Marvel Comics Entertainment e atualmente escreve e desenha o livro da tira humorística Psicopatos, Presente dia 4, 5 e 6 de dezembro.

Daniel Henriques: já trabalhou com vários títulos na Marvel Comics e colaborou com artistas da DC Comics.

Filipe Melo: pianista, realizador de cinema e co-autor do famoso Dog Mendonça & Pizzaboy, publicado pela Dark Horse Comics. Presente no todos os dias.

José Domingo: autor e ilustrador, reconhecido pelo seu trabalho em “Aventuras de un Oficinista japonês”. Presente dias 4, 5 e 6 de dezembro.

André Oliveira: destacou-se com a obra VOLTA, juntamente com André Caetano. Presente nos três dias.

Javier Pulido: os seus trabalhos mais conhecidos são Robin, ano um, Catwoman, Human Target, The Amazing Spiderman e Hulka. Presente nos 3 dias.

Duarte Neves: criador da série A. Lusitanicus, vai apresentar o livro “Viriato e as Guerras de Fogo – Ophiussa”.

André Caetano: ilustrador em inúmeras editoras como a Polvo, Porto Editora, etc, e destaca-se a sua obra VOLTA.

EUROMANGA: painel de autores europeus de manga (género de banda desenhada nipónica).

Holland Roden, Comic Con

Holland Roden, Comic Con

Literatura

Samantha Shannon: promissora escritora do fantástico, conhecida pela obra The Bone Season que lhe valeu o prémio de Livro do Ano pelo Daily Mail, Stylist e Huffington Post.

David Durham: escritor aclamado pelo New York Times e Publishers Weekly pela sua obra Acacia.

Filme e Vídeo

Presença de inúmeros Youtubers, apresentação de curtas, filmes portugueses e antestreia mundial da série The Magicians

Gaming

Presença de grandes marcas como ASUS, Nintendo, Xbox, Warner. Participação também da maior comunidade portuguesa do jogo da Riot, a League of Legends Portugal (Liga Portuguesa).

Texto: Rafaela Santiago

Joana Metrass, Comic Con

Joana Metrass, Comic Con

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo